PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAO COMPONENTES DA COMUNICAO

  • Slides: 10
Download presentation
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO

PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO

COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO Definição. A Comunicação é a transmissão de idéias. 1. “Emissor. É

COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO Definição. A Comunicação é a transmissão de idéias. 1. “Emissor. É o transmissor ou fonte primária da mensagem comunicada. É quem escolhe o conteúdo da mensagem. ” 2. “Mensagem. É o conteúdo da comunicação.

COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO 3. Código. É a organização da mensagem através de símbolos que

COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO 3. Código. É a organização da mensagem através de símbolos que transmitem significados. 4. Canal. Veículo: é o componente físico utilizado pelo emissor para levar a mensagem do emissor ao receptor. 5. Receptor. Destinatário: é quem recebe a mensagem. Ele decodifica a mensagem.

LINGUAGEM NÃO VERBAL 1. Gestos. italianismos. 2. Espaço Psicológico. espaço interpessoal. posição onde senta

LINGUAGEM NÃO VERBAL 1. Gestos. italianismos. 2. Espaço Psicológico. espaço interpessoal. posição onde senta na escola. local de poder. 3. Aparência. procedência. credibilidade.

LINGUAGEM NÃO VERBAL 4. Expressões faciais. “ – está tudo bem” / a expressão

LINGUAGEM NÃO VERBAL 4. Expressões faciais. “ – está tudo bem” / a expressão facial não confirma (sorriso amarelo). 5. Tom de voz. Conflitos: na maioria das vezes, não o que se fala, mas como se fala. 6. Olhar. Tímido: para baixo. Metido: Olhar de cima para baixo.

FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS Definição. “Feedback é um processo de ajuda para mudança de

FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS Definição. “Feedback é um processo de ajuda para mudança de comportamento; é a comunicação de uma pessoa ou grupo no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. ” Desempenho. “Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e assim alcançar seus objetivos. ”

FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 1. “Descritivo ao invés de Avaliativo. ” 2. “Específico ao

FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 1. “Descritivo ao invés de Avaliativo. ” 2. “Específico ao invés de Geral. ” Indicar um comportamento numa situação específica! 3. “Compatível com as necessidades (motivações) de ambos, comuni cadore receptor. ” Pode-se ser altamente destrutivo se levar em conta apenas as necessidades do comunicador.

FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4. “Dirigido para comportamentos que o receptor possa mudar. ”

FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4. “Dirigido para comportamentos que o receptor possa mudar. ” Senão irá aumentar a frustração. 5. “Solicitado ao invés de imposto. ” Será mais útil quando o receptor tiver perguntado. 6. “Oportuno. ” O feedback é, em geral, mais eficiente quando mais próximo do comportamento em foco, considerando a predisposição do receptor, clima emocional, dentre outros.

FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 7. Verificado. Solicitar ao receptor para que repita o feedback

FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 7. Verificado. Solicitar ao receptor para que repita o feedback no intuido de verificar se ele entendeu o que o comunicador quis dizer.

JANELA JOHARI CONHECIDO PELO EU NÃO CONHECIDO PELO EU CONHECIDO PELOS OUTROS EU ABERTO

JANELA JOHARI CONHECIDO PELO EU NÃO CONHECIDO PELO EU CONHECIDO PELOS OUTROS EU ABERTO EU CEGO NÃO CONHECIDO PELOS OUTROS EU SECRETO EU MISTERIOSO