Pessoa conceito 480 d C Roma Filsofo Ancio

  • Slides: 12
Download presentation
Pessoa- conceito

Pessoa- conceito

480 d. C. , Roma Filósofo Anício Mânlio Torquato Severino Boécio “Pessoa é a

480 d. C. , Roma Filósofo Anício Mânlio Torquato Severino Boécio “Pessoa é a substância individual de natureza racional”

 Individualidade: cada pessoa é um ser singular. Único. Cada pessoa é irrepetível Substancial:

Individualidade: cada pessoa é um ser singular. Único. Cada pessoa é irrepetível Substancial: identidade própria ou personalidade com traços que o identificam e distinguem dos outros Racionalidade: inteligência abstrata, capacidade de reflexão.

Racionalidade Consciência de si: estado no qual o sujeito se conhece enquanto tal, e

Racionalidade Consciência de si: estado no qual o sujeito se conhece enquanto tal, e se distingue dos objetos que o rodeiam Autonomia: cada pessoa é um ser livre e responsável, capaz de criar as suas metas e integrar na sua vida

Etimologia O termo “pessoa” derivou mais diretamente da palavra latina “personae”, de que resultou,

Etimologia O termo “pessoa” derivou mais diretamente da palavra latina “personae”, de que resultou, por sua vez, de “persona”. “per” (por, através de) + “sono” (som) per sonare significava “soar através de”

Na Grécia antiga designava a máscara usada pelos atores e o seu personagem

Na Grécia antiga designava a máscara usada pelos atores e o seu personagem

 Pessoa = máscara Pessoa = imagem que um indivíduo apresenta em público Pessoa=

Pessoa = máscara Pessoa = imagem que um indivíduo apresenta em público Pessoa= personagem que o ator representa Pessoa = papel representado pelo ator associado a esse personagem

 A pessoa tem características próprias que lhe permitem participar na vida social, encarnando

A pessoa tem características próprias que lhe permitem participar na vida social, encarnando (interpretando) várias personagens e representando os papéis a elas associados, impostos pelos grupos de que faz parte.

 Com o tempo vamos aprendendo este jogo social, os nossos papéis, movimentando de

Com o tempo vamos aprendendo este jogo social, os nossos papéis, movimentando de forma adequada as máscaras, antecipando reações às nossas ações e aprendendo a identificar o que os outros esperam de nós.

 Quando desempenhamos bem o papel dos nossos personagens, vestindo a máscara adequada às

Quando desempenhamos bem o papel dos nossos personagens, vestindo a máscara adequada às expectativas e conveniências sociais associadas àquele personagem somos aplaudidos e recompensados. Quando as máscaras não permitem desempenhar o papel na sua plenitude, podem surgir problemas para os indivíduos (sanções).