Mobilidade da Populao A mobilidade da populao em

  • Slides: 22
Download presentation

Mobilidade da População A mobilidade da população é em parte, resultado da satisfação das

Mobilidade da População A mobilidade da população é em parte, resultado da satisfação das várias necessidades do homem. Na medida em que este tende a abandonar, por esta ou aquela razão, áreas que lhe são menos favoráveis e a fixar-se noutras que lhe proporcionem melhores perspectivas de vida, à mobilidade da população dá-se o nome de migração. Trata-se de uma deslocação que implica um mudança defenitiva ou temporária.

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se têm por base várias causas. Causas Naturais A ocorrência de catástrofes naturais como a seca, sismos, erupções vulcânicas, inundações, e outras levam ao abandono de determinadas áreas

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se têm por base várias causas. Causas Políticas As guerras, a privação da liberdade e a existência de regimes políticos repressivos provocam migrações para áreas onde a democracia e a liberdade sejam respeitadas. Como por exemplo, o conflito bélico na Coreia do Norte originou a deslocação de muitos coreanos.

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se têm por base várias causas. Causas Económicas A razão económica é das principais motivações que levam a população a migrar. A existência de baixos salários e o elevado desemprego estão na base da deslocação na procura de melhores condições de vida.

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se têm por base várias causas. Causas Religiosas Há áreas onde a perseguição religiosa é uma realidade, provocando grandes movimentos migratórios. A movimentação do povo judeu, devido às perseguições de que foram alvo durante a II Guerra Mundial, constitui um dos melhores exemplos.

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se têm por base várias causas. Causas Étnicas As rivalidades étnicas são outra das causas do movimento de populações, sobretudo nas minorias ou das comunidades mais fracas, pois são frequentemente expulsas dos locais onde habitam. Como por exemplo, deste tipo de situação temos as perseguições movidas durante o recente conflito na ex-Jugoslávia.

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se têm por base várias causas. Causas Sócio Económicas Dentro das causas sócio-culturais podemos identificar diversas razões. Entre as diversas razões salientam-se as de motivo turístico e cultural. Para passear e conhecer novos locais as pessoas durante determinado período de tempo deslocam-se. A procura da valorização pessoal e de maior instrução também são motivos que levam as pessoas a sair do seu País

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Quadro Resumo

O que leva as pessoas as deslocar-se (Causas Migrações) Quadro Resumo

Tipos de migrações Os movimentos da população não têm todos as mesmas características, pelo

Tipos de migrações Os movimentos da população não têm todos as mesmas características, pelo que podemos considerar diferentes tipos de migrações em função do espaço, do tempo, da forma e em relação à lei. km

Tipos de migrações

Tipos de migrações

Tipos de migrações Quanto ao espaço podem ser migrações internas ou migrações externas. As

Tipos de migrações Quanto ao espaço podem ser migrações internas ou migrações externas. As migrações internas são as que se realizam de umas regiões para outras dentro do mesmo país.

Tipos de migrações Quando as diferenças no desenvolvimento económico e social são acentuadas, as

Tipos de migrações Quando as diferenças no desenvolvimento económico e social são acentuadas, as populações deslocam-se das áreas menos favorecidas, sobretudo das áreas rurais, para as áreas que oferecem melhores condições de vida, principalmente as grandes cidades. Esta migração interna chama-se êxodo rural.

Tipos de migrações Atualmente, nos países desenvolvidos verifica-se um movimento contrário (êxodo urbano), que

Tipos de migrações Atualmente, nos países desenvolvidos verifica-se um movimento contrário (êxodo urbano), que resulta do cansaço provocado pela agitação citadina. Normalmente, este tipo de migrações têm um caráter definitivo (migração definitiva).

Tipos de migrações Existe outro tipo de migração interna que quanto ao tempo de

Tipos de migrações Existe outro tipo de migração interna que quanto ao tempo de duração é temporária, temporária ou seja, as deslocações que as pessoas realizam diariamente de casa para o trabalho de manhã e à noite o percurso inverso. Estas migrações designamos de movimentos pendulares.

Tipos de migrações Às migrações temporárias que se verificam em certas épocas do ano,

Tipos de migrações Às migrações temporárias que se verificam em certas épocas do ano, para a realização de determinadas tarefas, dá-se o nome de migrações sazonais. Por exemplo, para a França e Espanha emigram temporariamente, todos os anos, milhares de portugueses que ali se ocupam de trabalhos agrícolas (vindimas, colheita do tomate e de morangos). Também para as áreas balneares de diversos países convergem, no verão, centenas de milhares de trabalhadores que ali se ocupam no comércio e na indústria hoteleira.

Tipos de migrações As migrações externas são as que se processam de um país

Tipos de migrações As migrações externas são as que se processam de um país para outro. Podem ser intracontinentais, se os movimentos se realizam no interior do mesmo continente, ou intercontinentais, no caso de se processarem de um continente para outro km

Tipos de migrações Nas migrações externas ou internacionais, deve-se fazer a distinção entre emigração

Tipos de migrações Nas migrações externas ou internacionais, deve-se fazer a distinção entre emigração e imigração. As migrações tomam o nome emigrações para os países de partida e de imigrações para os países de acolhimento. Logo, os indivíduos envolvidos nos movimentos migratórios são emigrantes para os países de origem e imigrantes para os países de receção.

Crescimento Efetivo O Crescimento Efetivo permite saber a variação populacional observada durante um determinado

Crescimento Efetivo O Crescimento Efetivo permite saber a variação populacional observada durante um determinado período, normalmente 1 ano. CE = Crescimento Natural + Saldo Migratório Ou CE = (Natalidade-Mortalidade) + (Imigração-Emigração) Crescimento Efetivo = N-M + I-E

Saldo Migratório O saldo migratório permite saber quantas pessoas entram e saem de um

Saldo Migratório O saldo migratório permite saber quantas pessoas entram e saem de um país. SM = I – E Saldo Migratório = Imigrantes – Emigrantes O saldo migratório pode ser: - Positivo, quando a imigração é maior que a emigração (I > E); - Nulo, quando a imigração é igual à emigração (I = E); - Negativo, quando a imigração é menor que a emigração (I < E).

Consequências das migrações Áreas de Partida üDiminuição da população üDiminuição da taxa de natalidade

Consequências das migrações Áreas de Partida üDiminuição da população üDiminuição da taxa de natalidade devido à escassez de população jovem e adultos üEnvelhecimento da população üOcorrência de classes ocas em determinados níveis etários üDiminuição da população ativa üEntrada de divisas (moeda estrangeira) enviadas pelos emigrantes e de novos hábitos cultural.

Consequências das migrações Áreas de Chegada üAumento da população devido à entrada de imigrantes

Consequências das migrações Áreas de Chegada üAumento da população devido à entrada de imigrantes üAumento da taxa de natalidade consequência do elevado número de jovens e adultos üRejuvenescimento da população üAumento da população ativa üPossível aparecimento de bairros degradados üDificuldades de aceitação de novas culturas, línguas e costumes