GOLPE CIVILMILITAR DE 1964 ANTECEDENTES 9 ANO ANTECEDENTES

  • Slides: 7
Download presentation
GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 – ANTECEDENTES - 9º ANO -

GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 – ANTECEDENTES - 9º ANO -

ANTECEDENTES O Golpe de 1964 foi resultado direto da crise política que atingiu o

ANTECEDENTES O Golpe de 1964 foi resultado direto da crise política que atingiu o Brasil a partir de 1961, principalmente durante o governo de João Goulart. No entanto, é importante pontuar que já havia um golpismo pairando os quadros políticos do Brasil, conforme demonstrado durante os governos de Getúlio Vargas e em um período anterior ao governo de JK. A crise política no governo de João Goulart iniciou-se pouco antes de sua posse. O político gaúcho teve de enfrentar uma forte oposição à sua nomeação como presidente, que aconteceu depois da renúncia de Jânio Quadros. Assim, surgiu uma crise política que deu início à campanha da legalidade, deixando o país sob a ameaça de uma guerra civil. A solução encontrada foi permitir a posse de João Goulart sob um regime parlamentarista, que limitava os poderes políticos do presidente. Esse período estendeu-se de setembro de 1961 a janeiro de 1963 e foi substituído pelo presidencialismo, sistema escolhido pela população em plebiscito. O governo de João Goulart foi caracterizado por uma forte radicalização ideológica do país que culminou em uma conspiração golpista organizada por grupos conservadores, dando início ao Regime Militar. https: //aventurasnahistoria. uol. com. br/noticias/reportagem/historialeonel-brizola-criou-campanha-da-legalidade-para-barrar-o-primeiro-golpecontra-jango. phtml

Quando Jango assumiu, seus dois grandes desafios foram controlar a inflação e pagar a

Quando Jango assumiu, seus dois grandes desafios foram controlar a inflação e pagar a dívida externa. O governo de João Goulart ficou conhecido por organizar um projeto de reformas estruturais chamado Reformas de Base. Esse plano visava a organizar reformas em diversos aspectos, incluindo áreas cruciais, como agrária, educacional, bancária, urbana, etc. Entre as pautas reformistas defendidas nas Reformas de Base, o projeto que mais gerou debates foi a reforma agrária. https: //averdade. org. br/2015/01/reformas-de-base-o-golpe-de-1964 e-o-anticomunismo/ A INTERFERÊNCIA AMERICANA NA POLÍTICA BRASILEIRA O papel dos Estados Unidos no golpe de 1964 é outro ponto extremamente importante. O grande interesse americano era desestabilizar o governo de João Goulart – enxergado como extremamente esquerdista. O envolvimento dos Estados Unidos na política brasileira aconteceu por meio do financiamento clandestino de grupos que atuavam na desestabilização do governo de Jango. Além disso, os americanos financiavam também campanhas eleitorais de políticos conservadores, com o objetivo de que barrassem os projetos de Jango é recebido nos Estados Unidos pelo presidente John Kennedy, que já discutia uma intervenção militar no Brasil Arquivo Nacional

O “PRÉ GOLPE” O enfraquecimento das bases de apoio a Jango levou-o a reforçar

O “PRÉ GOLPE” O enfraquecimento das bases de apoio a Jango levou-o a reforçar seu compromisso com o reformismo e com as esquerdas. No comício da Central do Brasil, em 13 de março de 1964, Jango discursou a favor das Reformas de Base e assumiu o compromisso de realizá-las a todo custo. Esse posicionamento foi enxergado como a guinada definitiva do governo à esquerda. A resposta conservadora veio de forma imediata por meio da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que aconteceu em São Paulo e mobilizou milhares de pessoas. O golpe em si foi iniciado em 31 de março de 1964 com uma rebelião liderada por Olímpio Mourão Filho, que liderava a 4ª Região Militar em Juiz de Fora. Os acontecimentos dias seguintes levaram o presidente do Senado a convocar uma reunião extraordinária no dia 2 de abril de 1964. Nessa reunião, Auro de Moura decretou vaga à presidência do país, fato que consolidou, politicamente, o golpe no país. Além de Auro de Moura, o Golpe Militar contou com o apoio de nomes como Carlos Lacerda, Magalhães Pinto, Ademar de Barros.

AGORA RESPONDA: 1 - O que eram as Reformas de Base do governo João

AGORA RESPONDA: 1 - O que eram as Reformas de Base do governo João Goulart? a) Reformas que ampliavam o mercado financeiro b) Reformas no setor de construção civil c) Reformas que visavam a melhor distribuição de recursos e renda para um crescimento mais igualitário d) Reformas na base dos ministérios em Brasília 2 – o que foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade? a) A marcha dos militares para tomar o poder em Brasília b) Um movimento civil-militar que pedia a retirada de João Goulart da presidência c) Um movimento unicamente militar que pedia a saída de João Goulart do governo d) Uma movimento que participavam unicamente padres e pastores e pediam a liberdade de presos políticos.

3 – Qual era a visão do Governo dos Estados Unidos acerca do presidente

3 – Qual era a visão do Governo dos Estados Unidos acerca do presidente João Goulart? a) Um democrata comedido b) Um extremista de direita b) Um extremista de esquerda d) Um governo ligado às lideranças indígenas do Amapá 4 – A Campanha pela legalidade leva o presidente João Goulart a assumir a presidência sob qual regime? a) Presidencialista b) Monarquista c) Socialista d) Parlamentarista 5 - “Organizadas em oposição a João Goulart, as Marchas da Família se transformaram em forte apoio ao governo militar, reunindo uma massa de civis, nas capitais e interior do país. ” (REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL. Ano 1, n. 8, fev. /mar. de 2006. p. 60. ) Relacionando o fragmento acima ao golpe militar no Brasil, é correto afirmar: a) As torturas e as perseguições políticas são matérias para ficção, pois o Brasil sempre foi um país estável politicamente. b) Havia receio dos setores mais progressistas do Brasil de que os norte-americanos invadissem o país. c) O medo, em relação ao comunismo, não existia no meio social, posto que o país, em especial suas elites, sempre foi simpático às ideias comunistas. d) Por ocasião do golpe houve um movimento civil conservador, inicialmente organizado em oposição ao governo do presidente trabalhista João Goulart, manifestado nas Marchas da Família com Deus pela Liberdade.

Gabarito 1 – LETRA C 2 – LETRA C 3 – LETRA B 4

Gabarito 1 – LETRA C 2 – LETRA C 3 – LETRA B 4 - LETRA D 5 - LETRA D