AULA 13 FRENTE A REGNCIA III Pronome Relativo

  • Slides: 17
Download presentation
AULA 13 – FRENTE A REGÊNCIA III

AULA 13 – FRENTE A REGÊNCIA III

Pronome Relativo – conectivo que liga duas orações, retomando o sentido do seu termo

Pronome Relativo – conectivo que liga duas orações, retomando o sentido do seu termo antecedente e iniciando uma Oração Subordinada Adjetiva. Ex. : Ele comprou um carro. O carro só dava defeito. Ele comprou um carro que só dava defeito. São pronomes relativos: quem o qual, a qual, os quais, as quais onde cujo, cuja, cujos, cujas quanto

 que – mais utilizado, polivalente, curinga, pode ser trocado por outro pronome relativo.

que – mais utilizado, polivalente, curinga, pode ser trocado por outro pronome relativo. Ex. : Torcia para um time que só lhe dava tristezas. Torcia para um time o qual só lhe dava tristezas. Torcia para um time. O time só lhe dava tristezas. que – sujeito - Conquista do paraíso é uma canção. Eu admiro muito essa canção (ela). OD Conquista do paraíso é uma canção que/a qual eu admiro muito. - Conquista do paraíso é uma canção. Eu gosto muito dessa canção (de ela). OI Conquista do paraíso é uma canção de que/de a qual-da qual eu gosto muito. - Conquista do paraíso é uma canção. Eu me identifico com essa canção (com ela). OI Conquista do paraíso é uma canção com que/com a qual eu me identifico.

 quem – substitui sempre um nome referente a um ser humano. Sempre será

quem – substitui sempre um nome referente a um ser humano. Sempre será precedido de preposição, quando for complemento verbal, mesmo em Objeto Direto (Objeto Direto Preposicionado) Ex. : Foi ele quem me falou sobre você. A moça estuda na minha sala. Eu vi a moça ontem no shopping. A moça que eu vi ontem no shopping estuda na minha sala. A moça a qual eu vi ontem no shopping estuda na minha sala. A moça a quem eu vi ontem no shopping estuda na minha sala.

 onde – o termo antecedente referido é sempre um lugar físico. Adjunto Adverbial

onde – o termo antecedente referido é sempre um lugar físico. Adjunto Adverbial de Lugar (em que lugar/onde) Ex. : Eu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade. Eu conheço a cidade onde/em que/na qual sua sobrinha mora. - Eu conheço a cidade. Sua sobrinha veio da cidade. Eu conheço a cidade de onde/de que/da qual sua sobrinha veio. - Eu conheço a cidade. Sua sobrinha vai para a cidade. Eu conheço a cidade para onde/para a qual sua sobrinha vai. - Eu conheço a cidade. Sua sobrinha vai à cidade. Eu conheço a cidade aonde/à qual/a que sua sobrinha vai.

 cujo, cuja, cujos, cujas – estabelecem uma relação de posse entre o termo

cujo, cuja, cujos, cujas – estabelecem uma relação de posse entre o termo antecedente e o seguinte. O termo antecedente é possuidor e o termo seguinte é a “coisa” possuída. X cujo, cuja, cujos, cujas Y possuidor possuído Ex. : Ele é o escritor do livro. Eu li o livro recentemente. OD Ele é o escritor cujo livro eu li recentemente. - As pessoas estão presas. Acreditei nas palavras dessas pessoas. OI As pessoas em cujas palavras acreditei estão presas. - As pessoas estão presas. Duvidei das palavras dessas pessoas. OI As pessoas de cujas palavras duvidei estão presas.

 - Ele é o teólogo cujas ideias admiro. - Ele é o teólogo

- Ele é o teólogo cujas ideias admiro. - Ele é o teólogo de cujos livros gosto muito. - Ele é o teólogo com cujas ideias me identifico. - Ele é o teólogo a cujas ideias sempre me refiro.

Regência Nominal – núcleo do sujeito com preposição: Já é hora de a onça

Regência Nominal – núcleo do sujeito com preposição: Já é hora de a onça beber água. Antes de os resultados saírem, já se alegrava.

1. Assinale a sentença incorreta: a) O homem perdeu a esposa, a quem tanto

1. Assinale a sentença incorreta: a) O homem perdeu a esposa, a quem tanto amava. b) Ficou decepcionado com o amigo, a quem admirava. c) O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. d) Quem com ferro fere, com ferro será ferido. e) Este é Chico, meu cachorro, a quem considero como fiel escudeiro.

2. Sobre o pronome relativo quem, estão corretas as seguintes proposições: I. O pronome

2. Sobre o pronome relativo quem, estão corretas as seguintes proposições: I. O pronome relativo “quem” só não será precedido de preposição quando ele exercer função de sujeito da oração. Nessa situação, ele terá o mesmo valor de o que, a que, os que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que. II. O pronome relativo “quem”, ao contrário dos demais pronomes, não estabelece ligação com o termo antecedente. O “quem” possui valor absoluto e, dessa maneira, não precisa retomar uma palavra expressa anteriormente. III. O pronome relativo “quem” se refere a um termo – que pode ser um substantivo ou pronome –, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira. IV. O pronome relativo “quem” sempre será precedido de uma preposição (exceto quando for sujeito da oração), inclusive quando exercer função de objeto direto. Nessa situação, teremos o chamado objeto direto preposicionado. V. O pronome relativo “quem” deve ser empregado apenas quando fizer referência a pessoas. Para coisas personificadas, prefira o pronome demonstrativo “isto”. a) I, III, IV. b) II e V. c) II, III e V. d) I e IV. e) Todas estão corretas.

3. Assinale o período em que foi empregado um pronome relativo inadequadamente: a) O

3. Assinale o período em que foi empregado um pronome relativo inadequadamente: a) O livro a que eu me refiro é Estrela da manhã, do Manuel Bandeira. b) Ela é uma pessoa de cuja idoneidade ninguém duvida. c) A tese em cujos dados nos baseamos é esta. d) O tribunal do júri perante o qual o réu foi condenado foi implacável. e) O homem de cujo lhe falei ontem é este. 4. Em todas as alternativas, o termo destacado classifica-se como pronome relativo, exceto em: a) O computador que comprei é excelente. b) O povo espera que haja igualdade social. c) Trata-se de um amigo de quem gostamos muito. d) Este é o livro cuja história é comovente.

5. Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição: I. O rapaz _______

5. Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição: I. O rapaz _______ falei estuda na mesma sala que você. II. O homem perdeu a esposa, _______ tanto amava. III. Foi ela _______ me trouxe presentes. IV. As pessoas _______ trabalho são agradáveis. Na ordem, devem ser empregados: a) com quem – de quem. b) de quem – a qual – a que – cujo. c) quem – a quem – com quem. d) sobre o qual – quem – a que – com as quais. e) de quem – a quem – com quem.

6. Assinale as alternativas corretas: I. Está correto o uso do pronome relativo na

6. Assinale as alternativas corretas: I. Está correto o uso do pronome relativo na frase “A equipe cujo o desempenho foi superior receberá premiação em dinheiro”. II. “A desigualdade social é um mal que acomete o Brasil”. Está correto o emprego do pronome relativo que. III. Os pronomes relativos representam nomes já mencionados anteriormente, relacionando-se com eles. Também têm como função introduzir orações subordinadas adjetivas. IV. O pronome relativo que deve ser evitado. Sempre que possível, a substituição deve ser feita pelos seguintes pronomes: o qual, a qual, os quais, as quais. V. São pronomes relativos: o qual (a qual, os quais, as quais), cujo (cuja, cujos, cujas), quem, quanto (quanta, quantos, quantas), onde. a) I, III e V. b) II, III e V. c) I e IV. d) IV e V. e) Todas as alternativas estão corretas.

7. Procure atentar para a regência dos verbos em destaque e, em seguida, complete

7. Procure atentar para a regência dos verbos em destaque e, em seguida, complete as lacunas com um pronome relativo adequado, fazendo o uso da preposição quando necessário. a) Essas são as leis ----- devemos obedecer daqui em diante. b) Aqueles são os filmes ----- assistimos tempos atrás. c) Diga-me a verdade: quais mesmos os propósitos ----- você visa? d) O perfume da flor ----- ela aspirou é contagiante. e) Os adultos ----- obedecemos são nossos parentes. 8. Assinale a alternativa em que a expressão destacada foi empregada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. a) Ele vestia um dólmã militar azul cuja gola era vermelha e os botões de metal. b) Entrou na venda do Nicolau com um violão do qual trazia a tiracolo. c) O Capitão tinha um olhar intenso ao qual fascinava as pessoas. d) À porta da venda, apeou de seu alazão onde amarrou em uma árvore. e) Todos estranharam a chegada de Rodrigo Cambará sob quem ninguém conhecia nada.

9. Assinale a alternativa que possua um pronome relativo como o em destaque no

9. Assinale a alternativa que possua um pronome relativo como o em destaque no trecho: “fatores que também podem envolver violência sexual ou em decorrência de violência doméstica. ” a) É importante que o feminicídio seja combatido. b) Nossa intenção é que a sociedade reaja! c) As mulheres que são vítimas diárias muitas vezes convivem com o agressor. d) Temos fé de que a lei iniba novos casos de feminicídio. e) Todos esperam o mesmo: que as mulheres estejam sãs e salvas.

10. Quanto ao emprego dos pronomes relativos, assinalar a alternativa INCORRETA: a) A casa

10. Quanto ao emprego dos pronomes relativos, assinalar a alternativa INCORRETA: a) A casa em que cresci já foi demolida há muitos anos. b) Conversei por horas com aquele rapaz cujo nome não decorei. c) Muitas pessoas não sabem lidar com as situações onde se envolvem. d) O comandante por quem fui homenageada se aposenta esse mês. 11. A opção, na qual o pronome relativo está empregado corretamente, é: a) O lápis, cujo o dono saiu da sala, foi guardado. b) Li sua confissão, donde as ações ficaram claras. c) O caso, o qual me referi, foi resolvido logo. d) Preencheu a lista aonde enumerava suas preferências e) As revistas, das quais lhe falei, são essas.

GABARITO 1–E 2–A 3–E 4–B 5–E 6–B 7– 8–E 9–C 10 – C 11

GABARITO 1–E 2–A 3–E 4–B 5–E 6–B 7– 8–E 9–C 10 – C 11 – E