PRONOME RELATIVO Pronome Relativo conectivo que liga duas

  • Slides: 16
Download presentation
PRONOME RELATIVO

PRONOME RELATIVO

Pronome Relativo – conectivo que liga duas orações, retomando o sentido do seu termo

Pronome Relativo – conectivo que liga duas orações, retomando o sentido do seu termo antecedente e iniciando uma Oração Subordinada Adjetiva. Ex. : Ele comprou um carro. O carro só dava defeito. Ele comprou um carro que só dava defeito. São pronomes relativos: quem o qual, a qual, os quais, as quais onde cujo, cuja, cujos, cujas quanto

 que – mais utilizado, polivalente, curinga, pode ser trocado por outro pronome relativo.

que – mais utilizado, polivalente, curinga, pode ser trocado por outro pronome relativo. Ex. : Torcia para um time que só lhe dava tristezas. Torcia para um time o qual só lhe dava tristezas. Torcia para um time. O time só lhe dava tristezas. que – sujeito - Conquista do paraíso é uma canção. Eu admiro muito essa canção (ela). OD Conquista do paraíso é uma canção que/a qual eu admiro muito. - Conquista do paraíso é uma canção. Eu gosto muito dessa canção (de ela). OI Conquista do paraíso é uma canção de que/de a qual-da qual eu gosto muito. - Conquista do paraíso é uma canção. Eu me identifico com essa canção (com ela). OI Conquista do paraíso é uma canção com que/com a qual eu me identifico.

 quem – substitui sempre um nome referente a um ser humano. Sempre será

quem – substitui sempre um nome referente a um ser humano. Sempre será precedido de preposição, quando for complemento verbal, mesmo em Objeto Direto (Objeto Direto Preposicionado) Ex. : Foi ele quem me falou sobre você. A moça estuda na minha sala. Eu vi a moça ontem no shopping. A moça que eu vi ontem no shopping estuda na minha sala. A moça a qual eu vi ontem no shopping estuda na minha sala. A moça a quem eu vi ontem no shopping estuda na minha sala.

 onde – o termo antecedente referido é sempre um lugar físico. Adjunto Adverbial

onde – o termo antecedente referido é sempre um lugar físico. Adjunto Adverbial de Lugar (em que lugar/onde) Ex. : Eu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade. Eu conheço a cidade onde/em que/na qual sua sobrinha mora. - Eu conheço a cidade. Sua sobrinha veio da cidade. Eu conheço a cidade de onde/de que/da qual sua sobrinha veio. - Eu conheço a cidade. Sua sobrinha vai para a cidade. Eu conheço a cidade para onde/para a qual sua sobrinha vai. - Eu conheço a cidade. Sua sobrinha vai à cidade. Eu conheço a cidade aonde/à qual/a que sua sobrinha vai.

 cujo, cuja, cujos, cujas – estabelecem uma relação de posse entre o termo

cujo, cuja, cujos, cujas – estabelecem uma relação de posse entre o termo antecedente e o seguinte. O termo antecedente é possuidor e o termo seguinte é a “coisa” possuída. X cujo, cuja, cujos, cujas possuidor Y possuído Ex. : Ele é o escritor do livro. Eu li o livro recentemente. OD Ele é o escritor cujo livro eu li recentemente. - As pessoas estão presas. Acreditei nas palavras dessas pessoas. OI As pessoas em cujas palavras acreditei estão presas. - As pessoas estão presas. Duvidei das palavras dessas pessoas. OI As pessoas de cujas palavras duvidei estão presas.

- Ele é o teólogo cujas ideias admiro. - Ele é o teólogo de

- Ele é o teólogo cujas ideias admiro. - Ele é o teólogo de cujos livros gosto muito. - Ele é o teólogo com cujas ideias me identifico. - Ele é o teólogo a cujas ideias sempre me refiro.

1. Indique os pronomes relativos, os respectivos antecedentes e separe os períodos compostos em

1. Indique os pronomes relativos, os respectivos antecedentes e separe os períodos compostos em simples: a) Pedro chamou o menino que estava sobre o muro. Pedro chamou o menino. O menino estava sobre o muro. b) Onde você pôs aquele presente embrulhado em papel colorido que ontem lhe mostrei? Onde você pôs aquele presente embrulhado em papel colorido. Ontem lhe mostrei aquele presente embrulhado em papel colorido. c) Eis a carta cujo conteúdo você desconhecia. Eis a carta. Você desconhecia o conteúdo da carta. d) Disse-me João: "Aqui estão os trabalhos que lhe pretendo entregar. “ Disse-me João: “Aqui estão os trabalhos. Pretendo entregar-lhe os trabalhos. ” e) É essa a casa onde você quer viver? É essa a casa. Você quer viver nessa casa?

f) O país, cuja população cresce sem parar, enfrenta problemas. O país enfrenta problemas.

f) O país, cuja população cresce sem parar, enfrenta problemas. O país enfrenta problemas. A população do país cresce sem parar. g)"O sol declinava no horizonte e deitava-se sobre as grandes florestas, que iluminava com seus últimos raios. " (José de Alencar) "O sol declinava no horizonte e deitava-se sobre as grandes florestas, que iluminava com seus últimos raios. “ O sol declinava no horizonte e deitava-se sobre as grandes florestas. Ele iluminava as grandes florestas com seus últimos raios. h) "Os discípulos, influenciados por Judas, chegaram a murmurar contra o Mestre, segundo narra Mateus, que era um dos convivas. " (P. Salgado) "Os discípulos, influenciados por Judas, chegaram a murmurar contra o Mestre, segundo narra Mateus, que era um dos convivas. “ Os discípulos, influenciados por Judas, chegaram a murmurar contra o mestre, segundo narra Mateus. O Mestre era um dos convivas. i) Os pensadores de cujos princípios discordamos têm muito boa fama. Os pensadores têm muito boa forma. Discordamos dos princípios desses pensadores. j) Esse restaurante onde costumo jantar serve pratos deliciosos. Esse restaurante serve pratos deliciosos. Costumo jantar nesse restaurante.

2. Junte as duas frases utilizando pronome relativo. Atenção para a regência. a) Eu

2. Junte as duas frases utilizando pronome relativo. Atenção para a regência. a) Eu vi um homem. O homem era jovem. Eu vi um homem que/o qual era jovem. b) Eu estou vendo um filme. O filme é muito interessante. Estou vendo um filme que/o qual é muito interessante. c) A peça estreia hoje. Eu te falei da peça. A peça de que/da qual lhe falei estreia hoje. d) A funcionária é muito gentil. Pedi à funcionária informações sobre o hotel. A funcionária a que/a quem/à qual pedi informações sobre o hotel é muito gentil. e) O edifício fica logo ali. As paredes do edifício foram pichadas. O edifício cujas paredes foram pichadas fica logo ali. f) Ele vem de uma cidade. A cidade fica no norte do país. Ele vem de uma cidade que/a qual fica no norte do país. g) Li o texto. O texto era interessante. Li o texto que/o qual era muito interessante.

h) A carta foi objetiva sobre as informações. As informações eram sobre a internacionalização

h) A carta foi objetiva sobre as informações. As informações eram sobre a internacionalização da Amazônia. A carta foi objetiva sobre as informações que/as quais eram sobre a internacionalização da Amazônia. i) Falavam de um amigo. Gostamos muito dele. Falavam de um amigo de quem/de que/do qual gostamos muito. j) Este é o filme. A trama do filme é empolgante. Este é o filme cuja trama é empolgante. k) Encontrei a loja. As mercadorias da loja estão em promoção. Encontrei a loja cujas mercadorias estão em promoção. l) Li o texto. Vocês me falaram sobre os argumentos do texto. Li o texto sobre cujos argumentos vocês me falaram. m) Recebi uma notícia. A notícia me deixou feliz. Recebi uma notícia que/a qual me deixou feliz. n) Esta é a casa. Guimarães Rosa morou nesta casa. Esta é a casa onde/em que/na qual Guimarães Rosa morou. o) Amanhã será o recital. Fomos convidados para o recital. Amanhã será o recital para o qual/para que fomos convidados.

3. (PUC-MG) Para a questão a seguir, leia os trechos abaixo: TRECHO A Pronomes

3. (PUC-MG) Para a questão a seguir, leia os trechos abaixo: TRECHO A Pronomes relativos são palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionados. Daí denominarem-se relativos. [. . ] Onde, como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a em que: A casa onde moro (= em que) foi de meu avô. (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. TRECHO B [. . ] Onde exprime estabilidade; o lugar em que [. . ] Aonde indica movimento, lugar a que [. . ] (ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa Assinale a alternativa em que o pronome ONDE esteja em consonância com as prescrições dois gramáticos: a) No início do século, houve um desenvolvimento maior do Sudeste, aonde tudo que se plantava era exportado. b) As mulheres estão cada vez mais modernas, onde eu acho que está a razão para o grande número de separações. c) Agindo dessa forma, sem medir as consequências, logo João verá o lugar onde vai chegar – é o que tenho dito a ele com frequência. d) A convocação da seleção é onde eu não concordo com o Zagallo, pois ele é muito autoritário, não aceita opinião. e) Não sei o setor aonde devo levar a guia de inscrição do vestibular da PUC/Minas.

4. (PUC-MG) TRECHO A Pronomes relativos são palavras que representam nomes já referidos, com

4. (PUC-MG) TRECHO A Pronomes relativos são palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionados. Daí denominarem-se relativos. [. . ] Onde, como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a em que: A casa onde moro (= em que) foi de meu avô. (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. Assinale a alternativa em que o uso do pronome em destaque possa ser exemplo da definição de PRONOME RELATIVO proposta por Cegalla no trecho A. a) Quero saber onde você guardou as lâminas. b) Meu lema é: só amo quem me ama. c) Todos sabem que ele não é feliz com a esposa há muitos anos. d) Minha mãe me disse que aonde eu vou ninguém mais pode ir. e) A mulher cuja lembrança me dói nem sabe que existo.

5. Procure atentar para a regência dos verbos em destaque e, em seguida, complete

5. Procure atentar para a regência dos verbos em destaque e, em seguida, complete as lacunas com um pronome relativo adequado, fazendo o uso da preposição quando necessário. a) Essas são as leis ----- devemos obedecer daqui em diante. b) Aqueles são os filmes ----- assistimos tempos atrás. c) Diga-me a verdade: quais mesmos os propósitos ----- você visa? d) O perfume da flor ----- ela aspirou é contagiante. e) Os adultos ----- obedecemos são nossos parentes. 6. Das opções abaixo, escolha a alternativa que mais se adéqua aos enunciados linguísticos ora expressos, levando em conta os casos referentes à regência verbal: a) Este é o livro ----- você se refere? (a que/que) b) Márcia namora ------- Felipe. (Felipe/com o Felipe) c) O médico assistiu ------- paciente. (o paciente/ao paciente) d) Esse é o cargo ---- ela aspira. (a que/que) e) Prefiro Matemática ------- Língua Portuguesa (do que Língua Portuguesa / à Língua Portuguesa)

7. Assinale a frase em que se verifica uma transgressão ao registro culto e

7. Assinale a frase em que se verifica uma transgressão ao registro culto e formal da língua no que se refere ao emprego do pronome relativo. a) O resultado a que chegaram confirmou sua intuição. b) Os colegas de trabalho com quem não simpatizava foram excluídos do processo. c) Recebi o relatório de um gerente de cujo nome não me recordo. d) São várias as reivindicações por que estão lutando os trabalhadores. e) O funcionário o qual me referi não tem nenhuma dose de carisma. 8. Complete com pronome relativo. Cuidado com a regência: a) Este é o autor ______ gostamos. b) Esta é a médica ______ confiei. c) Aquela sempre foi a rua_______ passava. d) Era maravilhosa a situação________ se encontrava. e) Essa é a mulher _______ me referi naquela palestra. f) O aluno _____ pais estiveram na reunião é o que mais se destaca. g) Aquele é o filósofo ______ ideias não concordo. h) Foi fechado o restaurante _______ documentos observou-se uma série de irregularidades.

GABARITO 3–E 4–E 7–E

GABARITO 3–E 4–E 7–E