2 TRANSFORMAO NO MUNDO DAS RELIGIES Houve um

  • Slides: 6
Download presentation
2. TRANSFORMAÇÃO NO MUNDO DAS RELIGIÕES

2. TRANSFORMAÇÃO NO MUNDO DAS RELIGIÕES

Houve um tempo em que pessoas descrentes e sem religião eram raras, de tal

Houve um tempo em que pessoas descrentes e sem religião eram raras, de tal forma, que isto era considerado pela maioria como uma vergonha (7). Assim, a maioria delas, ou era perseguida, ou se escondia, como se portasse algo de enfermo. Todos eram educados a ver e sentir o religioso presente no mundo. Nada escapava a essa presença, tudo era quase uma estação do Sagrado.

Com a evolução científica algo mudou. Os pesquisadores perceberam que as coisas não tinham

Com a evolução científica algo mudou. Os pesquisadores perceberam que as coisas não tinham finalidade, simplesmente existiam, e, que sua função, era explicar o seu funcionamento. Deste modo, Deus foi sendo afastado do mundo, pois a ciência não precisava recorrer a explicações religiosas para entender a realidade.

Como a ciência recorre a explicações matemáticas exatas, a ordem do mundo e o

Como a ciência recorre a explicações matemáticas exatas, a ordem do mundo e o seu funcionamento foram reduzidos unicamente à compreensão científica. Desta forma, a religião foi, aos poucos, relegada a uma condição bastante secundária. A economia, a ciência, a política, tornaram-se os únicos meios reconhecidos como verdadeiros para explicar o mundo. A religião foi reduzida ao universo das coisas espirituais (entenda-se: o que não era considerado objetivo).

Seria de se perguntar: teriam desaparecido as pessoas realmente religiosas? A religião não se

Seria de se perguntar: teriam desaparecido as pessoas realmente religiosas? A religião não se liquida com a abstinência dos atos sacramentais e religiosos (11), e quando a dor bate à porta e se esgotam os recursos da técnica, ressurgem os deuses, os exorcistas, os benzedores, os profetas e os poetas. . .

Mudaram-se os símbolos, mas as perguntas pelos sentido da vida e da morte, ainda

Mudaram-se os símbolos, mas as perguntas pelos sentido da vida e da morte, ainda persistem. Mesmo deixando de ter importância na economia e na política, a religião não desapareceu. O mundo não deixou de ser religioso, as questões religiosas é que ganharam novos nomes e lugares, pois questões como a paz individual (interior), a justiça no mundo e a integração com a natureza, não deixaram de inquietar as pessoas.