PLANTANDO SEMENTES leia Mateus 13 1 9 1

  • Slides: 9
Download presentation

PLANTANDO SEMENTES (leia Mateus 13. 1 -9) 1 Coríntios 3. 6 – Eu plantei,

PLANTANDO SEMENTES (leia Mateus 13. 1 -9) 1 Coríntios 3. 6 – Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. Em antigas tumbas egípcias os arqueólogos encontraram grãos de trigo e milho ainda produtivos após milhares de anos. As sementes podem esperar anos pelas condições certas para germinar. Quando esse momento chega elas brotam em lugares aparentemente impossíveis, determinadas a levar adiante sua programação genética. Será que enxergamos nossas palavras e atos como sementes que estamos plantando? Os psicólogos nos dizem que tudo o que vivenciamos está registrado em nossos cérebros. De modo semelhante, cada palavra e ato cristãos estão ali – no mundo – não mortos, mas esperando pelas condições certas para produzir vida nova. “Sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15. 58). É importante que saibamos que podemos orar pelas sementes que nós e outras pessoas plantamos. Podemos orar para que Cristo inspire essas sementes com a Vida Divina e as faça brotar, no momento certo, no solo do coração das pessoas. Oração: Ó Deus, faze Tua Luz brilhar nas sementes que plantamos. Traze-as à vida no Teu Tempo e pelo Teu Poder. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Nada do que fazemos por Cristo é desperdiçado. Oremos pelas pessoas que esperam por respostas à oração.

AMOR QUE TRANSFORMA (leia Isaías 55) Isaías 55. 11 – assim será a palavra

AMOR QUE TRANSFORMA (leia Isaías 55) Isaías 55. 11 – assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Há alguns anos me senti chamado a servir como professor de Escola Dominical. Miguel, de nove anos de idade, era um dos alunos da classe menos compreendidos e apreciados. Ele sofria de transtorno de déficit de atenção e era um desafio trabalhar com ele. Visitei sua família e descobri que ele vivia com um avô alcoólatra e com uma mãe que trabalhava fora. Era uma situação familiar difícil. Miguel não frequentava a escola regularmente, preferindo circular pela cidade e esmolar algum dinheiro. Durante o ano em que ele esteve na minha classe de Escola Dominical fiz o melhor que pude para aconselhá-lo e ser seu amigo. Ao final do ano dei-lhe um Novo Testamento. Pouco tempo depois mudei-me para estudar e trabalhar em Igrejas de outras cidades. Anos mais tarde retornei à cidade de Miguel para um evento evangelístico. Visitamos diversas casas e, sem nos darmos conta, chegamos à casa dele e ele me cumprimentou calorosamente. Agora ele era um rapaz maduro e respeitável, exercendo uma profissão. Com lágrimas nos olhos ele me contou que ainda tinha o Novo Testamento que eu havia lhe dado. Fiquei grato por ter acreditado no Poder do Amor de Deus; um Amor que se preocupa com as crianças e molda suas vidas apesar das limitações ou circunstâncias que as desafiam. Oração: Ajuda-nos, ó Deus, a confiar no Teu Poder que nos permite ser instrumentos para transformar vidas. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: O Amor e a Palavra de Deus estão transformando vidas ainda hoje. Oremos pelas crianças que vivem em situações difíceis.

DÁDIVAS EXTRAS DE DEUS (leia o Salmo 23) Salmo 23. 5 – Preparas-me uma

DÁDIVAS EXTRAS DE DEUS (leia o Salmo 23) Salmo 23. 5 – Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Eu sempre gosto de recitar a primeira parte do Salmo 23. A analogia é facilmente compreendida: Deus provê as cosias de que temos necessidade na vida - alimento, água e descanso. Mas a segunda parte do Salmo guarda algum mistério. Por que o salmista fala que Deus provê as nossas necessidades e depois passa, repentinamente, a exaltar os extras – o óleo, o cálice e a mesa de honra na presença dos inimigos? Então, um dia, abri uma carta de um editor e descobri que eu tinha ganho um prêmio sobre o qual eu nada sabia. De repente eu entendi. Assim como o prêmio que tinha ganhado sem ao menos saber que o meu trabalho tinha sido apresentado, descobri que Deus às vezes nos manda Dádivas extras. Comecei a contar algumas delas: conhecer acidentalmente o homem que se tornaria meu amado marido, meu primeiro filho, a oportunidade de uma carreira maravilhosa. . . havia Dádivas demais para contar. Por que eu não tinha me dado conta das maravilhosas coisas “extras” que me haviam acontecido sem que eu houvesse pedido? Rapidamente larguei o que estava fazendo e me dirigi a Deus para oferecer-Lhe orações de gratidão. Doador de todas as coisas boas, ajuda-nos a reconhecer Tua Mão amorosa agindo em nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Quando menos esperamos, Deus pode nos abençoar. Oremos por alguém que não reconheça as Dádivas de Deus. Oração:

O CHAMADO DE ABRAÃO (leia Gênesis 12. 1 -7) Hebreus 11. 8 – Pela

O CHAMADO DE ABRAÃO (leia Gênesis 12. 1 -7) Hebreus 11. 8 – Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu (. . . ) e partiu sem saber aonde ia. Abraão tinha 75 anos de idade quando Deus o chamou a deixar sua casa e ir para um lugar novo e desconhecido. Respondendo com fé, Abraão reuniu seus pertences e “partiu. . . como lho ordenara o Senhor” (Gênesis 12. 4). Pensei em Abraão quando, aos 74 anos, minha esposa e eu nos mudamos da casa e da cidade onde vivemos por vários anos. Não pretendíamos nos mudar novamente, mas recebemos um “chamado” e sentimos que precisávamos atendê-lo. Nosso chamado era a necessidade nas vidas da minha filha e de seu marido. Ela é enfermeira e, frequentemente, dá plantões de 12 horas em um hospital. Eles tinham um filhinho de quatro meses e precisavam de ajuda para cuidar dele durante os dias em que ela precisava dormir. Foi difícil empacotar e mudar nossos pertences para uma nova casa, menor do que a que tínhamos antes. O mais difícil de tudo foi deixar para trás uma outra filha, nossa Igreja e amigos de muitos anos. Deus disse a Abraão que ele seria abençoado para que, em contrapartida, pudesse abençoar os outros. De modo semelhante, minha esposa e eu sentimos que Deus nos abençoa enquanto tentamos ser uma bênção para nosso netinho e seus pais. Temos a alegria de cuidar dele e de vê -lo crescer, e boa parte dessas coisas teríamos perdido se não tivéssemos nos mudado como nos sentimos chamados a fazer. Obrigado, ó Deus, pela fé e coragem para obedecer ao Teu Chamado e por nos abençoares para que possamos abençoar outras pessoas. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Como as suas bênçãos estão sendo usadas para abençoar alguém? Oremos por avós e seus netos e netas. Oração:

“PAI NOSSO. . . ” (leia Mateus 6. 9 -13) Lucas 11. 1 –

“PAI NOSSO. . . ” (leia Mateus 6. 9 -13) Lucas 11. 1 – (. . . ) Senhor, ensina-nos a orar (. . . ) Eu oro desde sempre. Quando criança aprendi a orar: “Papai do céu, abençoa o meu soninho. . . ”. Eu tenho feito a oração do “Pai Nosso” por toda a minha vida. Fui criada ouvindo minha mãe orar em nossas devocionais familiares. Mas a oração ganhou novo sentido para mim desde o dia em que soube que minha filha tinha câncer de mama. Naquela noite eu, que por toda a minha vida orara com tanta facilidade, de repente não sabia mais como orar. Esforcei-me para transformar meus temores, preocupações e perguntas numa oração aceitável a Deus. Mas tudo o que eu conseguia fazer era chorar, me lamentar e gemer: “Deus!”. Finalmente pensei nas Palavras de Jesus quando os discípulos Lhe pediram para lhes ensinar a orar. Refleti atentamente sobre cada frase da oração ensinada pelo Mestre e percebi que aquela era a prece que eu precisava fazer. Essa é uma oração de louvor e honra a Deus e de submissão à Sua Vontade. É um pedido de ajuda para cada dia e de disposição para perdoar e ser perdoado. É um pedido de orientação e libertação. É uma oração que afirma o duradouro Poder de Deus, mesmo diante do mal. Ao final de uma longa noite de exame e insônia, fiz esta oração e dormi. Amado Deus, obrigada por nos dares as palavras com as quais orar, mesmo quando nossas próprias palavras nos faltam. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Quando suas palavras faltarem, faça a oração que Jesus ensinou. Oremos pelas pessoas que descobriram recentemente que têm câncer. Oração:

PRESENTE DE DEUS (leia o Salmo 127) Salmo 127. 3 – Herança do Senhor

PRESENTE DE DEUS (leia o Salmo 127) Salmo 127. 3 – Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Meu pai nos presenteou com um lugar muito gostoso para passar folgas e férias. Ali, seis netos de dois a oito anos e alguns primos nadaram, surfaram, construíram castelos de areia, subiram e desceram escadas o dia todo, todos os dias. Pedalaram suas bicicletas, equilibraram-se em seus patins, correram, suaram, caíram, levantaram. Vivemos dias de alegrias, sorrisos e gratidão a Deus. Foram as férias perfeitas, com tudo o que o Senhor e a natureza nos ofereceram: sol, mar, vento, chuva, insetos e areia. Pudemos conviver alegremente e com saúde, louvando ao Pai pelo que Ele é e faz. Foi um tempo de comunhão no qual sentimos a Presença de Deus e pudemos agradecer por aqueles que nos rodeiam e, especialmente, por nossos filhos; presentes valiosos de Deus e nossa verdadeira riqueza. Senhor, Te agradecemos por nossos dias, pelo alimento, pela nossa casa, pela saúde e pela alegria de viver. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Que sempre, ao despertar, possamos agradecer pela noite de sono e, ao deitarmos, agradecer pelo dia. Oremos pelas crianças do mundo todo. Oração:

AMIGO QUE NÃO FALHA (leia o Salmo 62. 5 -8) João 15. 15 –

AMIGO QUE NÃO FALHA (leia o Salmo 62. 5 -8) João 15. 15 – Já não vos chamo servos (. . . ) mas tenho-vos chamado amigos, (. . . ) Há seis anos fomos transferidos da Escócia para a Inglaterra. Eu orei para que, ao chegar, Deus arranjasse uma amiga cristã com quem eu pudesse conversar e orar. Imagine o meu prazer quando, um ano depois, Lois se mudou para a rua do outro lado da esquina! Imediatamente gostamos uma da outra e, finalmente, eu tinha a amiga que havia pedido em oração. Mas, embora sejamos amigas íntimas, sei que não posso contar a Lois tudo o que passa pela minha cabeça. Somente Deus conhece os anseios mais profundos da minha alma. Às vezes Lois e eu magoamos uma a outra e nos sentimos traídas. Somos pessoas imperfeitas e, por isso, nosso relacionamento nunca será perfeito. Mesmo assim todos nós temos um Amigo que nunca nos desapontará. Deus nos conhece intimamente e, ainda assim, nunca nos rejeita nem se afasta de nós. O Salmo 62. 8 diz: “Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração”. Podemos derramar nosso coração em oração, certos de que Deus sempre estará conosco. Oração: Deus, Tu nos conheces completamente e nos amas como somos. Obrigada por nos dares refúgio e pela certeza de que Tu nunca Te afastarás de nós. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Que tipo de amiga ou amigo eu sou? Oremos por alguém que precise de um amigo cristão.

CRÉDITOS Fonte : Antiga revista No Cenáculo - www. editoracedro. com. br Imagens :

CRÉDITOS Fonte : Antiga revista No Cenáculo - www. editoracedro. com. br Imagens : www. nena. com. br Testemunhos: 18. 10. 08 – Kathleen B. Thacker (Kentucky, EUA) 19. 10. 08 – Rodrigo Santibánez (Antofagasta, Chile) 20. 10. 08 – Rosemary G. Musil (Missouri, EUA) 21. 10. 08 – Gus Browning (Texas, EUA) 22. 10. 08 – Cynthia Beal (West Virginia, EUA) 23. 10. 08 – Miriam Kherlakian (São Paulo, SP, Brasil) 24. 10. 08 – Joanne Appleton (Bristol, Inglaterra) Formatado por : Angelica Lepper – airlepper@hotmail. com http: //groups. google. com. br/group/ambienteproducoes 2 Música : You Belong to Me – Floyd Cramer