O Marxismo Socialismo Cientfico Karl Marx 1818 1883

  • Slides: 13
Download presentation
O Marxismo (Socialismo Científico)

O Marxismo (Socialismo Científico)

Karl Marx (1818 – 1883) Frederich Engles (1820 – 1895)

Karl Marx (1818 – 1883) Frederich Engles (1820 – 1895)

Marx e Engles e o socialismo científico: Desenvolvem a crítica mais bem elaborada da

Marx e Engles e o socialismo científico: Desenvolvem a crítica mais bem elaborada da sociedade capitalista pensando seu processo de formação e suas contradições, assim como a possibilidade de transformação desta sociedade pelos trabalhadores. Para tanto desenvolvem um método de análise conhecido como materialismo histórico dialético.

As bases teóricas

As bases teóricas

Importante: O materialismo histórico dialético é desenvolvido a partir da crítica radical (na raiz)

Importante: O materialismo histórico dialético é desenvolvido a partir da crítica radical (na raiz) de uma série de teorias e movimentos políticos no qual estavam inseridos tanto Marx como Engels. (contexto histórico)

a) O socialismo (movimentos políticos e teorias críticas a sociedade capitalista) -O socialismo utópico

a) O socialismo (movimentos políticos e teorias críticas a sociedade capitalista) -O socialismo utópico - Movimento operário inglês (a experiência de formação dos sindicatos) - O movimento socialista: Louis-Auguste Blanqui e as tentativas revolucionárias de construção da ditadura do proletariado b) A economia política - Liberalismo econômico (Adam Smith, Ricardo, Malthus) - Liberalismo Político (Bethan e Stuart Mill) c) A filosofia alemã - A dialética de Hegel

Georg W. F. Hegel (1770 – 1831) • Visão histórica da Filosofia: – Razão

Georg W. F. Hegel (1770 – 1831) • Visão histórica da Filosofia: – Razão humana é histórica. • Visão filosófica da História: - História é Racional.

Teses sobre Feuerbach Karl Marx • A pergunta se convém ao pensamento humano uma

Teses sobre Feuerbach Karl Marx • A pergunta se convém ao pensamento humano uma verdade objetiva não é teórica mas prática. É na práxis que o homem deve demonstrar a verdade, a saber, a efetividade e o poder, o caráter terreal de seu pensamento. A disputa sobre a efetividade ou nãoefetividade do pensamento - isolado da práxis – é uma questão puramente escolástica. • Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de maneiras diferentes, mas cabe chegar a transformá-lo.

Formulações de Marx sobre a Praxis Relações Materiais (prática) PRAXIS (Interdependência entre idéias e

Formulações de Marx sobre a Praxis Relações Materiais (prática) PRAXIS (Interdependência entre idéias e relaçõesmateriais = TOTALIDADE. ) Idéias (Teoria)

O materialismo histórico dialético

O materialismo histórico dialético

Definição: Método para compreensão da sociedade desenvolvido no decorrer das obras de Marx e

Definição: Método para compreensão da sociedade desenvolvido no decorrer das obras de Marx e Engels. -Materialismo: Baseado na compreensão das relações sociais dos seres humanos. -Histórico: Tais relações sociais se desenvolvem dentro de um processo histórico. - Dialético: Este processo histórico se dá dentro de uma lógica dialética (mas dentro da concepção de dialética de Marx)

Manifesto Comunista “A história de toda a sociedade até aqui é a história de

Manifesto Comunista “A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes. [Homem] livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burgueses de corporação e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante oposição uns aos outros, travaram uma luta ininterrupta, ora oculta ora aberta, uma luta que de cada vez acabou por uma reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou pelo declínio comum das classes em luta. (. . . ) A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não aboliu as oposições de classes. Apenas pôs novas classes, novas condições de opressão, novas configurações de luta, no lugar das antigas.

(. . . )As armas com que a burguesia deitou por terra o feudalismo

(. . . )As armas com que a burguesia deitou por terra o feudalismo viram-se agora contra a própria burguesia. Mas a burguesia não forjou apenas as armas que lhe trazem a morte; também gerou os homens que manejarão essas armas - os operários modernos, os proletários. ” (Karl Marx e Frederich Engels, Manifesto Comunista, 1848)