Eu Creio Ns Cremos A Profisso da F

  • Slides: 18
Download presentation
“Eu Creio” “Nós Cremos” A Profissão da Fé Cristã

“Eu Creio” “Nós Cremos” A Profissão da Fé Cristã

O símbolo da fé é também chamado de “profissões de fé” A Igreja desde

O símbolo da fé é também chamado de “profissões de fé” A Igreja desde sua origem, expressou de modo sintético e transmitiu a própria fé com uma linguagem normativa e comum a todos os fiéis.

Símbolo dos Apóstolos é o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. E o

Símbolo dos Apóstolos é o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. E o símbolo Niceno- Constantinopolitano, fruto dos primeiros dois Concílios Ecumênicos de Nicéia (325) e de Constantinopla (381); ainda hoje comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.

Nós professamos um só Deus, porque ele se revelou ao seu povo como único:

Nós professamos um só Deus, porque ele se revelou ao seu povo como único: “Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor” ( cf. Dt 6, 4) Ele se revela como o Deus vivo, o “Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó. (cf. Ex 3, 6) Ao mesmo Moisés, Deus revela o seu nome misterioso: “Eu Sou Aquele que Sou- YHWH”.

Somente Deus é: Plenitude do ser e Ao revelar o seu nome, Deus dá

Somente Deus é: Plenitude do ser e Ao revelar o seu nome, Deus dá a conhecer de toda perfeição. “Aquele que é”. Sem Origem E sem Fim. as riquezas contidas no seu mistério inefável. Somente Ele é, desde sempre e para sempre.

Crer em Deus, o Único, comporta: conhecer sua grandeza e majestade; viver sua ação

Crer em Deus, o Único, comporta: conhecer sua grandeza e majestade; viver sua ação de graças; confiar Nele sempre.

Jesus Cristo nos revela que Deus é “Pai”.

Jesus Cristo nos revela que Deus é “Pai”.

Jesus revela quem é o Espírito Santo: Terceira pessoa da Santíssima Trindade. É o

Jesus revela quem é o Espírito Santo: Terceira pessoa da Santíssima Trindade. É o Deus, uno igual ao Pai e ao Filho. Ele “procede do Pai” ( cf. Jo 15, 26), o qual, princípio sem princípio, é a origem de toda a vida trinitária. E procede também do Filho ( Filioque), pelo dom eterno que o Pai faz ao Filho.

A Igreja exprime a sua fé trinitária ao confessar um só Deus em três

A Igreja exprime a sua fé trinitária ao confessar um só Deus em três pessoas. Pai, Filho e Espírito Santo. Inseparáveis na sua única substância, as Pessoas divinas são inseparáveis também em suas operações.

“ Ó meu Deus, trindade que adoro. . . Pacífica a minha alma; faz

“ Ó meu Deus, trindade que adoro. . . Pacífica a minha alma; faz dela o teu céu, a tua morada amada e o lugar do teu repouso. Que eu não te deixe jamais só, mas que eu esteja ali, toda inteira, completamente vigilante na minha fé, toda adora, toda entregue á tua ação criadora”

O Criador. A criação é o fundamento de todos os desígnios salvíficos de Deus.

O Criador. A criação é o fundamento de todos os desígnios salvíficos de Deus. “No princípio, Deus criou o céu e a terra”. O símbolo da fé retoma estas palavras confessando Deus Pai como o Criador do céu e da terra.

Creio no Espírito Santo. Aquele que “falou pelos profetas”, faz-nos ouvir a Palavra do

Creio no Espírito Santo. Aquele que “falou pelos profetas”, faz-nos ouvir a Palavra do Pai. O Espírito prepara os homens, antecipa-se a eles por sua graça, para atraí-los a Cristo.

“Creio na Santa Igreja Católica. ” A Igreja não tem outra luz senão a

“Creio na Santa Igreja Católica. ” A Igreja não tem outra luz senão a de Cristo.

A palavra “Igreja”- ekklésia, do grego “ekkaléin” – chamar- convocação. Designa assembléia do povo.

A palavra “Igreja”- ekklésia, do grego “ekkaléin” – chamar- convocação. Designa assembléia do povo. Deus convoca seu povo de todos os confins da terra a pertencer ao Senhor.

A Igreja é a lavoura ou campo de Deus. Nesse campo cresce a oliveira

A Igreja é a lavoura ou campo de Deus. Nesse campo cresce a oliveira antiga, cuja raiz santa foram os Patriarcas.

Cristo é a verdadeira Vide, que dá vida e fecundidade aos ramos, quer dizer,

Cristo é a verdadeira Vide, que dá vida e fecundidade aos ramos, quer dizer, a nós que pela Igreja permanecemos nele, sem o qual nada podemos fazer. “Ela foi plantada pelo celeste Viticultor como vinha eleita”.

Toda a Igreja é apostólica na medida em que, por meio dos sucessores de

Toda a Igreja é apostólica na medida em que, por meio dos sucessores de S. Pedro e dos apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com sua origem. Toda Igreja é apostólica na medida em que é “enviada” ao mundo inteiro. A vocação cristã é também por natureza vocação ao apostolado.

Cremos que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos Santo e

Cremos que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos Santo e irrepreensíveis diante d’Ele no amor. Cremos que Cristo nos julgou dignos de confiança, tomando-nos para seu serviço. Cremos que devemos nos comportar de maneira digna da vocação a que fomos chamados: com toda humildade, mansidão e paciência, procurando crescer em tudo em direção a Ele. Cremos e temos plena certeza de que aquele que começou em nós a boa obra, á de leva-la a perfeição, porque aquele que nos chamou é fiel. Amém.