ESTRUTURAS ANATMICAS DOS GENITAIS FEMININOS INTERNOS E EXTERNOS

  • Slides: 13
Download presentation
ESTRUTURAS ANATÔMICAS DOS GENITAIS FEMININOS INTERNOS E EXTERNOS Carolina Bajou Gabriela Lopes Larissa Yuko

ESTRUTURAS ANATÔMICAS DOS GENITAIS FEMININOS INTERNOS E EXTERNOS Carolina Bajou Gabriela Lopes Larissa Yuko Omae Yea Jin Son

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO ● Engloba os órgãos que produzem, transportam e armazenam as células

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO ● Engloba os órgãos que produzem, transportam e armazenam as células germinativas, responsáveis por dar origem aos gametas; ● O sistema reprodutor feminino é considerado mais complexo que o masculino por abrigar e propiciar o desenvolvimento de um novo indivíduo; ● É formado por um par de ovários, um par de tubas uterinas, útero, vagina, hímen, grandes lábios, pequenos lábios e clitóris.

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Monte púbico (ou monte de Vênus) pelos pubianos; acúmulo

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Monte púbico (ou monte de Vênus) pelos pubianos; acúmulo de gordura recoberto por ● Vulva grandes lábios, pequenos lábios, clitóris, meato uretral, intróito vaginal (ou orifício vaginal), hímen e glândulas anexas (Bartholin e Skene).

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● ● ● Grandes e pequenos lábios formados por dobras

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● ● ● Grandes e pequenos lábios formados por dobras de pele que protegem a abertura da vagina e da uretra; Os grandes lábios ficam entre o monte púbico e se estendem até o períneo (espaço entre ânus e vulva), e são cobertos por pelos pubianos após a puberdade; Os pequenos lábios, durante o processo de excitação, ficam intumescidos e aumentam sensivelmente seu tamanho durante a penetração nas relações sexuais.

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Clitóris órgão com cerca de 2 cm de comprimento,

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Clitóris órgão com cerca de 2 cm de comprimento, constituído por tecido erétil. Função muito importante na excitação sexual feminina; ● Meato urinário abertura externa da uretra feminina, tem cerca de 3 cm de comprimento.

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Vagina suas paredes se dilatam durante a excitação sexual;

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Vagina suas paredes se dilatam durante a excitação sexual; saída tanto para o fluxo menstrual quanto para o bebê no momento de parto normal; orifício é denominado introito (óstio da vagina); em mulheres que nunca tiveram relações sexuais, o orifício da vagina é recoberto pelo hímen, uma fina membrana altamente vascularizada. Normalmente, essa membrana é dotada de um orifício central que permite a passagem do fluxo menstrual e geralmente é rompida quando a mulher tem sua primeira relação sexual.

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Glândulas de Bartholin sob a ação de estímulos sexuais,

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Glândulas de Bartholin sob a ação de estímulos sexuais, produzem um líquido que lubrifica a vagina; ● Glândulas de Skene sob estímulo, produzem e expelem um líquido incolor ou esbranquiçado e viscoso pela uretra, dando origem à ejaculação feminina.

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Útero é o órgão responsável por alojar o embrião

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS ● Útero é o órgão responsável por alojar o embrião e mantê-lo durante todo o seu desenvolvimento até o nascimento; é formado por tecido muscular que se estende amplamente durante a gravidez apresenta camadas o endométrio: sofre modificações com o ciclo menstrual, preparando-se mensalmente para receber o ovo já fecundado descamação e é eliminada pela menstruação; o colo uterino comunica-se com a vagina por uma pequena abertura, que se dilata, permitindo a passagem do bebê.

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS l l Ovários produzir responsáveis por produzir gametas ou óvulos

ESTRUTURAS EXTERNAS & INTERNAS l l Ovários produzir responsáveis por produzir gametas ou óvulos e também por hormônios sexuais femininos, estrógeno e progesterona; Tubas uterinas possuem células com cílios, cujos batimentos criam uma corrente de sucção que atrai, para o interior da tuba uterina, o óvulo liberado pelo ovário. Nas tubas, os espermatozóides unem-se aos óvulos quando há fecundação para então se fixar no útero; l No interior da vagina existe uma flora bacteriana constituída por vários microorganismos inofensivos, que proporcionam um ambiente desfavorável ao desenvolvimento de microorganismos patogênicos.

MURAL DA VAGINA

MURAL DA VAGINA

Obrigada!

Obrigada!

BIBLIOGRAFIA http: //www. brasilescola. com/biologia/sistema-reprodutor-feminino. htm http: //www. brasilescola. com/biologia/re-feminino 2. htm https: //www.

BIBLIOGRAFIA http: //www. brasilescola. com/biologia/sistema-reprodutor-feminino. htm http: //www. brasilescola. com/biologia/re-feminino 2. htm https: //www. portaleducacao. com. br/medicina/artigos/39066/aparelhoreprodutor-feminino#!1 http: //www. tuasaude. com/glandula-de-skene/ http: //www. medipedia. pt/home. php? module=artigo. Enc&id=671