Carvo Mineral Carvo Mineral o que formado a

  • Slides: 8
Download presentation
Carvão Mineral

Carvão Mineral

Carvão Mineral: o que é? É formado a partir do soterramento e decomposição de

Carvão Mineral: o que é? É formado a partir do soterramento e decomposição de restos materiais de origem vegetal. Gradualmente, estes materiais apresentam enriquecimento no teor de carbono e perda de umidade. Fatores externos, tais como pressão, temperatura e tempo de exposição, determinam o grau de carbonificação destes combustíveis.

Composição aproximada das diversas etapas de formação do carvão mineral: Estágio Umidade (% total)

Composição aproximada das diversas etapas de formação do carvão mineral: Estágio Umidade (% total) Carbono (% base seca) Hidrogênio (%base seca) Oxigênio (% base seca) Madeira 20 50 6 42, 5 Turfa 90 60 5, 5 32, 3 Carvão marron 60 a 40 60 a 70 5 >25 Linhito 40 a 20 65 a 75 5 16 a 25 Sub-betuminoso* 20 a 10 75 a 80 4, 5 a 5, 5 12 a 21 Betuminoso* 10 75 a 90 4, 5 a 5, 5 5 a 20 Semi-betuminoso* <5 90 a 92 4, 0 a 4, 5 4 a 5 Antracito <5 92 a 94 3, 0 a 4, 0 3 a 4

Lavra é o processo de extração do carvão. Pode ser a céu aberto ou

Lavra é o processo de extração do carvão. Pode ser a céu aberto ou lavra subterrânea. A lavra subterrânea apresenta o risco de explosões devido a presença de bolsões de gás metano.

Impactos socioambientais na extração: Sua mineração afeta os recursos hídricos, o solo e o

Impactos socioambientais na extração: Sua mineração afeta os recursos hídricos, o solo e o relevo. A abertura dos poços provoca a emissão de óxido de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e outros poluentes. Durante a drenagem das minas as águas sulfurosas são lançadas no ambiente externo, provocando a elevação das concentrações de sulfatos e de ferro e a redução de p. H no local de drenagem. O beneficiamento do carvão gera rejeitos sólidos, que são depositados no local das atividades

Impactos socioambientais na utilização • Emissão de material particulado e de gases poluentes, dentre

Impactos socioambientais na utilização • Emissão de material particulado e de gases poluentes, dentre os quais se destacam o dióxido de enxofre (SO 2) e os óxidos de nitrogênio(NOx). • Além de prejudiciais à saúde humana, esses gases são os principais responsáveis pela formação da chamada chuva ácida, que provoca a acidificação do solo e da água e, conseqüentemente, alterações na biodiversidade, entre outros impactos negativos, como a corrosão de estruturas metálicas.

Uso das fontes de energia Fonte Energética % do uso mundial* % do uso

Uso das fontes de energia Fonte Energética % do uso mundial* % do uso no Brasil (1998)** Fóssil: carvão petróleo gás natural Nuclear Hidráulica Biomassa: lenha álcool 27, 0 39, 9 23, 2 4, 9 33, 6 2, 7 7, 3 0, 6 2, 7 38, 6 8, 5 10, 0 Problemas associados Poluição do solo e da água, pela mineração e processamento; poluição atmosférica pela emissão de gases e partículas na combustão. Principais responsáveis pelo efeito estufa. Alto risco de acidentes e sérios problemas com rejeitos. Grande impacto ambiental em função das alterações na paisagem e das grandes áreas alagadas. Desmatamento e monoculturas. Tem a vantagem de anular o efeito estufa já que o replantio da cultura utilizada significa crescimento da área verde.

Carvão mineral nacional Baixo poder calorífico Altos teores de cinza (entre 47% e 58%)

Carvão mineral nacional Baixo poder calorífico Altos teores de cinza (entre 47% e 58%) Altos teores de enxofre (1, 0% a 4, 7%) Necessidade de melhorias das tecnologias para aproveitamento.