A desintegrao da Iugoslvia um exemplo de reconfiguraofragmentao

  • Slides: 6
Download presentation
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização

A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada e compreendida como fenômeno complexo e multidimensional (social, econômica, política, cultural, espacial, etc. ) evitando-se tomá-la simplesmente como sinônimo, por exemplo, de processos econômicos de abertura de mercados ou expansão dos fluxos financeiros internacionais. Alguns processos de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial verificados nas últimas décadas foram motivados por conflitos geopolíticos ou étnico-culturais que se manifestam regionalmente. Foi o caso da Iugoslávia

Formação da Iugoslávia – breve resumo Ø O início da formação da Iugoslávia começou

Formação da Iugoslávia – breve resumo Ø O início da formação da Iugoslávia começou no final da Primeira Guerra Mundial com a dissolução da monarquia austro-húngara, que deu origem a estados nacionais, entre eles o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Após alguns tratados políticos entre os governantes da região, em 1929, foi declarada a formação do Reino da Iugoslávia. Ø Com a Segunda Guerra Mundial, a região tornou-se estratégica para a dominação alemã. As ideias de Hitler dividiam as opiniões dos cidadãos iugoslavos. Enquanto os croatas, encabeçados pela organização nacionalista Ustase, apoiavam a invasão alemã, o governo iugoslavo, sob a atuação do Conselho Antifascista de Libertação Nacional, liderado por Josip Broz Tito, lutava contra as investidas de Hitler Ø Por conta de sua luta contra os alemães, Tito se tornou popular e foi escolhido para o cargo de primeiro -ministro do Reino da Iugoslávia, em 1945. Ele participou da formação da Iugoslávia Democrática Federal, cuja constituição foi promulgada em 31 de janeiro de 1946.

A Iugoslávia ficou organizada como federação formada por seis repúblicas e duas provinciais autônomas

A Iugoslávia ficou organizada como federação formada por seis repúblicas e duas provinciais autônomas pertencentes à república da Sérvia. Eram elas: República Socialista da Bósnia e Herzegovina República Socialista da Croácia República Socialista da Macedônia República Socialista da Montenegro República Socialista da Eslovênia República Socialista de Sérvia Províncias: Kosovo e Voivodina.

Juntar seis repúblicas, duas províncias significou colocar sob o mesmo teto cinco povos diferentes,

Juntar seis repúblicas, duas províncias significou colocar sob o mesmo teto cinco povos diferentes, cinco línguas distintas, três religiões opostas, dois alfabetos e um partido controlador, o comunista. De fato, não daria certo exigir que populações tão díspares ficassem extremamente realizadas com a imposição de um governo único. Sérvios, montenegrinos, eslovenos, macedônios e croatas possuem tantas divergências quanto podemos imaginar. A Iugoslávia configurava-se com um verdadeiro “caldeirão étnico”.

Ø A morte de Josip Broz Tito em 1980) foi determinante para a decadência

Ø A morte de Josip Broz Tito em 1980) foi determinante para a decadência da Iugoslávia. A partir de 1980, a presidência do país passou a ser colegiada entre os países integrantes. Assim, havia um rodízio de governantes de origens diferentes o que motivou a insatisfação popular e os pedidos de separação e desmembramento das repúblicas. Os movimentos nacionalistas em prol da independência tornam-se intensos. Ø 1991 – Independência da Croácia, Eslovênia e Macedônia. Sérvia e Montenegro se unem e forma uma “”nova” Iugoslávia – República Federal da Iugoslávia. Ø 1992 – Independência da Bósnia-Herzegovina E então, novamente a confusão estava armada. Os sérvios que viviam no território da Bósnia (formada principalmente por macedônios e sérvios) se opunham à separação e exigiam que o território permanecesse integrado à nova Iugoslávia. Logo, os sérvios e croatas iniciaram um limpeza étnica: os sérvios, católicos, matavam os croatas, muçulmanos na Bósnia; enquanto os croatas matavam minorias sérvias na Croácia. A situação foi resolvida somente em 1995. Assim, somente Sérvia e Montenegro permaneciam unidos. União que durou até 2006, quando os montenegrinos foram as urnas e 55, 5% optou pela separação da Sérvia. Este foi o fim da Iugoslávia.

Fonte: http: //pnld. moderna. com. br/2012/01/31/formacaoda-iugoslavia/

Fonte: http: //pnld. moderna. com. br/2012/01/31/formacaoda-iugoslavia/