A ALIANA ETERNA SE DESENVOLVENDO NUMA ALIANA PESSOAL

  • Slides: 9
Download presentation
A ALIANÇA ETERNA SE DESENVOLVENDO NUMA ALIANÇA PESSOAL Rute 1

A ALIANÇA ETERNA SE DESENVOLVENDO NUMA ALIANÇA PESSOAL Rute 1

Introdução ● ● Quando era jovem e começava a pensar em casamento, recebi um

Introdução ● ● Quando era jovem e começava a pensar em casamento, recebi um conselho de que o casamento era um acordo que deveria ser vantajoso para ambas as partes, caso contrário não deveria ser mantido. A pessoa que me deu o conselho já casou quatro vezes. Vivemos uma época de relacionamentos utilitários. Contratos são feitos e desfeitos dentro da vantagem que apresentam para as partes. Quando olhamos para a forma como Deus se relaciona conosco, vemos que a fidelidade de Deus, está baseada no seu caráter santo e puro e não no que temos a oferecer a Ele. Quando olhamos o desenrolar do plano salvador de Deus através das genealogias do Messias em Mateus, vemos algumas mulheres , o que não é muito comum, principalmente se considerarmos que a maioria delas era de origem pagã.

Introdução ● Uma destas mulheres foi Rute. Deus na sua providencia colocou uma mulher

Introdução ● Uma destas mulheres foi Rute. Deus na sua providencia colocou uma mulher moabita na genealogia do Salvador do mundo, no plano nacional ela foi bisavó do maior rei de Israel, Davi. LEITURA: RUTE 1 ● ● A entrada de Rute no plano divino se deu pela vontade exclusiva de Deus, através da aliança no relacionamento entre ela e sua sogra Noemi. Simone Quaresma – Nora -Viva em paz com a sogra, honre, não fale mal, encoraje o marido a cuidar dos pais, em caso de desentendimento deixe seu marido resolver. Sogra – desaprenda a ser mãe, você não é mais a mulher número 1 para seu filho, deixe seu filho governar a casa dele, deixe sua nora cuidar do seu filho, permite que ele a deixe, não tenha ciúmes.

Proposição Deus desenvolve seu plano através de alianças que sustentam os relacionamentos. Deus é

Proposição Deus desenvolve seu plano através de alianças que sustentam os relacionamentos. Deus é um Deus de alianças e um Deus relacional.

I – Formação da aliança. Embora o texto não fale, creio que a decisão

I – Formação da aliança. Embora o texto não fale, creio que a decisão de fugir da fome indo a uma terra estranha não foi a mais acertada. Saíram da terra do pão, Belém, atrás de alimento e encontraram a morte. (Uma solução humana, mas Deus tem seu plano soberano mesmo em meio aos planos tortuosos) Os filhos de Elimeleque casaram com jovens moabitas. (Não era o melhor dos casamentos, mas na época dos juízes o povo nem sempre seguia a lei) Noemi ouviu que o Senhor se lembrou do seu povo em Belém e lhe deu pão. (Existe esperança, Deus não se esquece do seu povo)

II – Liberação da aliança. Noemi libera suas noras para retornarem. Ela não tinha

II – Liberação da aliança. Noemi libera suas noras para retornarem. Ela não tinha mais nada para oferecer. NÃO tinha mais filhos NÃO tinha mais idade NÃO havia tempo para esperar Abandonar a aliança com a sogra talvez fosse a melhor opção para elas naquele momento. Iriam para sua casa paterna Poderiam casar novamente Estariam entre seu povo Orfa inicialmente manteve-se com Noemi sob a emoção.

III – Manutenção da aliança. Orfa deixou Noemi, Rute se apegou a ela. Não

III – Manutenção da aliança. Orfa deixou Noemi, Rute se apegou a ela. Não é o amor que sustenta a aliança, e sim a aliança que sustenta o amor. Vejamos alguns exemplos de votos de aliança. Adão fez um declaração quando viu Eva (Gn 2. 23). O povo fez uma declaração semelhante quando chamou Davi para reinar sobre eles (2 Sm 5. 1). Um exemplo do amor por compromisso é aquele que exite nos relacionamentos de sangue. Quando temos um filho, passamos a amá-lo porque ele é nosso sangue, porque somos responsáveis por ele, não esperamos nada em troca. Todos os relacionamentos mais significativos deveriam ser assim.

III – Manutenção da aliança. ● ● Compromisso de estar sempre juntos; – Onde

III – Manutenção da aliança. ● ● Compromisso de estar sempre juntos; – Onde fores, irei; Onde pousares, pousarei. – Onde morrereis, morrerei. Compromisso de união profunda. – Teu povo é o meu povo. – Teu Deus é o meu Deus. • Compromisso feito diante de Deus. O Senhor é testemunha das alianças e isto deve conferir uma seriedade impar aos nossos votos. Mal 2. 10 -16. • Aliança ampliada no tempo do sofrimento. Pv 17. 17 • A aliança sustenta o amor e não o amor que mantém a aliança. Ez 36. 22 -27; 32

Conclusão Rute demonstrou a fé em Deus ao deixar sua terra e ir para

Conclusão Rute demonstrou a fé em Deus ao deixar sua terra e ir para uma outra terra. Rute foi exemplo de como o reino de Deus e o plano divino transcende o povo de Israel e através da fé outros povos também se tornam povo de Deus. Através da fidelidade de Rute a Deus e a sua nora, ela tornou-se ancestral do rei Davi e do Messias.