VULCANOLOGIA O PLANETA TERRA EST EM CONSTANTE ATIVIDADE

  • Slides: 20
Download presentation
VULCANOLOGIA O PLANETA TERRA, ESTÁ EM CONSTANTE ATIVIDADE TECTÔNICA, COM MUITOS VULCÕES ATIVOS. VAMOS

VULCANOLOGIA O PLANETA TERRA, ESTÁ EM CONSTANTE ATIVIDADE TECTÔNICA, COM MUITOS VULCÕES ATIVOS. VAMOS ENTÃO ESTUDAR O VULCANISMO TERRESTRE, E SUAS CONSEQUÊNCIAS ! !

AS ERUPÇÕES VULC NICAS SÃO MANIFESTAÇÕES GRANDIOSAS, ESPETACULARES, E ATERRORIZANTES DA CROSTA TERRESTRE. DEVIDO

AS ERUPÇÕES VULC NICAS SÃO MANIFESTAÇÕES GRANDIOSAS, ESPETACULARES, E ATERRORIZANTES DA CROSTA TERRESTRE. DEVIDO A EMISSÃO DE MATERIAIS DO INTERIOR DA TERRA, NO ESTADO DE IGNIÇÃO.

A MOVIMENTAÇÃO DA CROSTA, ALTERAM AS PRESSÕES DO MAGMA, E FACILITA A FUSÃO DOS

A MOVIMENTAÇÃO DA CROSTA, ALTERAM AS PRESSÕES DO MAGMA, E FACILITA A FUSÃO DOS MAGMAS PROFUNDOS E A EVAPORAÇÃO DOS GASES QUE ELES CONTÊM.

ATIVIDADE TECTÔNICA

ATIVIDADE TECTÔNICA

OS PRODUTOS VOLÁTEIS SOBEM A GRANDE ALTURA NA ATMOSFERA. AS PARTES LÍQUIDAS E SÓLIDAS

OS PRODUTOS VOLÁTEIS SOBEM A GRANDE ALTURA NA ATMOSFERA. AS PARTES LÍQUIDAS E SÓLIDAS SE DEPOSITAM NO ENTORNO DO ORIFÍCIO DE SAÍDA, FORMANDO O CONE VULC NICO, E NO SEU CIMO FORMA UMA CAVIDADE DENOMINADO DE CRATERA VULC NICA, QUE SE PROLONGA EM SUA PARTE INFERIOR POR UM DUTO, PELA QUAL EXPELEM OS GASES, VAPORES E MATÉRIAS EM FUSÃO.

O MAGMA LÍQUIDO E FUNDIDAS CONSTITUEM A ¨LAVA¨ QUE SE DESLIZAM PELAS LATERAIS DO

O MAGMA LÍQUIDO E FUNDIDAS CONSTITUEM A ¨LAVA¨ QUE SE DESLIZAM PELAS LATERAIS DO CONE VULC NICO COMO UMA LAMA EM BRASA, DEVASSANDO E RECOZINDO A MATÉRIA SOLIDIFICADA EM ERUPÇÕES ANTERIORES ALTERANDO A ESTRUTURA E A PAISAGEM ANTERIOR, ELEVANDO ATÉ O NÍVEL ANTERIOR, E FAZENDO COM QUE A ÁREA INVADIDA PELA LAVA SE REESTRUTUREM.

O INÍCIO DE UMA ERUPÇÃO VULC NICA SE DÁ QUANDO A PRESSÃO INTERNA DA

O INÍCIO DE UMA ERUPÇÃO VULC NICA SE DÁ QUANDO A PRESSÃO INTERNA DA C MARA MAGMÁTICA SE ELEVA A PONTO DE EXPLOSÃO EXOTÈRMICA, EXPULSANDO ASSIM O MATERIAL FUNDENTE E INCANDESCENTE RESERVADA EM SEU INTERIOR. A MAGNITUDE DA ERUPÇÃO DEPENDE DA QUANTIDADE DE LAVA QUE É LANÇADA PARA A SUPERFÍCIE E DA SUA COMPOSIÇÃO.

OS NÍVEL ERUPTIVO VARIA MUITO, DE VULCÃO PARA VULCÃO, E ATÉ ENTRE EXPLOSÕES NA

OS NÍVEL ERUPTIVO VARIA MUITO, DE VULCÃO PARA VULCÃO, E ATÉ ENTRE EXPLOSÕES NA MESMA CRATERA. O PRINCIPAL MATERIAL DA LAVA É A SÍLICA, QUE EM BAIXAS CONCENTRAÇÕES PRODUZEM UM MAGMA MENOS VISCOSO, TÍPICOS DOS VULCÕES HAVAÍANOS.

QUANTO MAIOR O TEOR DE SÍLICA, MAIS VISCOSO, ASSIM, TORNANDO MAIS DENSO, RESULTANDO EM

QUANTO MAIOR O TEOR DE SÍLICA, MAIS VISCOSO, ASSIM, TORNANDO MAIS DENSO, RESULTANDO EM ERUPÇÕES MAIS EXPLOSIVAS.

ESTRUTURA DE UM VULCÃO

ESTRUTURA DE UM VULCÃO

OUTRO FATOR É A QUANTIDADE DE GASES DISSOLVIDOS NO MAGMA, QUE AUMENTAM A PRESSÃO

OUTRO FATOR É A QUANTIDADE DE GASES DISSOLVIDOS NO MAGMA, QUE AUMENTAM A PRESSÃO NO DUTO. SE EXISTIREM ESCOMBROS SELANTES NA CRATERA, OS GASES FORÇAM INTERNAMENTE COM GRANDES PRESSÕES, SIMILARES A UMA GARRAFA DE REFRIGERANTE, CERVEJA OU CHAMPAGNE, DEPOIS DE AJITADA. http: //br. geocities. com/saladefisica

EXISTEM CERCA DE 535 VULCÕES ATIVOS, QUE ESTÃO OU PODEM ENTRAR EM ATIVIDADE A

EXISTEM CERCA DE 535 VULCÕES ATIVOS, QUE ESTÃO OU PODEM ENTRAR EM ATIVIDADE A QUALQUER MOMENTO. DESSES, 80 SE ACHAM NO FUNDO OCE NICO.

NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE SÃO VÁRIOS OS CASOS DE CATÁSTROFES VULC NICOS. MUITOS FICARAM

NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE SÃO VÁRIOS OS CASOS DE CATÁSTROFES VULC NICOS. MUITOS FICARAM FAMOSOS, COMO O VESÚVIO, QUE NO ANO 79 DESTRUIU A CIDADE DE POMPÉIA, NA ATUAL ITÁLIA, O KRAKATOA, QUE NO SÉCULO XIX DEVASTOU A ILHA DE JAVA, NA INDONÉSIA.

 A PARTIR DE 1995, O VULCÃO SOUFRIÈRE, NA ILHA CARIBENHA DE MONTSERRAT, ENTROU

A PARTIR DE 1995, O VULCÃO SOUFRIÈRE, NA ILHA CARIBENHA DE MONTSERRAT, ENTROU VÁRIAS VEZES EM ATIVIDADE. A ANTIGA CAPITAL, PLYMOUTH, E TODA A PARTE SUL DA ILHA TIVERAM DE SER ABANDONADAS ÀS PRESSAS EM 1997. O AEROPORTO LOCAL FICOU TOTALMENTE COBERTO POR LAVA.

APROXIMADAMENTE 82% DOS VULCÕES ATIVOS SE SITUAM NA ÁREA DENOMINADA CINTURÃO DO FOGO, NA

APROXIMADAMENTE 82% DOS VULCÕES ATIVOS SE SITUAM NA ÁREA DENOMINADA CINTURÃO DO FOGO, NA JUNÇÃO DA PLACA DO PACÍFICO COM AS PLACAS NORTEAMERICANA, SUL-AMERICANA E INDO-AUSTRALIANA.

A REGIÃO ABRANGE A CORDILHEIRA DOS ANDES, NA AMÉRICA DO SUL; AS MONTANHAS ROCHOSAS,

A REGIÃO ABRANGE A CORDILHEIRA DOS ANDES, NA AMÉRICA DO SUL; AS MONTANHAS ROCHOSAS, NA AMÉRICA DO NORTE; E AS ILHAS DO JAPÃO, DAS FILIPINAS E INDONÉSIA. OUTROS 12% SE LOCALIZAM NA REGIÃO DENOMINADA DORSAL DO ATL NTICO, UMA CORDILHEIRA SUBMARINA QUE CORTA O OCEANO DE NORTE A SUL E TEM A FORMA DE UM "S".

IMAGENS VULC NICAS

IMAGENS VULC NICAS

ESTRUTURA VULC NICA

ESTRUTURA VULC NICA

ERUPÇÃO ANIMADA

ERUPÇÃO ANIMADA