VOZES DO VERBO Voz ativa e Voz passiva

  • Slides: 24
Download presentation
VOZES DO VERBO Voz ativa e Voz passiva

VOZES DO VERBO Voz ativa e Voz passiva

As vozes verbais indicam a maneira como o sujeito se relaciona com o verbo.

As vozes verbais indicam a maneira como o sujeito se relaciona com o verbo. Questão para descobrir: - O sujeito pratica ou sofre ação do verbo? - É agente ou paciente? Para identificar as vozes: O vento agitava as águas. As águas eram agitadas pelo vento.

Voz ativa Um verbo está na voz ativa quando o sujeito é ativo, isto

Voz ativa Um verbo está na voz ativa quando o sujeito é ativo, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo. O caçador abateu a ave. Os pais educam os filhos.

Voz passiva A voz passiva indica que o sujeito sofreu ou foi o recetor

Voz passiva A voz passiva indica que o sujeito sofreu ou foi o recetor da ação expressa pelo verbo. Os trabalhos foram apresentados pelos alunos. Os filhos são educados pelos pais.

Conversão da voz ativa na passiva Pode-se mudar a voz ativa na passiva sem

Conversão da voz ativa na passiva Pode-se mudar a voz ativa na passiva sem alterar substancialmente o sentido da frase. Gutenberg inventou a imprensa. A imprensa foi inventada por Gutenberg.

Transformação entre a voz ativa e a voz passiva Frase na voz ativa O

Transformação entre a voz ativa e a voz passiva Frase na voz ativa O Pedro comeu um pão. Quem? O quê? Sujeito (quem pratica a ação, portanto a frase está na voz ativa) Complemento direto

Transformação entre a voz ativa e a voz passiva Frase na voz passiva Um

Transformação entre a voz ativa e a voz passiva Frase na voz passiva Um pão foi comido pelo Pedro. Sujeito (quem sofre ou recebe a ação, portanto a frase está na voz ativa) Agente da passiva

Transformação entre a voz ativa e a voz passiva Mudanças e procedimentos na transformação:

Transformação entre a voz ativa e a voz passiva Mudanças e procedimentos na transformação: 1. O Complemento Direto da frase ativa muda para o sujeito na frase passiva. 2. O verbo da frase ativa passa a ser construído na passiva com: 1. Verbo auxiliar SER no mesmo tempo e modo do verbo principal da ativa 2. O verbo principal da ativa passa para o particípio passado na passiva 3. O sujeito da frase ativa passa para agente da passiva (geralmente acompanhado pela preposição POR)

Transformação entre a voz ativa e a voz passiva Exemplo esquemático de transformação ativa

Transformação entre a voz ativa e a voz passiva Exemplo esquemático de transformação ativa – passiva: Voz Ativa Voz Passiva Ele bebe água. Água é bebida por ele. Verbo auxiliar Verbo Principal no particípio passado

A transformação da voz ativa anterior foi para a chamada voz passiva analítica. A

A transformação da voz ativa anterior foi para a chamada voz passiva analítica. A voz passiva analítica é frequentemente formada pelo verbo auxiliar ser ou estar seguido do particípio do verbo principal. Exemplos: O homem é afligido pelas doenças. A criança era conduzida pelo pai. As ruas serão enfeitadas. Seriam abertas novas escolas.

Na voz passiva analítica o verbo pode vir acompanhado por um agente da passiva.

Na voz passiva analítica o verbo pode vir acompanhado por um agente da passiva. Exemplos: O Egito é fertilizado pelas enchentes do Nilo. A estrada era percorrida por grandes manadas de bois.

Menos frequentemente, pode-se exprimir a passiva com outros verbos auxiliares. Exemplos de frases na

Menos frequentemente, pode-se exprimir a passiva com outros verbos auxiliares. Exemplos de frases na passiva analítica com outros verbos auxiliares: A aldeia estava isolada pelas águas. = ativa – As águas isolavam a aldeia. A noiva vinha acompanhada pelo pai. = ativa – O pai acompanhava a noiva. O preso ia escoltado pelos guardas. = ativa – Os guardas escoltavam o preso.

Passiva Sintética É formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na

Passiva Sintética É formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (singular ou plural) mais o pronome se (apassivador) Exemplo: Contaram-se histórias estranhas. = Histórias estranhas foram contadas (por alguém).

VOZ REFLEXIVA Na voz reflexiva o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente:

VOZ REFLEXIVA Na voz reflexiva o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente: faz uma ação cujos efeitos ele mesmo sofre ou recebe. Exemplos: Sacrifiquei-me por ele. Os pais contemplam-se nos filhos. A menina penteou-se.

O verbo reflexivo é conjugado com os pronomes me, te, se, nos, vos, se.

O verbo reflexivo é conjugado com os pronomes me, te, se, nos, vos, se. Esses pronomes são reflexos quando se lhes pode acrescentar, respetivamente - a mim mesmo, a ti mesmo a si mesmo a nós mesmos a vós mesmos a si mesmos Exemplos: Classes sociais arrogam-se (a si mesmas) direitos que a lei lhes nega. Errando, prejudicamo-nos (a nós mesmos).

Exercícios de aplicação

Exercícios de aplicação

Classifica as frases quanto à vozdo verbo: A. B. C. D. E. Demoliram-se os

Classifica as frases quanto à vozdo verbo: A. B. C. D. E. Demoliram-se os prédios. As abelhas colhem o néctar. Cumprimentamo-nos cordialmente. A Casa foi reformada. Jupira olhou-se no espelho. (1 (2 (3 (4 (5 ) ) ) voz voz voz ativa passiva analítica passiva pronominal reflexiva recíproca

Diz se as frases seguintes estão na voz ativa, na voz passiva ou na

Diz se as frases seguintes estão na voz ativa, na voz passiva ou na voz reflexiva 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. A criança era conduzida pelo pai. O Pai conduzia a criança. As plantas foram regadas de manhã. Regaram-se as plantas de manhã. Regaram as plantas de manhã. A aldeia estava isolada pelas águas. O preso ia escoltado pelos guardas. Sacrifiquei-me por Jupira. Consideras-te aprovado? Os dois candidatos insultaram-se. Fazia meses que não se viam. Ó povos, por que vos guerreais?

Re-escreve as frases na voz passiva 1. 2. 3. 4. 5. 6. O público

Re-escreve as frases na voz passiva 1. 2. 3. 4. 5. 6. O público aplaudiu a nossa equipa. O professor elogiou a turma. O mato invadiu o terreno. O mato deverá estar a invadir o terreno. Concederam-lhe a licença. A esta hora a diretora talvez já esteja a publicar os resultados exames.

Faz a conversão das frases para a voz ativa 1. 2. 3. 4. 5.

Faz a conversão das frases para a voz ativa 1. 2. 3. 4. 5. O livro foi impresso. As pesquisas serão refeitas pelos alunos. Compraram-se, a pedido do chefe, várias pastas. Teria ele sido readmitido pelo senhor? Muitas dessas árvores foram, por mim, plantadas.

Nas frases seguintes, troca a voz passiva analítica para a sintética 1. 2. 3.

Nas frases seguintes, troca a voz passiva analítica para a sintética 1. 2. 3. 4. Os galhos são cortados e os troncos serrados. Foram retidos os cães e outros animais perigosos. Tinham sido abertos vários concursos naquele ano. Era a primeira cerimónia pública que ia ser realizada ali.

Apenas uma das frases admite a voz passiva. Identifica-a e justifica. Depois passa para

Apenas uma das frases admite a voz passiva. Identifica-a e justifica. Depois passa para a passiva analítica. Gosto de frutas. n Deus criou o mundo. n Este ano foi quente. n

Atenta na seguinte frase: "O velho casarão foi substituído por um enorme edifício. "

Atenta na seguinte frase: "O velho casarão foi substituído por um enorme edifício. " Qual será a forma correta na voz ativa? I. III. IV. O velho casarão, substituíram-no por um enorme edifício Um enorme edifício substituiu o velho casarão. O velho casarão substituiu o enorme edifício. Substituiu-se o enorme edifício pelo velho casarão.

Assinala o item em que o SE indica ação reflexiva. Depois procura identificar qual

Assinala o item em que o SE indica ação reflexiva. Depois procura identificar qual a voz das restantes frases. A. B. C. D. A menina penteia-SE sempre. Não SE dançou à noite. Fizeram-SE novos acordos. Precisa-SE de mais dados.