Viso Cognitiva e Informao Peter Ingwersen Viso cognitiva

  • Slides: 11
Download presentation
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen

Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen

Visão cognitiva da informação n 1. 2. 3. 4. A visão cognitiva apresenta as

Visão cognitiva da informação n 1. 2. 3. 4. A visão cognitiva apresenta as seguintes características: Trata computadores e dispositivos de processamentos como se fossem seres humanos, em que as limitações em relação ao processamento de informação e cognição são estimados (informação e cognição processos). Visão individual em que cada dispositivo do processo é independente, consistindo em um sistema próprio de categorias e conceitos (o modo como cada pessoa vê o mundo). Atual estado de conhecimento (estruturas atuais de conhecimento, expectativas, metas). O sistema de categorias e conceitos dos usuários e seu modelo de mundo é gerado e determinado por uma cognição individual em um contexto social (indivíduos em sociedade).

Ponto central da visão cognitiva da informação Para a Ciência da Informação o ponto

Ponto central da visão cognitiva da informação Para a Ciência da Informação o ponto central da visão cognitiva resume-se, dentre outros, à: n n Variedade de diferenças individuais de estruturas do conhecimento (particularidades). Mecanismos cognitivos coletivos que influenciam a estruturação dos sistemas de classificação e indexação, e suas implicações em relação aos tópicos/conceitos (tipo hierarquia, equivalência, associação).

Ponto central da visão cognitiva da informação n A etapa cognitiva requer informações externas,

Ponto central da visão cognitiva da informação n A etapa cognitiva requer informações externas, produzidas pelo próprio dispositivo de processamento, e são expectativas auto-geradas. Sou capaz de gerar um conhecimento por meio de outros já “acumulados”.

Entendendo informação em CI n Sistema de comunicação da CI (Belkin, 1978) Geradores Textos

Entendendo informação em CI n Sistema de comunicação da CI (Belkin, 1978) Geradores Textos Beneficiários Nível linguístico do sistema Transformação Estados de conhecimento Nível cognitivo do sistema (usuários) Interação Informação Perguntas

Entendendo informação em CI n Equação Fundamental da CI (Brookes, 1980) Estado anômalo do

Entendendo informação em CI n Equação Fundamental da CI (Brookes, 1980) Estado anômalo do conhecimento

Conceito de informação O conceito de informação, sob o ponto de vista da CI,

Conceito de informação O conceito de informação, sob o ponto de vista da CI, deve satisfazer a dois requisitos: 1. Ser resultado de transformação de estruturas geradoras de conhecimento (pela intencionalidade, modelo de estado de conhecimentos dos receptores, e uma forma de sinal). 2. Quando percebida, afetar e transformar o estado de conhecimento dos receptores.

Ciência cognitiva n Estudo do conteúdo, estrutura, função desenvolvimento de representações mentais. e

Ciência cognitiva n Estudo do conteúdo, estrutura, função desenvolvimento de representações mentais. e

Considerações n n O ponto de vista cognitivo torna o estudo do homem o

Considerações n n O ponto de vista cognitivo torna o estudo do homem o ponto de partida e tenta implantar um modelo de processamento de informação em termos de categorias e conceitos a um nível de estados mentais que implica a propriedade de sentido, e não simplesmente manipulação de símbolos. Nos dá uma dimensão mais “humana” (mental / psique) da informação.

Considerações n n n Informação em nível cognitivo é a que transforma o atual

Considerações n n n Informação em nível cognitivo é a que transforma o atual estado de conhecimento de um indivíduo em um novo estado (dependente da recepção). Linguagens e contextos sociais são instrumentos chave neste processo. Linguagem é fundamental para a assimilação da informação (pois é veículo) , assim como o contexto em que os indivíduos se encontram.

Considerações n n n Os conceitos de representação, significado, entendimento e informação são fundamentais

Considerações n n n Os conceitos de representação, significado, entendimento e informação são fundamentais para o ponto de vista cognitivo. O conceito de interpretação (hermenêutica) pode ser considerado como premissa para a representação mental no sentido cognitivo, incluindo situações baseadas em eventos, representações de práticas relatadas, não estando limitados apenas a resultados de contemplação distantes. (Lembrar que a visão cognitiva está centrada no indivíduo. Não aborda o indivíduo como ser social).