Viciaes mentais Viciaes Mentais Fixao mental idia fixa

  • Slides: 32
Download presentation
Viciações mentais

Viciações mentais

Viciações Mentais Fixação mental, idéia fixa ou ainda monoideísmo. Operação mental pela qual o

Viciações Mentais Fixação mental, idéia fixa ou ainda monoideísmo. Operação mental pela qual o Espírito dirige o pensamento a uma idéia central, única e atuante, atribuindolhe importância superior às outras.

Viciações Mentais Um dos dramas do Espírito encarnado ou desencarnado, reside na fixação mental,

Viciações Mentais Um dos dramas do Espírito encarnado ou desencarnado, reside na fixação mental, que é o estado em que a criatura "nada mais ouve, nada mais vê, e nada mais sente, além da esfera desvairada de si mesma" (André Luiz, Nos Domínios da Mediunidade, Cap. 25).

Monoideísmo

Monoideísmo

Monoideísmo "(. . . ) o princípio inteli gente, se individualiza e elabora, passando

Monoideísmo "(. . . ) o princípio inteli gente, se individualiza e elabora, passando pelo diversos graus da anima lidade. É aí que a alma se ensaia para a vida e desenvolve, pelo exercício, suas primeiras faculdades. “A Gênesi”cap. 11, item 23,

Monoideísmo Este domina as substâncias que lhe deram como resultado o controle, por si

Monoideísmo Este domina as substâncias que lhe deram como resultado o controle, por si mesma, do centro de análise e de tomada de decisões, a mente.

Monoideísmo A pequena centelha, o Eu, acordou. De um Ser impulsionado pelos automatismos dos

Monoideísmo A pequena centelha, o Eu, acordou. De um Ser impulsionado pelos automatismos dos instintos passou a ter o poder de observação e escolha.

Monoideísmo Diante de tanto poder maravilhou se. Concluiu, então, que tinha o poder de

Monoideísmo Diante de tanto poder maravilhou se. Concluiu, então, que tinha o poder de interferir na obra do Criador.

Monoideísmo Derrocadas e Desvios De descoberta em descoberta, e delas se orgulhando, foi se

Monoideísmo Derrocadas e Desvios De descoberta em descoberta, e delas se orgulhando, foi se afastando do mundo da Luz, para o qual fora criado, e mergulhando nas trevas.

Monoideísmo q. A partir das omissões, sua mente não traça para sua ascensão. q.

Monoideísmo q. A partir das omissões, sua mente não traça para sua ascensão. q. Leva o para o sub mundo das existências. q. O poder de interferir na obra do Criador foi usado sem o critério de multiplicar o bem.

Não observou a ordem implícita na criação: Primeiro o período formativo da individualidade, (

Não observou a ordem implícita na criação: Primeiro o período formativo da individualidade, ( o Egoísmo) Depois é necessário passar ao processo inverso.

Expandir, ampliando se para o mundo que o rodeia. Interferir, sim, na obra do

Expandir, ampliando se para o mundo que o rodeia. Interferir, sim, na obra do Criador, mas de forma construtiva. Ampliando o bem. Todavia, para alguns, isso não aconteceu.

Essa fixação exacerbou o sentimento de posse, de domínio, de poder. O orgulho, enfim.

Essa fixação exacerbou o sentimento de posse, de domínio, de poder. O orgulho, enfim. Conseqüência inevitável: a queda no Monoideísmo, pois só um desejo lhe prende a atenção, criando com isso uma verdadeira couraça fluídica que o Ser constrói para si. Satisfazer a si, e unicamente a si.

Casos Brandos – Os intransigentes e dogmáticos dos movimentos religiosos. Pais e mães dominadores,

Casos Brandos – Os intransigentes e dogmáticos dos movimentos religiosos. Pais e mães dominadores, que trazem seus filhos numa constante austeridade de trato. Filhos que não possuem um mínimo de respeito pelos pais. Chefes de serviço que ao invés de companheirismo fazem se de terror aos seus subordinados.

Casos Graves – Os possessivos. Dirigentes religiosos fanáticos que levam seus seguidores a práticas

Casos Graves – Os possessivos. Dirigentes religiosos fanáticos que levam seus seguidores a práticas de violência, usando o nome de Deus. Governantes, de todos os níveis, que seduzidos pelo poder levam povos à destruição de forma bestial. Comerciantes fraudulentos que não vacilam em causar prejuízos.

Consequências A fixação traz como conseqüência o atrofiamento, e posterior aniquilamento, dos atributos fisio

Consequências A fixação traz como conseqüência o atrofiamento, e posterior aniquilamento, dos atributos fisio motores dos corpos de manifestação da consciência.

Consequências 1 – Físico, Perispiritual e Espiritual em condições normais. 2 – Início do

Consequências 1 – Físico, Perispiritual e Espiritual em condições normais. 2 – Início do processo monoideístico. Atrofiamento dos atributos. 3 – O corpo Espiritual sem atributos próprios funde se ao perispiritual. 4 – Ao ocorrer a morte do corpo Físico desaparecem, também, os resquícios da forma humanóide do Perispíritual.

Mecanismo da fixação mental Ação do nosso pensamento sobre os fluidos. Kardec coloca: esses

Mecanismo da fixação mental Ação do nosso pensamento sobre os fluidos. Kardec coloca: esses fluidos são o veículo do pensamento. O pensamento pode modificar-lhes propriedades, estando impregnados de qualidades boas ou más dos pensamentos que os colocam em vibração. (GE. , Cap. XIV, item 16)

Mecanismo da fixação mental Esses fluidos prendem-se ao redor de seu emissor, como um

Mecanismo da fixação mental Esses fluidos prendem-se ao redor de seu emissor, como um hálito mental: "Após a partida da Terra, resta uma espécie de atmosfera que os envolve guardando todas essas coisas más, pois o Espírito não está inteiramente desprendido“ (L. E. , Livro II, Cap. VI, perg. 229 -parte I: "Espíritos Errantes").

Mecanismo da fixação mental Esses fluidos atuam no perispírito de modo a criar-lhe sensações

Mecanismo da fixação mental Esses fluidos atuam no perispírito de modo a criar-lhe sensações de felicidade ou sofrimento, conforme o pensamento que os gerou.

Mecanismo da fixação mental Miasmas ou larvas mentais Criações mentais, formas pensamentos, que exigem

Mecanismo da fixação mental Miasmas ou larvas mentais Criações mentais, formas pensamentos, que exigem três elementos essenciais para subsistirem: uma substância orgânica, uma forma aparencial uma energia vital.

Viciações Mentais Nossa preocupação com tudo, nosso desconhecimento dos mecanismos que regem a vida

Viciações Mentais Nossa preocupação com tudo, nosso desconhecimento dos mecanismos que regem a vida psíquica, nosso desprezo pelos ensinamentos Cristãos – Orai e vigiai, são os responsáveis pela má distribuição de nossas energias mentais.

Viciações Mentais Todo mundo hoje em dia sofre de perturbação psíquica, estão todos carentes

Viciações Mentais Todo mundo hoje em dia sofre de perturbação psíquica, estão todos carentes de calmantes, de remédios para dormir, de tratamentos com psicólogos, com psiquiatras, com especialistas em psicossomática.

Auto obsessão São doentes da alma. Percorrem os consultórios médicos em busca do diagnóstico

Auto obsessão São doentes da alma. Percorrem os consultórios médicos em busca do diagnóstico impossível para a medicina terrena. São obsessores de si mesmos, vivendo um passado do qual não conseguem fugir.

Fazer o Bem O Bem – É a onda permanente da vida a irradiar-se

Fazer o Bem O Bem – É a onda permanente da vida a irradiar-se como sol. É expansão É crescimento É harmonia

Fazer o Bem O mal – é a mesma onda a enovelar-se sobre si

Fazer o Bem O mal – é a mesma onda a enovelar-se sobre si mesma, gerando a treva. É condenação É atraso É desequilíbrio

PAZ E SERENIDADE, SEMPRE Paz em meio da tormenta — eis o lema do

PAZ E SERENIDADE, SEMPRE Paz em meio da tormenta — eis o lema do verdadeiro construtor do Bem, que dessa forma se prepara na urgência da hora, para as grandes empreitadas evolutivas deste fim de século que exigirão dos servidores do Senhor, que estejam em equilíbrio, todo o seu contingente de recursos vitais e espirituais.

PAZ E SERENIDADE, SEMPRE

PAZ E SERENIDADE, SEMPRE

Melhorando se, a humanidade verá depurar se a atmosfera fluídica em cujo meio vive,

Melhorando se, a humanidade verá depurar se a atmosfera fluídica em cujo meio vive, porque não lhe enviará senão bons fluidos, e estes oporão uma barreira à invasão dos maus.

Tenha sempre bons pensamentos porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras Tenha

Tenha sempre bons pensamentos porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras Tenha boas palavras porque as suas palavras se transformam em suas ações Tenha boas ações porque as suas ações se transformam em seus hábitos.

Tenha bons hábitos porque os seus hábitos se transformam em seus valores Tenha bons

Tenha bons hábitos porque os seus hábitos se transformam em seus valores Tenha bons valores porque os seu valores se transformam no seu próprio destino. Mahatma Gandhi