Versos e Esquema rtmico Karla Faria Versos podem

  • Slides: 12
Download presentation
Versos e Esquema rítmico Karla Faria

Versos e Esquema rítmico Karla Faria

Versos podem ser Métrica Regular Irregular (versos livres) Sem rimas – versos brancos

Versos podem ser Métrica Regular Irregular (versos livres) Sem rimas – versos brancos

As rimas podem ser Emparelhadas ou paralelas (1º com 2º, 3º com 4º esquema:

As rimas podem ser Emparelhadas ou paralelas (1º com 2º, 3º com 4º esquema: AABB): No rio caudaloso que a solidão retalha, na funda correnteza na límpida toalha, deslizam mansamente as garças alvejantes; nos trêmulos cipós de orvalho gotejantes. . . (Fagundes Varela) Alternadas ou cruzadas (1º com 3 º, 2º com 4º esquema: ABAB): Amor, essência da vida, é uma expressão de Deus. Alma, não fique perdida! Ele luz os dias seus.

 Opostas (1º com 4º, 2º com 3º - esquema: ABBA): Mais de mil

Opostas (1º com 4º, 2º com 3º - esquema: ABBA): Mais de mil anos-luz já separado, Naquela hora, do meu pensamento. O filme de uma vida, ínfimo momento, O derradeiro instante havia impregnado. (Ferraz - http: //www. escrevo. net/index. php) Encadeadas (a palavra final do verso rima com uma palavra do meio do verso seguinte): "Quando alta noite n'amplidão flutua Pálida a lua com fatal palor, Não sabes, virgem, que eu te suspiro E que deliro a suspirar de amor. " (Castro Alves)

 Quanto à natureza, as rimas classificam-se em: Rimas pobres: quando as palavras que

Quanto à natureza, as rimas classificam-se em: Rimas pobres: quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical (substantivo com substantivo, por exemplo). Rimas ricas: quando as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes (um substantivo e um adjetivo, por exemplo). Examinemos o quarteto abaixo: Um mestre, embora muito sonhador, Precisava esconder sua afeição. . . Na Idade Média, uma imortal paixão uniu uma aluna e um professor. (Mardilê Friedrich Fabre) A palavra paixão, que é um substantivo, rima com afeição, que também é um substantivo. Temos rima pobre. A palavra professor, que é um substantivo, rima com sonhador, que é um adjetivo. Temos rima rica.

 Rimas preciosas: quando as palavras que rimam apresentam estruturas gramaticais diferentes. Por exemplo:

Rimas preciosas: quando as palavras que rimam apresentam estruturas gramaticais diferentes. Por exemplo: estrela com vê-la. Quanto à fonética, as rimas classificam-se em: Perfeitas: quando todos os fonemas (sons das letras), a partir das últimas vogais tônicas dos versos são iguais. Exemplo: vida e perdida. Imperfeitas: quando os fonemas são semelhantes a partir das últimas vogais tônicas dos versos. Exemplo: Deus e céus. Toantes: quando somente as últimas vogais tônicas dos versos são iguais. Exemplo: hora e bola

Escansão e esquema de rimas

Escansão e esquema de rimas

 Mi/nha/ ter/ra/ tem/ pal/mei/ras, / Mi/nha/ te/rra/ tem/ pal/mei/ras, On/de/ can/ta/ o/ Sa/bi/á;

Mi/nha/ ter/ra/ tem/ pal/mei/ras, / Mi/nha/ te/rra/ tem/ pal/mei/ras, On/de/ can/ta/ o/ Sa/bi/á; / On/de/ can/ta o/ Sa/bi/á; / As/ a/ves/ que/ a/qui/ gor/jei/am, / A/s a/ves/ que a/qui/ gor/jei/am, Não/ gor/jei/am/ co/mo/ lá. / ( 8 sílabas gramaticais ) ( 7 sílabas poéticas ) ( 9 sílabas gramaticais ) ( 7 sílabas poéticas ) ( 7 sílabas gramaticais ) ( 7 sílabas poéticas )

Canção do Exílio- Gonçalves Dias Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As

Canção do Exílio- Gonçalves Dias Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar sozinho, à noite Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.

 Minha terra tem macieiras da Califórnia onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas

Minha terra tem macieiras da Califórnia onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas da minha terra são pretos que vivem em torres de ametista, os sargentos do exército são monistas, cubistas, os filósofos são polacos vendendo a prestações. A gente não pode dormir com os oradores e os pernilongos. Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda. Eu morro sufocado em terra estrangeira. Nossas flores são mais bonitas nossas frutas mais gostosas mas custam cem mil réis a dúzia. Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade e ouvir um sabiá con certidão de idade!

 http: //www. recantodasletras. com. br/teorialiter aria/254761

http: //www. recantodasletras. com. br/teorialiter aria/254761