VEDE SENHOR Vede Senhor quanta gente Nunca ouviu

  • Slides: 15
Download presentation
VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós. Quanta gente não

VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós. Quanta gente não sabe Que deve amar alguém, Senhor aceita-nos assim. Vede Senhor, nós chegamos Prontos a dar o que temos. A vida alegre ou triste, O amor que em nós existe, Senhor, aceita-nos assim. Lalala… A vida alegre ou triste, O amor que em nós existe, Senhor, aceita-nos assim.

Vimos a Estrela e viemos. . .

Vimos a Estrela e viemos. . .

Celebramos hoje a festa da Epifania e a conclusão do tempo litúrgico do Natal.

Celebramos hoje a festa da Epifania e a conclusão do tempo litúrgico do Natal. Lembramos a adoração de Jesus pelos Reis Magos que representam todas as pessoas do mundo. A palavra "Epifania" significa: Manifestação de Deus aos homens.

A Liturgia recorda a manifestação de Jesus como "Luz" que atrai a si todos

A Liturgia recorda a manifestação de Jesus como "Luz" que atrai a si todos os povos. Esta "Luz" encarnou na nossa história, para iluminar o caminho dos homens com uma proposta de salvação.

Ao encontro de Jesus vêm os Reis Magos, atentos aos sinais da chegada do

Ao encontro de Jesus vêm os Reis Magos, atentos aos sinais da chegada do Messias. Aceitam-No como "Salvação de Deus" adorando-O. A Salvação, rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se, agora, uma oferta universal.

Nesta narrativa de São Mateus, não estamos perante uma reportagem jornalística que faz a

Nesta narrativa de São Mateus, não estamos perante uma reportagem jornalística que faz a cobertura oficial da visita de três chefes de estado a outro país. Estamos diante de uma CATEQUESE destinada a apresentar Jesus como Salvador de todos os homens.

- A Estrela, não é um astro no céu, mas a pessoa de Jesus.

- A Estrela, não é um astro no céu, mas a pessoa de Jesus. Ele é a "Luz" anunciada pelos profetas. Ele é a Luz que ilumina todos os povos e nações. - Os Magos, representam todos os homens que vão ao encontro de Jesus e se deixam guiar pela sua mensagem de paz e de amor. - Intenção de Mateus era apresentar Jesus como o Messias, o novo Moisés. . . o ungido de Deus, recusado pelos judeus e aceite pelos pagãos que formarão o novo Israel, o novo povo de Deus: a Igreja.

+ ATITUDES diferentes perante a estrela: -ADORAÇÃO: os Magos viram a "estrela", deixaram tudo

+ ATITUDES diferentes perante a estrela: -ADORAÇÃO: os Magos viram a "estrela", deixaram tudo e puseram-se a caminho para descobri-Lo e adorá-Lo. Ajoelharam-se diante Dele, e reconheceram-No como sendo a Luz do mundo. -Os Magos representam todos os povos! "Vimos …e viemos…"

- INDIFERENÇA: Os Sacerdotes conheciam bem as Escrituras. Sabiam até o lugar onde deveria

- INDIFERENÇA: Os Sacerdotes conheciam bem as Escrituras. Sabiam até o lugar onde deveria nascer, mas não perceberam o sinal da Sua chegada, nem se preocuparam em ir ao Seu encontro. Estavam muito seguros da sua sabedoria, orgulhosos… e por isso não tiveram a alegria de adorar o Salvador. O orgulhoso não precisa de Deus.

- REJEIÇÃO TOTAL: Herodes, que tentou apagar esta luz. Simboliza os grandes deste mundo.

- REJEIÇÃO TOTAL: Herodes, que tentou apagar esta luz. Simboliza os grandes deste mundo. Temeu a Sua chegada. Poderia roubar-lhe o trono. Todos viram a mesma realidade: um menino recém-nascido, mas as respostas foram e são diferentes. . .

- Com quem nos assemelhamos? -Com os magos, atentos aos sinais, capazes de ler

- Com quem nos assemelhamos? -Com os magos, atentos aos sinais, capazes de ler os acontecimentos da nossa vida e da história do mundo à luz de Deus? - Com os sacerdotes, orgulhosos de seu saber, mas acomodados? - Com Herodes, que procura matar o menino?

+ O Caminho dos Magos. . . O itinerário seguido pelos magos para encontrar

+ O Caminho dos Magos. . . O itinerário seguido pelos magos para encontrar Jesus é um caminho a ser seguido por todos nós, na nossa procura de Deus: - Estar atentos aos sinais (estrela), - Perceber que Jesus traz a Salvação, - Pôr-se a caminho para o encontrar. . . - Perguntar aos “judeus”, que conhecem as Escrituras, o que fazer, - Encontrar Jesus e o adorá-Lo. . .

"Os magos viram a estrela e vieram adorá-Lo". Os magos aceitaram o convite e

"Os magos viram a estrela e vieram adorá-Lo". Os magos aceitaram o convite e não perderam a esperança: -nem mesmo na incompreensão dos contemporâneos… -nas dificuldades da longa caminhada… - na ignorância e maldade de Herodes… - nem estranharam o ambiente rústico do menino, procurado como Rei dos judeus.

Se olharmos o mundo e os homens com os olhos da fé… Tudo será

Se olharmos o mundo e os homens com os olhos da fé… Tudo será uma manifestação e presença de Deus… Uma perene Epifania. . . Os magos não se apresentaram de mãos vazias… Ofereceram as suas riquezas: ouro, incenso e mirra. . . E nós, o que temos para oferecer?

SE CRÊS EM DEUS Se crês em Deus, Se acreditas que Ele há-de voltar.

SE CRÊS EM DEUS Se crês em Deus, Se acreditas que Ele há-de voltar. Segue o caminho que Jesus nos veio ensinar E então verás que a vida se pode tornar melhor. Cantarei, cantarei O que Deus veio ensinar Que a maneira de chegar ao céu É amar, é amar O pobre, o rico, o pecador E tudo o que nesta vida é querido do senhor. Se Deus quiser Hei-de deixar de pensar em mim E assim roubar tempo ao tempo para o adorar Serei feliz e comigo será todo o que cantar.