Vdeo aula de Cincias 7 ano Captulo 4

  • Slides: 4
Download presentation
Vídeo aula de Ciências 7° ano Capítulo 4 O ambiente aquático e a região

Vídeo aula de Ciências 7° ano Capítulo 4 O ambiente aquático e a região costeira. Prof. ª Maria da Glória

O ambiente aquático e a região costeira. Vida no mar. As regiões do mar

O ambiente aquático e a região costeira. Vida no mar. As regiões do mar onde há maior biodiversidade são as menos profundas, que ficam perto do litoral. Com a abundancia de luz e sais minerais, as algas do fito plâncton se reproduzem rapidamente e servem de alimento a muitos consumidores aquáticos e terrestres. Corrente de ressurgência -> leva os sais minerais existentes no fundo do mar para a superfície oceânica que é iluminada, aumentando a disponibilidade de nutrientes para os organismos aquáticos dessa região. Os recifes de corais são regiões de grandes biodiversidade, que se desenvolvem em águas pouco profundas e quentes. Os corais obtêm boa parte de seu alimento de algas que vivem dentro de seus corpos, e enquanto isso fornecem a elas sais minerais e gás carbônico. Fora das regiões costeiras, são depositadas no fundo do mar uma grande parte de nutrientes onde há pouca luz. Abaixo de 2 mil metros de profundidade encontra-se a zona abissal, sem nenhuma luz. Muitos peixes que vivem na região abissal têm, em seu corpo, bactérias que emitem luz. Isso vai ajudar a encontrar alimentos e vai ajudar a identificar a fêmea da mesma espécie. Vida na água doce Quando falamos em água doce, sabemos que a quantidade de sais dissolvidos na água é menor do que nos oceanos. A água em movimento nos rios, se desloca das regiões mais altas, a partir das nascentes, para as mais baixas. Os rios recebem grandes quantidades de matéria orgânica dos solos das margens, como folhas e organismos mortos.

Em sua fauna há insetos que ficam sobre as pedras, voam sobre a água

Em sua fauna há insetos que ficam sobre as pedras, voam sobre a água ou nadam. Os moluscos e sangue sugas são invertebrados capazes de se fixar ao substrato ( leito dos rios ou pedras). Piracema é a época de reprodução dos peixes. Nas partes afastadas da margem, próximo a superfície da água, o produtor é fito plâncton e os peixes são a maioria dos consumidores. Nas regiões mais profundas e escuras existem seres decompositores e organismos que se alimentam de restos de matéria orgânica originários das superfícies. Próximo as margens de um lago, onde a água é mais rasa, os produtores são fito plâncton. 3 - Ameaças aos ambientes aquáticos costeiros. A rede de arrasto é uma das ameaças no ambiente aquático. Essa rede vão capturar peixes e outros animais marinhos indistintamente. Essas redes podem provocar a morte de moluscos, crustáceos e peixes pequenos demais para a comercialização. Outra grande ameaça aos ecossistemas aquáticos e o lançamento de substâncias não biodegradável em cursos de água, como metais, e poluentes que se degradam lentamente, como a maioria dos plásticos. O petróleo também é uma grande ameaça para o ambiente aquático. Além dos vazamentos são comuns os navios utilizarem água do mar em diferentes atividades e depois descartam contaminada com petróleo. Uma parte do petróleo espalha-se pela superfície da água e forma uma película que diminui a passagem da luz e impede a troca de gases necessária a fotossíntese. Com isso o fito plâncton é destruído e muitos consumidores também morrem. Os habitat marinho também são prejudicados pela emissão excessiva de gás carbônico na atmosfera. Esse gás se dissolve na água e transforma-se em ácido carbônico, o que aumenta a acidez da água e dificulta a formação de conchas e do esqueleto dos corais.

Roteiro de estudos e Exercícios de fixação. 1° passo: Façam a leitura da pág

Roteiro de estudos e Exercícios de fixação. 1° passo: Façam a leitura da pág 105 a 111. 2°passo: Façam os exercícios abaixo. (lembrando, registre em seu caderno). Exercícios do livro pàg 112 (8 ao 11). 3° passo: Após fazerem os exercícios, enviar para o e-mail: cienciasjoao 23@gmail. com Se possível divulgue no FACEBOOK ou no INSTAGRAM do colégio, não esqueça de colocar nome, data e turma. Colégio João XXIII “Conhecimento nos faz ir mais longe”