Vdeo aula de Cincias 6 ano Prof Maria

  • Slides: 6
Download presentation
Vídeo aula de Ciências 6° ano Prof. ª Maria da Glória

Vídeo aula de Ciências 6° ano Prof. ª Maria da Glória

Capítulo 12 – Tratamento de água e esgoto. 1 - Tratamento da água. -

Capítulo 12 – Tratamento de água e esgoto. 1 - Tratamento da água. - A água que chega nas torneiras de nossa casa, passa por um tratamento que elimina as impurezas e os microrganismo prejudiciais á saúde. Entram em ação vários processos de separação de misturas, que tornam a água própria para no consumo. A água dos mananciais é levada por canais ou tubulações, chamadas adutoras, para as estações de tratamento de água. Depois do tratamento, a água é conduzida para grandes reservatórios e só então é distribuída para as casas. Estação de tratamento de água (ETA) A água é colocada em tanque, onde recebe sulfato de alumínio e outros produtos que facilitam a união de partículas muito finas de areia, argila e outros materiais. Esse processo é chamado de coagulação, é uma preparação para a etapa seguinte. A água então vai para o tanque de floculação, onde a água é agitada. Com isso, as partículas de sujeira se chocam e se unem, formando blocos mais pesados, que recebe o nome de flocos. Depois a água passa para o processo de decantação, na qual a água fica em repouso. Os flocos que se formam no tanque anterior se depositam no fundo e formam um tipo de lodo que é acumulado e bombeado para um canal de esgoto. Na próxima etapa a água vai passar por filtros – é a filtração. Que é formada por várias camadas de cascalho (pequenas pedra), areia e carvão.

Na etapa final do tratamento, a água é misturada a produtos que contém cloro

Na etapa final do tratamento, a água é misturada a produtos que contém cloro (cloração) e outros que contém flúor ( fluoração). O cloro vai mata os microrganismos e o flúor vai proteger os dentes da população. Quando não há estação de tratamento de água. Nos locais onde não existe estação de tratamento, a água é obtida diretamente de rios, lagos, nascentes, represas ou poços. Tipos de poços. Poço raso – Capta água subterrânea das camadas mais próximas da superfície, indo até cerca de 20 m de profundidade, no máximo. Ele deve ser construído longe das fontes de poluição e contaminação – a pelo menos 30 m de distância da fossa séptica. Poço tubular profundo – É mais profundo que o poço comum e capta água de 40 m a 200 m de profundidade. No poço tubular profundo do tipo semiartesiano é necessário um equipamento para bombear água para a superfície. Tratamento do esgoto. -A água que foi usada no banheiro, na cozinha e na limpeza deve ser descartada. Na maioria das residências das grande cidades, essa água é conduzida por encanamentos – que formam a rede de esgoto – até as estações de tratamento de esgoto (ETA), para então erem despejados em rios, lagos ou mar. O tratamento do esgoto é necessário a poluição e a para evitar a poluição e a contaminação da água de rios, lagos e mares por organismos causadores de doenças.

Densidade A densidade é outra propriedade especifica dos matérias. Para conhece-la gerais da matéria,

Densidade A densidade é outra propriedade especifica dos matérias. Para conhece-la gerais da matéria, isto é, vamos começar falando sobre duas propriedades em que todos os corpos possuem massa e volume. Toda matéria tem massa, que pode ser medida em uma balança, e toda matéria ocupa lugar no espaço, ou seja, tem volume. Por exemplo, em relação a massa, pode-se ter um quilograma de arroz e um quilograma de água; em relação ao volume, pode-se ter um litro de água e um litro de leite. Se colocarmos em uma balança de prato, um cubo de chumbo e, no ouro um cubo de alumínio; ambos os cubos com o mesmo volume. A balança e prato funciona como uma gangorra. O prato que contém a maior massa fica em um nível mais baixo do que o outro prato. Isso acontece porque a massa do chumbo é maior do que a do alumínio. Esses matérias diferem, por tanto, na relação entre massa e volume, a qual chamamos de densidade. No exemplo o chumbo é mais denso que o alumínio. Fórmula para calcular a densidade de um material, dividimos sua massa pelo seu volume. d=m/v d= densidade m= massa v= volume

Estação de tratamento de esgoto. -Quando o esgoto chega às estações de tratamento, ele

Estação de tratamento de esgoto. -Quando o esgoto chega às estações de tratamento, ele passa primeiro por grades de metal, que funcionam como uma peneira, para separar o lixo. Esse material pode ser levado para aterros sanitários (são locais construídos especialmente para receber resíduos sólidos 0. -O esgotos passa por reservatórios, no fundo dos quais se deposita o material sólido mais denso que a água – como a terra, a areia e outra partículas. Esse material é removido e levado para outros locais, onde é enterrado. -A porção líquida do esgoto ainda contém partículas menores de material sólido que demoram mais para decantar. Por isso, o esgoto passa lentamente para os outros tanques, no fundo dos quais se forma lodo, rico em matéria orgânica. O lodo do esgoto pode ser levado para um equipamento fechado biodigestores. Nesse equipamento, bactérias fazem a decomposição da matéria orgânica e produzem um gás, o metano, que pode ser usado combustível. Onde não há coleta e tratamento de esgoto. Onde não há tratamento de esgoto, as fossas são uma opção sanitária. Fossa séptica – É um tanque subterrâneo de concreto e impermeável. Essa fossa deve ficar distante da fonte de água potável (como os poços) para evitar que ela seja contaminada. As fossas secas são buracos no chão, com 2 m a 3 m de profundidade e 1 m de diâmetro, onde são lançadas as fezes e a urina. A fossa não pode ser feita em locais que, ao se cavar o buraco, seja encontrado água. É recomendado que a fossa fique 30 m de distância de qualquer fonte água e 1, 5 m acima do lençol subterrâneo, para evitar que a água seja contaminada

1° passo: Façam a leitura da pág: 216 à 225. 2°passo: Façam os exercícios

1° passo: Façam a leitura da pág: 216 à 225. 2°passo: Façam os exercícios abaixo. (lembrando, registre em seu caderno). Livro pág: 226 e 227 (1 ao 9). 3° passo: Após fazerem os exercícios, enviar para o e-mail: cienciasjoao 23@gmail. com Se possível divulgue no FACEBOOK ou no INSTAGRAM do colégio, não esqueça de colocar nome, data e turma. Colégio João XXIII “Conhecimento nos faz ir mais longe”