Vdeo aula de Cincias 6 ano Captulo 4

  • Slides: 6
Download presentation
Vídeo aula de Ciências 6° ano Capítulo 4 A atmosfera e a biosfera. Prof.

Vídeo aula de Ciências 6° ano Capítulo 4 A atmosfera e a biosfera. Prof. ª Maria da Glória

Capítulo 9 - Interação do organismo com o ambiente. 1 – O sistema sensorial.

Capítulo 9 - Interação do organismo com o ambiente. 1 – O sistema sensorial. Os seres humanos e muitos outros animais recebem informações do ambiente e do próprio corpo. As informações são recebidas por células especializadas que podem estar reunidas em órgãos dos sentidos, como os da visão ou da audição e equilíbrio. O conjunto formado por todos os órgãos dos sentidos como sistema sensorial.

Estrutura do olho. A esclera é a camada mais externa e resistente do olho.

Estrutura do olho. A esclera é a camada mais externa e resistente do olho. Na esclera estão presos os músculos que movem o olho. Ela possui uma porção transparente, a córnea (ou corioide). . A corioide forma a íris, que é a parte colorida do olho. . No centro da íris, há uma abertura chamada pupila, que aumenta ou diminui de tamanho, regulando a entrada de luz no olho. . A retina é a camada mais interna do olho na qual estão as células receptoras de luz, que geram os impulsos nervosos levados ao cérebro pelo nervo óptico. . A lente está localizada atrás da íris e da foco a imagem. . O humor aquoso e o líquido que preenche o espaço entre a córnea e a lente, e o humor vítreo é o líquido viscoso que preenche o espaço atrás da lente. . A imagem é formada na retina, mas só será percebida quando os impulsos nervosos gerados na retina chegarem, por meio do nervo óptico, ao cérebro que por sua vez, interpreta a informação e nos fornece a imagem do objeto na posição real. Na retina encontram-se cerca de 160 milhões de células sensíveis a luz, que podem ser de dois tipos: os bastonetes e os cones. Os bastonetes não distinguem cores. Os cones são estruturas responsáveis pela visão do colorido das imagens. Problemas da visão. . Presbiopia ou vista cansada – Esse problema costuma ocorrer depois dos 40 anos. É corrigido com o uso de óculos com lentes que modificam o desvio dos raios luminosos e fazem a imagem formar-se na retina. . Miopia – É o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados. É corrigida com lentes ditas negativas ou divergentes (côncavos) que desviam os raios luminosos e fazem com que a imagem se forme na retina.

. Hipermetropia – A imagem é formada depois da retina. É corrigida com lentes

. Hipermetropia – A imagem é formada depois da retina. É corrigida com lentes convergentes que desviam os raios luminosos e fazem a imagem se formar sobre a retina, corrigindo a hipermetropia. Astigmatismo – É quando a lente ou a córnea tem um formato irregular. Com isso a imagem fica fora do foco em algumas direções. A correção é feita com lente que fazem alguns raios sofrerem mais desvios, do que outros. Catarata – A lente perde parte da transparência e prejudica a visão. O problema é corrigido por meio de cirurgia. Glaucoma – Há um excesso de humor aquoso, o que aumenta a pressão do olho. O tratamento é feito com medicamentos ou cirurgia. Daltonismo – As pessoas têm dificuldade de distinguir cores. 3 – Audição e equilíbrio. - Os órgãos popularmente conhecidos como “ouvidos” nos permitem muito mas do que ouvir sons: eles também são órgãos do equilíbrio e fornecem ao cérebro informações sobre o movimento e a posição do nosso corpo. - O pavilhão auricular capta os sons do ambiente e direciona-os para o meato acústico externo. - O som passa pelo meato acústico externo em direção à orelha média. - A membrana timpânica é elástica e vibra com o som. - A cóclea é um tubo com forma de concha de caracol situada na orelha interna. Nela estão as células receptoras de estímulos sonoros. - Além da cóclea, a orelha interna tem canais, os canais semicirculares, e uma cavidade, o vestíbulo, sendo, por isso, também chamado de labirinto. Os canais e as cavidades estão cheios de liquido.

Olfato - O nariz é o principal órgão relacionado ao olfato. - Na parte

Olfato - O nariz é o principal órgão relacionado ao olfato. - Na parte superior da cavidade nasal, há receptores de substâncias aromáticas, que geram impulsos nervosos que são traduzidos em sensações de odor. Gustação - A língua é o principal órgão do sentido da gustação. - As papilas gustatórias estão distribuídas pelas, bochechas e céu da boca. Nas papilas existem receptores que captam estímulos interpretados como gosto: doce, salgado, azedo, amargo e o umani. Tato - A pele reveste a superfície do corpo e nela existem células especializadas que funcionam como receptores de estímulos táteis. Elas captam informações e enviam-nas ao cérebro, gerando sensações relacionadas ao formato, consistência, textura e temperatura dos matérias.

Roteiro de estudos e Exercícios de fixação. 1° passo: Façam a leitura da pág

Roteiro de estudos e Exercícios de fixação. 1° passo: Façam a leitura da pág 157 á 169 2°passo: Façam os exercícios abaixo. (lembrando, registre em seu caderno). págs: 170, 171 e 172 (do 1 ao 14) 3° passo: Após fazerem os exercícios, enviar para o e-mail: cienciasjoao 23@gmail. com Se possível divulgue no FACEBOOK ou no INSTAGRAM do colégio, não esqueça de colocar nome, data e turma. Colégio João XXIII “Conhecimento nos faz ir mais longe”