Vdeo aula de Cincias 6 ano Captulo 10

  • Slides: 5
Download presentation
Vídeo aula de Ciências 6° ano Capítulo 10 – Interação entre os sistemas muscular,

Vídeo aula de Ciências 6° ano Capítulo 10 – Interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. Prof. ª Maria da Glória

Capítulo 10 – Interação entre os sistemas musculares, ósseo e nervoso. 1 - O

Capítulo 10 – Interação entre os sistemas musculares, ósseo e nervoso. 1 - O esqueleto humano. Os ossos que formam o esqueleto humano atuam nos movimentos servindo de apoio para os músculos. Os ossos também ajudam a proteger diversos órgãos, como os pulmões, encéfalo e a medula espinal. As articulações - São os pontos em que os ossos estão conectados. - Articulações móveis são aquelas onde os ossos podem se movimentar. Algumas delas podem ser comparadas às dobradiças de uma porta: você pode dobrar a perna e o antebraço porque no joelho existem articulações esse tipo. Articulações imóveis não ´há nenhum movimento. Ex: ossos do crânio Tendões – São estruturas alongadas e cilíndricas formadas por tecido conjuntivo denso que ligam as extremidades dos músculos estreados aos ossos. Os ligamentos unem os ossos. Os tendões (também é um tipo de tecido conjuntivo) unem os músculos aos ossos; os meniscos, formados por tecido cartilaginoso, diminuem o impacto e auxiliam a movimentação dos ossos na articulação. Os ossos do crânio - As articulações do crânio são imóveis, com exceção da que existe entre a mandíbula e o osso temporal. Essa articulação é que nos permite, abrir e fechar a boca. Os ossos do crânio formam uma espécie de capacete, que envolve e protege o encéfalo e alguns órgãos dos sentidos.

Os ossos do tronco. - No tronco encontramos as seguintes partes do esqueleto: coluna

Os ossos do tronco. - No tronco encontramos as seguintes partes do esqueleto: coluna vertebral, costelas, osso coxal (do quadril) e esterno. A coluna vertebral é constituída por uma pilha de 33 pequenos ossos, as vertebras. As quatro últimas vertebras no adulto, são soldadas e formam o osso chamado de cóccix. Entre uma vertebra e outra há pequenas “almofadas” de cartilagem, os discos intervertebrais, que amortecem choques quando andamos ou corremos. Eles também permitem os movimentos da coluna. A coluna vertebral protege a medula espinal que faz parte do sistema nervoso. A caixa torácica é formada por doze pares de costelas que protegem os pulmões e o coração. As costelas se prendem à coluna vertebral e ao osso esterno. A cartilagem que une as costelas ao osso esterno permite que elas se movam um pouco durante a inspiração e a expiração, aumentando e diminuindo o volume do tórax. Os membros inferiores e superiores. Os ossos do braço se unem ao tórax pela cintura escapular (ombro), formada pela escápula e pela clavícula. Já os ossos dos membros inferiores se unem ao tronco pela pelve, formadas pelos ossos coxais e pelo sacro. A pelve apoia e protege os órgãos do abdome, e seus ossos largos, assim como a escápula no ombro servem de apoio para os músculos.

Muitos ossos do nosso corpo funcionam como alavancas. As forças são aplicadas pelos músculos.

Muitos ossos do nosso corpo funcionam como alavancas. As forças são aplicadas pelos músculos. Em nossas mãos, os ossos, os diversos tipos de articulação e os pequenos e numerosos músculos atuam em conjunto, possibilitando uma grande variedade movimentos , alguns bastantes preciso. A posição do polegar em relação aos outros dedos possibilitou a produção de ferramentas, a capacidade de segurar objetos e hoje é muito usada quando manuseamos uma tesoura ou escrevemos mensagens no celular, por exemplo. Os ossos dos pés colaboram na locomoção e no equilíbrio do corpo.

Roteiro de estudos e Exercícios de fixação. 1° passo: Façam a leitura da pág

Roteiro de estudos e Exercícios de fixação. 1° passo: Façam a leitura da pág 176 à 181. 2°passo: Façam os exercícios abaixo. (lembrando, registre em seu caderno). Livro pág 190 (1, 2, 3 e 4). 3° passo: Após fazerem os exercícios, enviar para o e-mail: cienciasjoao 23@gmail. com Se possível divulgue no FACEBOOK ou no INSTAGRAM do colégio, não esqueça de colocar nome, data e turma. Colégio João XXIII “Conhecimento nos faz ir mais longe”