V Domingo da Pscoa Jesus o Caminho a

  • Slides: 17
Download presentation
V Domingo da Páscoa Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida! Ano Litúrgico

V Domingo da Páscoa Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida! Ano Litúrgico A

Leituras da Liturgia Eucarística: At 6, 1 -7 Sl 32 1 Pd 2, 4

Leituras da Liturgia Eucarística: At 6, 1 -7 Sl 32 1 Pd 2, 4 -9 Jo 14, 1 -12 (Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida!)

Evangelho - Jo 14, 1 -12 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Não

Evangelho - Jo 14, 1 -12 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós.

E para onde eu vou, vós conheceis o caminho. ' Tomé disse a Jesus:

E para onde eu vou, vós conheceis o caminho. ' Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? ' Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes. '

Disse Felipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!' Jesus respondeu: 'Há tanto tempo

Disse Felipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!' Jesus respondeu: 'Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.

Acreditai-me: eu estou no Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas

Acreditai-me: eu estou no Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai.

Vivenciando. . . Não se perturbem! Jesus recomenda que seus Apóstolos não se perturbem,

Vivenciando. . . Não se perturbem! Jesus recomenda que seus Apóstolos não se perturbem, mas que tenham fé nele! Alguns fatos deixaram o grupo meio sem rumo! O anúncio da traição de Jesus. . . O anúncio da partida de Jesus. . . O fato da negação de Pedro. . . Ficaram realmente perturbados. A tarefa de Jesus era grande: aumentar neles a fé em sua pessoa. É a mensagem do Evangelho de hoje! Jesus consola seus discípulos, incentivando-os à confiança. Que eles acreditem em Deus Pai! Que eles acreditem nele, que é uma coisa só com o Pai. Que seus corações não se perturbem.

Na casa do Pai há muitas moradas! A vida é difícil? Complicada? Complexa? Coragem,

Na casa do Pai há muitas moradas! A vida é difícil? Complicada? Complexa? Coragem, diz-nos Jesus! O Pai nos espera em sua Casa, onde há lugar para todos, onde permaneceremos para sem-pre, na sua Graça, na sua Paz. Confiemos! Voltarei e vos levarei comigo! Jesus diz que virá nos buscar! Só não marca dia nem hora. Não indica as circunstâncias! Mas ele virá. Ele deixou-nos bem claro que virá nos buscar “a fim de que onde eu estiver, estejais também vós!” Com nossa morte ganharemos a união eterna com ele, onde ele está. Ele aguarda por nós e nos acolherá para sem -pre no Reino do Pai.

Jesus é o Caminho! Basta-nos seguir seus passos, prestar atenção nas circunstâncias da caminhada,

Jesus é o Caminho! Basta-nos seguir seus passos, prestar atenção nas circunstâncias da caminhada, compreender bem seus ensinamentos. Jesus explica a Tomé que ele é o Caminho. Por falar assim, Ele se define como Deus. Ele é o Caminho do céu por ser a ver -dade por essência. É a verdade por ser a vida, a perfeição infinita, o princípio de vida. Jesus, Deus e homem, é o único Caminho para se ir ao Pai. Conhecendo Jesus, sua doutrina e suas obras, pela fé conhecem o Pai. "Ninguém chega ao Pai, a não ser por meu intermédio", explica Jesus.

Jesus é a Verdade! Jesus usa a palavra "verdade" no sentido bíblico, que é

Jesus é a Verdade! Jesus usa a palavra "verdade" no sentido bíblico, que é diferente do sentido comum e atual dessa palavra. Significa: Revelação. Dizendo "Eu sou a Verdade", Jesus quer afirmar que ele é a única Revelação do Pai. Não há outro meio de conhecermos algo sobre Deus e o sobre-natural a não ser por Jesus Cristo. Somente Jesus Cristo é, ao mesmo tempo, "Verbo em Deus" e "carne". Um anjo não nos poderia falar de Deus porque anjo é espírito e nós, sendo "carne", não temos comu-nicação com espíritos.

 Um homem também não nos poderia falar de Deus porque, sendo "carne", não

Um homem também não nos poderia falar de Deus porque, sendo "carne", não há possibilidade de ver a Deus, que é espírito. Portanto, só Jesus, que é ao mesmo tempo espírito perfeitíssimo e o "Verbo em Deus", que se fez carne, pode falarnos de Deus. Jesus é a Vida! Dizendo "Eu sou a Vida", Jesus está afirmando que não só "abre a cortina" para vermos a Deus, como comunica a vida de Deus àqueles que creem. A vida de Deus é a vida de união entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, um só Deus. A participação na vida de Deus nos fará amar tanto que seremos iluminados pelo Espírito Santo.

Uma pessoa que vive longe de Jesus, quando o encontra, encon -tra o “Jesus

Uma pessoa que vive longe de Jesus, quando o encontra, encon -tra o “Jesus Verdade”. Pela fé no que é revelado, encontrará o “Jesus que é Vida”. Acreditando na revelação de Jesus, encontrará o “Jesus Caminho”, e por ele seguirá, em busca da paz definitiva. Em ordem cronológica, Jesus diria assim: “Eu sou a Verdade. Se alguém crê em mim como Verda-de, eu lhe dou a Vida. E, para es-te, eu sou o Caminho para o Pai!”

Mostra-nos o Pai! Felipe, confuso, pede logo que Jesus mostre o Pai! E Jesus

Mostra-nos o Pai! Felipe, confuso, pede logo que Jesus mostre o Pai! E Jesus o conforta explicando: “Quem me viu, viu o Pai!” Eis o grande mistério! Basta-nos conhecer Jesus como Filho de Deus. . . ouvir seus ensinamentos. . . admirar suas obras. . . assimilar seus ensinamentos. . . colocar tudo em prática! Tudo é obra do Pai. É o mistério da Trindade! “Eu estou no Pai está em mim”, explica Jesus.

"Quem crer fará obras. . . " Ao doutrinar seus discípulos, Jesus promete a

"Quem crer fará obras. . . " Ao doutrinar seus discípulos, Jesus promete a eles coisas extraordinárias. Chega até a dizer que farão obras mais importantes do que aquelas que ele mesmo fez! Trata-se de um exagero, é claro. Um modo de expressão para animá-los a assumirem de fato a verdade do Evangelho. Um exemplo clássico é o fato que eles farão a obra extraordinária de difundir a Igreja. . . Ela conquistará novos membros por toda parte. Unidos a Jesus, o Salvador, os discípulos reali-zarão prodígios. Quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, eles pregaram a Palavra de Deus convertendo uma multidão de quase três mil homens. É a este tipo de prodígio que Jesus quis se referir.

Como discípulos missionários seus, Jesus nos questiona: - Para onde queres ir? Eu sou

Como discípulos missionários seus, Jesus nos questiona: - Para onde queres ir? Eu sou o Caminho. - O queres seguir? Eu sou a Verdade. - Onde queres permanecer? Eu sou a Vida. A Verdade e a Vida, compreendemos mais facilmente. O Caminho, porém, nem todos o acham. Estamos a caminho da salvação. Encontramos o "Jesus Verdade”, isto é, o "Jesus revelador". Se crermos na sua revelação, Ele nos fará participantes de sua Vida. Se temos Jesus como nossa Verdade e nossa Vida, Ele será o nosso Caminho para o Pai. Não há outro meio de o termos como Caminho a não ser crendo nele como Verdade e participando de sua Vida.

Testemunhando. . . - Jesus é a Verdade. Você está caminhando na verdade? -

Testemunhando. . . - Jesus é a Verdade. Você está caminhando na verdade? - Jesus é a Vida. Você vive nesta vida? Exemplifique. - Jesus é o Caminho. Você segue por este caminho para encontrar o Pai? - Suas obras testemunham esta realidade? - Qual a maior dificuldade para seguir a Cristo?

Créditos: Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com

Créditos: Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com Imagens: Internet Música: Beautiful Savior (instrumental) Formatação: Estela © direitos reservados ©