V Ciclo de Palestras CINTED Centro Interdisciplinar de



























- Slides: 27
V Ciclo de Palestras: CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação SEAD - Secretaria de Educação a Distância/UFRGS Inovações em Tecnologias na Educação: Processos e Produtos PGIE Centro Universitário Franciscano O uso das tecnologias digitais em atividades didáticas nas séries iniciais Drª Gilse A. Morgental Falkembach Lilian Prieto Maria do Carmo B. Trevisan Maria Isabel Danezi UNIFRA – Santa Maria
INTRODUÇ O Este trabalho apresenta materiais educativos digitais, que através do lúdico, servem de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O programa utilizado para o desenvolvimento dos softwares educativos digitais foi o Toolbook – Sistema de Autoria para a plataforma Windows, desenvolvido pela Asymetrix, simulando atividades didáticas, o que vem reforçar, por meio do lúdico, a compreensão que as crianças têm daquilo que já foi trabalhado com elas.
Material Educativo Digital O jogo foi projetado pela profª Sonia Maria Mafassioli Correa, Msc em o Educação, do NDI, CE da UFSM. d n a c O jogo original chama-se CARTOBRINCANDO. É o estudo de noções básicas sobre cartografia através de jogos, cujo objetivo é estabelecer as relações projetivas. Layout e som: n ri B o art Maria do Carmo Foi publicado na Revista do Professor - ano XV - nº 57. Editora CPOEC Barbosa Trevisan Rio Pardo-RS Programação: Gilse A. Morgental Falkembach C es d ida v Ati o ã ç a vi i t A d ix F de s e ad is a t i Dig
Tela de Apresentação Atividades de Fixação
Atividades de Fixação Tela de Identificação do aluno
Atividades de Fixação Tela da Entrada das Atividades (Menu)
Atividades de Fixação Tela 2 - 4 Atividade Descobrir
Atividades de Fixação Tela 3 - 7 Atividade Salada de Frutas
Atividades de Fixação Tela 1 - 1 Atividade Cruzadinha
Atividades de Fixação Tela 3 - 9 Atividade Contar
Atividades de Fixação Tela 1 - 7 Atividade Enigma
Atividades de Fixação Tela 5 - 5 Atividade Completar
Atividades de Fixação Tela 1 - 1 Atividade Caça Palavras
CARTOBRINCANDO O jogo foi projetado pela profª Sonia Maria Mafassioli Correa, Msc em Educação, do NDI, CE da UFSM. O jogo original chama-se CARTOBRINCANDO. Layout e som: É o estudo de noções básicas sobre cartografia através de Maria do Carmo jogos, cujo objetivo é estabelecer as relações projetivas. Barbosa Trevisan Programação: Gilse A. Morgental Foi publicado na Revista do Professor - ano XV - nº 57. Editora CPOEC Rio Pardo-RS Falkembach Score
CARTOBRINCANDO Partindo do ponto I, ande: 2 casas para a DIREITA 2 casa para BAIXO 1 casa para ESQUERDA ONDE VOCÊ CHEGOU?
CARTOBRINCANDO Partindo do ponto I, ande: 2 casas para a DIREITA 2 casa para BAIXO 1 casa para ESQUERDA ONDE VOCÊ CHEGOU?
CARTOBRINCANDO
Atividades Digitais
Atividades Digitais
Atividades Digitais
Atividades Digitais
Atividades Digitais
Atividades Digitais
Atividades Digitais
Atividades Digitais
CONCLUSÃO A partir dos recursos oferecidos pelas tecnologias digitais, subsidiadas pela Informática na Educação, foram criadas aplicações hipermídia, visando reforçar os conteúdos desenvolvidos tradicionalmente em sala de aula. Espera-se que, os softwares implementados estimulem os alunos a se interessar e a estudar mais e que venham a apresentar indícios de aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Espera-se também que o professor se motive a experimentar novas estratégias de ensino, a fim de tornar o processo de ensinar e aprender mais agradável.
CONTATO Gilse A. Morgental Falkembach – gilsemf@terra. com. br Lilian Prieto Maria do Carmo B. Trevisan - mcbtrevisan@hotmail. com Maria Isabel Danezi - danezibel@yahoo. com. br