Utilizando as linguagens em diferentes contextos Linguagens e

  • Slides: 20
Download presentation

Utilizando as linguagens em diferentes contextos Linguagens e Códigos – Aula 01 2º Termo

Utilizando as linguagens em diferentes contextos Linguagens e Códigos – Aula 01 2º Termo do Ensino Médio – EJA – 1º Bimestre Elaboração dos Professores: Márcia Janini Mauro Marcel João Franco Jr

Habilidades Arte: Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria; Língua Portuguesa:

Habilidades Arte: Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria; Língua Portuguesa: Inferir significados, apoiando-se em pistas presentes no texto e na mobilização de conhecimentos prévios; LEM (Inglês): Estabelecer relações lógicodiscursivas, analisando o valor argumentativo dos conectivos.

Objetos de conhecimento Conteúdos, conceitos e processos de criação Música popular x música erudita

Objetos de conhecimento Conteúdos, conceitos e processos de criação Música popular x música erudita em suas características. Gênero textual dissertativo/ expositivo. Arguments and their evidences.

Hora da interação pelo chat Você já ouviu algum trecho de peça erudita, seja

Hora da interação pelo chat Você já ouviu algum trecho de peça erudita, seja em comerciais televisivos, no rádio, na trilha sonora de algum filme, seja em alguma novela? Você conhece alguma composição de Mozart ou Beethoven? Conte um pouco de suas experiências.

Conhecendo conceitos – Arte História da Música – Período clássico (1751 – 1810) Seguindo

Conhecendo conceitos – Arte História da Música – Período clássico (1751 – 1810) Seguindo a tendência artística do período para as outras linguagens, como observado na dança e nas artes visuais, houve profundas modificações tanto em relação à estética quanto no tocante à preferência do público. Desse modo, as canções do Barroco, período anterior, que foram marcadas pela austeridade e rigidez das formas, apresentando tonalidades progressivas, virtuosismo e expressões dramáticas, dão lugar à alegria, à vivacidade, à simetria e ao equilíbrio entre o sistema tonal e as formas mais livres de composição. Os principais compositores deste período foram Mozart e Beethoven.

Conhecendo conceitos – Arte Dados biográficos – Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) Compositor

Conhecendo conceitos – Arte Dados biográficos – Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) Compositor de referência no período clássico, mesmo ainda com forte tendência ao virtuosismo barroco, tamanha a complexidade de suas obras, Mozart teve prolífica carreira, escrevendo mais de 600 obras, entre óperas, concertos, cameratas, sinfonias e cantatas, além de muitas peças para piano e quarteto de cordas. Fortemente influenciado pelos ideais iluministas, era contrário ao teocentrismo, e enfatizava o surgimento de uma nova ordem social regida pela ética e a ciência. Vocabulário: Prolífica – grande, com produções em larga quantidade. Wikimedia Commons/Domínio público. Disponível em: https: //pt. wikipedia. org/wiki/Ficheiro: Wo lfgang-amadeus-mozart_1. jpg.

Conhecendo conceitos – Arte Dados biográficos – Ludwig van. Beethoven (1770 – 1827) Um

Conhecendo conceitos – Arte Dados biográficos – Ludwig van. Beethoven (1770 – 1827) Um dos grandes nomes da música ocidental, ainda hoje influencia não apenas músicas eruditas, bem como canções populares, devido à abrangência de suas obras e teorias musicais. Dotado de enorme poder de síntese e licença poética, utilizava-se de toda sua genialidade em composições criativas. Era muito à frente de seu tempo, rompendo padrões estéticos e as rígidas regras de composição em voga. Traduzindo forte lirismo às suas composições, foi o pioneiro no surgimento do Romantismo por meio da intensidade dramática e da expressão da subjetividade. Perde a audição no fim de sua carreira, escrevendo ainda a 9ª Sinfonia, obra-prima da música erudita. Em suas obras, surgem as sonatas, missas, oratórios, aberturas, fantasias e danças, além de sinfonias e concertos. Wikimedia Commons/Domínio público. Disponível em: https: //commons. wikimedia. org/wiki/File: Beethoven. jpg.

Desafio 1 – Pesquisa Escolha um dos temas abaixo relacionados e realize um trabalho

Desafio 1 – Pesquisa Escolha um dos temas abaixo relacionados e realize um trabalho de pesquisa, coletando textos e imagens em diversas fontes, como livros, jornais, revistas, sites na web, entre outros. Organize esses recortes numa pasta ou realize a colagem destes materiais em seu caderno e, em seguida, escreva um texto falando sobre a experiência de pesquisar e o que você aprendeu. 1. Sistema de notação musical e partituras convencionais/ não convencionais. 2. Período clássico na música. 3. Influências da música erudita em nossos dias.

Hora da interação pelo chat Você sabe o que é um texto dissertativo? Conhece

Hora da interação pelo chat Você sabe o que é um texto dissertativo? Conhece algum exemplo desse tipo de texto ou alguma característica? Comente no chat.

Conhecendo conceitos – Língua Portuguesa Gêneros textuais – Texto Expositivo Morcatelo de papo amarelo

Conhecendo conceitos – Língua Portuguesa Gêneros textuais – Texto Expositivo Morcatelo de papo amarelo – também conhecido como “papangu”, pertence à família dos amarelídeos. Encontrado na região serrana brasileira, faz parte da fauna nacional. Pássaro canoro, de plumagem multicor e um grande peito amarelo-ovo, vive em troncos secos de árvores e seu canto alto e mavioso, com alternância de timbres, dá a entender tratar-se de uma orquestra inteira de aves, quando, na verdade, apenas um pássaro é responsável por todo o som produzido. aula). (Texto fictício, criado especialmente para esta O texto acima, um verbete enciclopédico, é um exemplo de texto expositivo, que tem por finalidade a explicação objetiva, por meio de conceituação, explicação e enumeração.

Conhecendo conceitos – Língua Portuguesa Gêneros textuais – Texto Dissertativo • Possui cunho meramente

Conhecendo conceitos – Língua Portuguesa Gêneros textuais – Texto Dissertativo • Possui cunho meramente informativo, não expressando, portanto, opiniões pessoais ou baseadas no senso-comum; • Sem a intencionalidade de convencer ou modificar os juízos de valor do leitor; • Classificados em dois tipos: o argumentativo(que se utiliza de termos e recursos no sentido de enfatizar o tema central do texto, concordando com variadas opiniões que corroborem as ideias defendidas pelo autor); e o informativo(apresentando apenas a finalidade de divulgar fatos de maneira totalmente imparcial). Fazem parte desta categoria os verbetes de dicionário, os termos enciclopédicos e as entrevistas.

Conhecendo conceitos – Língua Portuguesa Veja um exemplo de texto dissertativo: De acordo com

Conhecendo conceitos – Língua Portuguesa Veja um exemplo de texto dissertativo: De acordo com os estudos de José Ramos Tinhorão, a música popular brasileira, ou MPB, surge da fusão de estilos tradicionais e regionais, com sonoridades contemporâneas, após o declínio da Bossa Nova, na década de 60, do século passado. Assim, “brasilidades” de todas as vertentes concorrem para a criação de uma identidade nacional na música, e observamos então o fenômeno do ressurgimento da música sertaneja, da moda de viola com toques de modernidade: partindo da temática passional expressa nas letras até a melodia, que traduz a mistura de elementos estrangeiros, como polcas, chamamés, guarânias, samba e rock.

Desafio 2 – Registro Registre em seu caderno o que e como você aprendeu.

Desafio 2 – Registro Registre em seu caderno o que e como você aprendeu. Faça este registro como um texto dissertativo-expositivo. Lembrando-se de suas características: • • • Apenas transmitir informações; Não traduzir ideias subjetivas, opiniões pessoais; Uso de duas unidades organizativas: argumentação e informação.

Hora da interação pelo chat Você conseguiu identificar qual tipo e estilo de texto

Hora da interação pelo chat Você conseguiu identificar qual tipo e estilo de texto que lemos anteriormente nesta aula? Coloque sua resposta no chat. . .

Desafio – LEM – Inglês 3 – Arguments and their evidences (argumentos e seus

Desafio – LEM – Inglês 3 – Arguments and their evidences (argumentos e seus exemplos) Ainda sobre o último texto lido, procure identificar nele as informações, bem como os exemplos utilizados que o validam como um texto imparcial, que se atém aos fatos. Destaque os trechos, observando as características do gênero. Com o auxílio de um dicionário, realize a versão do texto (português para inglês). Tente redigir, no mínimo, três frases conforme o modelo, escrevendo sua dissertação. Registre em seu caderno. Veja um exemplo de parágrafo curto no texto dissertativo: Every day we have problems with traffic jam and delays happen frequently. How can we resolve this issue? The state government signaled new measures that assist in the organization of transit. (Todos os dias temos problemas com engarrafamentos e atrasos ocorrem frequentemente. Como podemos resolver essa questão? O governo estadual assinalou novas medidas que auxiliarão na organização do trânsito).

Momento da revisão Nesta aula você aprendeu • Período clássico na música e seus

Momento da revisão Nesta aula você aprendeu • Período clássico na música e seus principais expoentes; • • Gêneros textuais: dissertativo-informativo; Arguments and their evidences (argumentos e seus exemplos).

Finalizando os três desafios propostos, organize seu portfólio (acervo de pesquisas e registros) e,

Finalizando os três desafios propostos, organize seu portfólio (acervo de pesquisas e registros) e, depois, entregue-o para seu(sua) professor(a) no retorno às aulas. Suas produções poderão ser utilizadas no processo de avaliação da aprendizagem. Este portfólio pode ser realizado de forma impressa (por meio de seus cadernos, desenhos ou coleta de imagens em recortes de jornais e/ou revistas) ou de forma virtual, em pastas contendo documentos em diversos formatos (Word, Power. Point ou outros ).

Agradecemos sua presença e participação! Bons estudos e até nosso próximo encontro!

Agradecemos sua presença e participação! Bons estudos e até nosso próximo encontro!

Fonte de pesquisa: CARPEAUX, O. O livro de ouro da história da música. TINHORÃO,

Fonte de pesquisa: CARPEAUX, O. O livro de ouro da história da música. TINHORÃO, J. Pequena história da música popular. Rio de Janeiro: Ediouro, 2008. São Paulo: Editora 34, 2012. CEGALLA, D. Novíssima gramática da língua portuguesa. MARQUES, A. Basic English: texts and graded exercises. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987. São Paulo: Ática, 1991. Fontes de imagens: Acervo pessoal de Marcia Janini França Cardoso: Técnico da Equipe de Arte – Centro de Mídias.