Uso da Radioterapia do Infravermelho e das radiaes

  • Slides: 16
Download presentation
Uso da Radioterapia, do Infravermelho e das radiações ultravioletas no tratamento de doenças

Uso da Radioterapia, do Infravermelho e das radiações ultravioletas no tratamento de doenças

Uso da radiação no tratamento de doenças Antes de falar sobre radiação no tratamento

Uso da radiação no tratamento de doenças Antes de falar sobre radiação no tratamento de doenças é importante entender é a radiação. Podemos dizer que radiação é a energia emitida por uma fonte, que se propaga pelo espaço e tem a capacidade de penetrar materiais. As radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas e, portanto, contêm carga elétrica e magnética. Elas podem ser naturais ou criadas a partir de dispositivos inventados pelo homem. As radiações eletromagnéticas estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas. Luz, ondas de rádio e micro-ondas, raio X e radiação gama são as mais comuns. Já as radiações alfa, beta, feixes de prótons e elétrons são exemplos de radiações em forma de partículas.

RADIOTERAPIA A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio-x, por

RADIOTERAPIA A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir ou impedir que as células anormais do nosso corpo, geralmente tumores, aumentem. Essas radiações não são visíveis e durante a aplicação o paciente nada sentirá. A maioria dos pacientes com câncer ( tumor maligno) é tratada com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou até mesmo curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes. Em alguns casos a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia, que é o uso de medicamentos específicos contra o câncer. Isso vai depender do tipo de tumor e da escolha do tratamento ideal para superar a doença. O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados exames e do estado de saúde do paciente.

De acordo com a localização do tumor, a radioterapia pode ser feita de duas

De acordo com a localização do tumor, a radioterapia pode ser feita de duas formas: Radioterapia externa ou teleterapia A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são, geralmente, diárias. Paciente com tumor na cabeça

Braquiterapia Aplicadores são colocados pelo médico, em contato ao local a ser tratado, e

Braquiterapia Aplicadores são colocados pelo médico, em contato ao local a ser tratado, e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores. Esse tratamento é feito no ambulatório (podendo necessitar de anestesia), de uma a duas vezes por semana. Braquiterapia de câncer de útero

Câncer: antes e depois do uso da radioterapia. Observe a diminuição da quantidade de

Câncer: antes e depois do uso da radioterapia. Observe a diminuição da quantidade de tumores.

INFRAVERMELHO

INFRAVERMELHO

Luz infravermelha sendo aplicada para aliviar a dor na coluna. O tempo de tratamento

Luz infravermelha sendo aplicada para aliviar a dor na coluna. O tempo de tratamento com a luz infravermelha varia entre 10 -20 minutos, sendo que para alcançar os benefícios terapêuticos deve-se manter uma temperatura no local de tratamento entre 40 e 45 °C por pelo menos 5 minutos. A verificação da temperatura pode ser verificada com um termômetro de infravermelho diretamente sobre a área exposta à luz. A temperatura na região tratada deve voltar ao normal após cerca de 30 -35 minutos.

Tratamento de joelho com infravermelho.

Tratamento de joelho com infravermelho.

FOTOTERAPIA ULTRAVIOLETA A fototerapia é uma modalidade terapêutica empregada para tratamento de várias dermatoses

FOTOTERAPIA ULTRAVIOLETA A fototerapia é uma modalidade terapêutica empregada para tratamento de várias dermatoses (doenças que atacam a pele). O início de sua utilização data da Antiguidade, e sua classificação é feita segundo o tipo de irradiação utilizada (UVA ou UVB). Trata-se de opção terapêutica para várias dermatoses de evolução crônica, como a psoríase, o vitiligo, o linfoma cutâneo de células T, a parapsoríase, os eczemas, entre outras, trazendo resultados muito satisfatórios. Além disso, a fototerapia pode ser utilizada associada a vários outros medicamentos sistêmicos, como os retinóides, o metotrexate, a ciclosporina, visando à obtenção de rápido controle das dermatoses com doses menores de medicamentos. Assim como qualquer outra modalidade terapêutica a fototerapia apresenta limitações, como o equipamento necessário, a disponibilidade do paciente em aderir ao tratamento e considerações clínicas como a dose cumulativa total dos raios UV e suas conseqüências, como queimaduras na pele e modificações no DNA (Mutação)

Doenças que podem ser tratadas com a Fototerapia Psoríase Eczema Vitiligo Linfoma cutâneo localizado

Doenças que podem ser tratadas com a Fototerapia Psoríase Eczema Vitiligo Linfoma cutâneo localizado nas costas

LASER O laser é uma fonte de radiação eletromagnética utilizada em bisturis, cauterizadores e

LASER O laser é uma fonte de radiação eletromagnética utilizada em bisturis, cauterizadores e cicatrizantes. Entre as cirurgias que podem ser feitas com laser estão as oculares, gastrointestinais, odontológicas, as dermatológicas, as de remoção de tumores e as cirurgias plásticas. A maior vantagem de utilizar o laser é a precisão na sua aplicação. Apenas áreas muito específicas são atingidas pela radiação eletromagnética que ele produz. Uma das cirurgias dos olhos mais conhecidas é a Cirurgia Refrativa. É um procedimento considerado simples que dispensa a necessidade de intervenção, pois é feita através de equipamentos que utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Cirurgia ocular realizada com laser.

Cirurgia ocular realizada com laser.

1)Fonte de terapia utilizada no tratamento de tumores: a)Radioterapia b)Fototerapia c)Luz infravermelha d)Luz azul

1)Fonte de terapia utilizada no tratamento de tumores: a)Radioterapia b)Fototerapia c)Luz infravermelha d)Luz azul 2) Quando o paciente apresenta uma tumoração na parte externa do corpo ele deve recorrer a: a) braquiterapia b)teleterapia c) fototerapia d)luz infravermelha 3) Quando o paciente apresenta uma tumoração na parte interna do corpo ele deve recorrer a: a) braquiterapia b)teleterapia c) fototerapia d)luz infravermelha

4) Após quatro partidas de futebol, um jogador reclamou com seu técnico pois estava

4) Após quatro partidas de futebol, um jogador reclamou com seu técnico pois estava sentindo muita dor no joelho. Ele foi encaminhado ao médico que sugeriu 10 sessões de tratamento para aliviar a dor. Esse tratamento seria: a)Radioterapia b)Fototerapia c)Luz infravermelha d)Luz azul 5) um homem foi ao hospital realizar sessões de radioterapia. Percebeu que as paredes da sala eram revestidas de chumbo. Qual seria o motivo? a) propagar a radiação para todo o hospital b) impedir a propagação da radiação para outras áreas do hospital c) Limpar a sala d) Não afetar os médicos.

GABARITO 1 A 2 B 3 A 4 C 5 B

GABARITO 1 A 2 B 3 A 4 C 5 B