Universidade Federal de Santa Catarina PrReitoria de Ensino

  • Slides: 18
Download presentation
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de

Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Disciplina: Criatividade e Desenvolvimento de Novos Conceitos UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Professora Doutora Gabriela Gonçalves Silveira Fiates 2014

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo • • Mudança Descoberta Invenção Inovação

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo • • Mudança Descoberta Invenção Inovação Imitação Criatividade O Processo Criativo

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Para compreender de que forma

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Para compreender de que forma a criatividade se manifesta é preciso saber como ela é desenvolvida, no que ela consiste e quais são as diferenças conceituais entre criatividade, descoberta, invenção, imitação, mudança e inovação. n É identificar também conhecer como se dá o processo de geração de uma ideia criativa.

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n No passado acreditava-se que a

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n No passado acreditava-se que a criatividade ocorria por inspiração divina e, geralmente, que era associada às atividades artísticas. n A partir do século XVII, alguns autores tentaram explicar a criatividade segundo 4 abordagens Comportamentalista; Gestaltista; Psicanalítica e Cognitivista: n n n O empirismo deu origem à Teoria Comportamentalista, baseada no estímuloresposta que buscava explicar a criatividade como comportamento condicionado a um estímulo externo. A Teoria Gestaltista, contrapôs a teoria vigente, defendendo que a criatividade era vista então como a busca de soluções para uma gestalt, ou seja, partindo do princípio que a “gestalt” significa que o todo é mais do que a soma das suas partes, as partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo. Esse movimento sustenta que a mente configura os elementos que chegam a ela mediante a percepção ou a memória (a inteligência). Na década de 1950, surgiu a Teoria Psicanalítica com os trabalhos de Freud, relacionando a afetividade com a criatividade.

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Outro humanista que contribuiu para

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Outro humanista que contribuiu para essa teoria de maneira um pouco distinta foi Maslow, que associou a criatividade à autossatisfação de necessidades. n Posteriormente, Guilford (1960) apresentou uma explicação cognitivista a partir de um modelo tridimensional da estrutura do intelecto - Figura 1 apostila.

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n O Modelo apresenta as possibilidades

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n O Modelo apresenta as possibilidades de Operações intelectuais que o indivíduo é capaz de realizar com base em determinados Conteúdos informativos gerando certos Produtos mentais. n O autor propõe 120 formas de combinações possíveis, sendo que a criatividade seria uma dessas operações, representada pelos pensamentos divergentes. O n Guilford recebeu contribuiçoes posteriores de outros autores como Osborn (o pai do Brainstorming), e De Bono que buscou introsuzir elementos da intuiçao e do sonho.

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Mas, o que é efetivamente

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Mas, o que é efetivamente a criatividade? n A criatividade aparece muitas vezes associada a termos como inovação, invenção e descoberta, mas qual a diferença entre eles? n Para começar a entender a diferença é importante começar a entender um conceito um pouco mais amplo que é o de mudança.

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n n n “Mudar” : alterar;

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n n n “Mudar” : alterar; modificar; transformar; pôr em outro lugar; deslocar; remover; desviar; substituir; permutar; trocar etc. O processo de mudança organizacional: corriqueiro mas complexo. Vários conceitos de mudanças organizacionais, propostos por diferentes autores, mostram que não há consenso entre: n se a mudança é planejada ou não; n quais as dimensões impactadas pela mudança; e n quais os motivos que levam a organização a mudar (se em resposta ao meio ambiente externo ou não). De forma genérica pode-se dizer que: Mudança organizacional é qualquer transformação, planejada ou não, em razão de fatores ambientais ou não, em qualquer componente da organização que possa ter consequências relevantes, sejam elas positivas ou negativas.

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Descoberta está relacionado a algo

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Descoberta está relacionado a algo já existente, porém que ainda não foi percebido ou apreendido. A descoberta é oriunda de algum tipo de insight, relacionado a uma capacidade aguçada de percepção e de intuição, de enxergar aquilo que está ali mas ninguém viu daquela forma antes, por exemplo, um uso novo para algo. “Nesse sentido, podemos afirmar que toda descoberta é uma conquista cognitiva que implica invenção e criação. n n Invenção: desenvolvimento de algo novo. A invenção também está associada à capacidade de criação. Ela pode ou não levar à uma inovação. Inovação: é uma invenção com capacidade de geração REAL DE VALOR econômico ou social.

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n A inovação pode ser classificada

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n A inovação pode ser classificada de formas distintas: Shumpeter (Objeto) • lançamento de um novo produto (ou melhoria de qualidade de um produto já existente); • implementação de um novo método de produção (inovação no processo); • abertura de um novo mercado (um novo mercado para exportação); • aquisição de uma nova fonte de oferta de materiais (fornecimento); • criação de uma nova empresa (nova forma de organização • industrial). Tidd, Bessant e Pavitt (extensão de seu impacto) • Inovação incremental –telefone digital • Inovação radical ou distintiva que acontece a partir de melhorias significativas – telefone celular • Inovação de transformação ou revolucionária - internet

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Imitação Padronização • Cópia, reprodução e

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Imitação Padronização • Cópia, reprodução e à • A própria organização repete repetição para produção do seus processos e ações de mesmo efeito, ou seja, fazer modo a produzir os mesmos mais do mesmo. No caso das organizações, significa buscar a sobrevivência fazendo aquilo A exatamente padronização não pode ser impeditiva para que oorganização concorrentepense está em novas e em melhores formas de fazendo. realizar suas atividades!

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Brilhantismo intelectual Dom genético Criatividade NÃO

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Brilhantismo intelectual Dom genético Criatividade NÃO Habilidade inata Sensibilidade artística

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Valor Originalidade Criação Realização Criatividade Novo

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Valor Originalidade Criação Realização Criatividade Novo Possibilidades Sonhos

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Criatividade é a capacidade de

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Criatividade é a capacidade de produzir ideias, descobertas, reestruturações, invenções, objetos artísticos novos e originais que sejam aceitos por especialistas como projetos valiosos no domínio da Ciência, da Tecnologia e/ou da Arte, etc. n Originalidade, utilidade e valor são propriedades do resultado do processo criativo.

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Abordagem de Wechesler Habilidades cognitivas Características

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Abordagem de Wechesler Habilidades cognitivas Características de personalidade Elementos ambientais Criatividade

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Processo Criativo – uma sequência

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo n Processo Criativo – uma sequência de etapas: n Wallas – 4 n Rossmann – 7 n Osborn – 7 n Processo sequencial ou holístico sem divisões. o processo criativo, é uma atividade cognitiva que usa habilidades de pensamento para estabelecer relações novas e úteis, ou seja, soluções criativas a partir de informações que as pessoas já dispõem.

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Para finalizar esta unidade é importante

UNIDADE 1 - Criatividade e o Processo Criativo Para finalizar esta unidade é importante frisar que: n n n A criatividade parece estar mais presente em indivíduos que se sentem pessoalmente motivados. A organização também precisa se empenhar em prover alguns aspectos extrínsecos conforme serão vistos na Unidade 3. O processo criativo é inerente a todos os seres humanos, e as potencialidades criativas tendem a crescer e a se desenvolverem até que atinjam a maturidade.