Universidade Federal de Alagoas Coordenadoria Institucional de Educao

  • Slides: 24
Download presentation
Universidade Federal de Alagoas Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB Curso de Graduação em

Universidade Federal de Alagoas Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB Curso de Graduação em Sistema de Informação INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS (OSM) Profa MSC Milka Alves Correia Barbosa

CONCEITOS BÁSICOS Organização As atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir trabalho entre seus membros

CONCEITOS BÁSICOS Organização As atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir trabalho entre seus membros e equacionar a utilização dos recursos, visando o atendimento de suas necessidades.

CONCEITOS BÁSICOS Sistemas Conjunto organizado, combinação de partes, inter-relacionadas e interdependentes, que formam uma

CONCEITOS BÁSICOS Sistemas Conjunto organizado, combinação de partes, inter-relacionadas e interdependentes, que formam uma unidade, visando à realização de um objetivo ou conjunto de objetivos organizacionais.

ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA Fonte: CARAVANTES, R. C. ; PANNO, C. C. ; KLOECKNER, M.

ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA Fonte: CARAVANTES, R. C. ; PANNO, C. C. ; KLOECKNER, M. C. , 2005, p. 150)

CONCEITOS BÁSICOS Método “O melhor caminho, utilizando a seqüência lógica e mais produtiva de

CONCEITOS BÁSICOS Método “O melhor caminho, utilizando a seqüência lógica e mais produtiva de operações para realizar certa tarefa ou atingir determinado objetivo. É o conjunto de técnicas de trabalho interligadas e ajustadas, que proporcionam a realização da tarefa com menor tempo e dispêndio”.

OS M “Função mista de Organização e Planejamento, desenvolvendo-se na construção da estrutura de

OS M “Função mista de Organização e Planejamento, desenvolvendo-se na construção da estrutura de recursos e de operações de uma instituição, assim como na determinação de seus planos, principalmente na definição dos procedimentos, rotinas e dos métodos (ROCHA, 1998). ”

OSM “Estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades,

OSM “Estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica (CRUZ, 2002). ”

HISTÓRICO OSM Surgiu devido ao crescimento, evolução e complexidade das organizações; Taylor e Fayol;

HISTÓRICO OSM Surgiu devido ao crescimento, evolução e complexidade das organizações; Taylor e Fayol; Expressão usada, inicialmente, por Thomas Wilson, sendo difundida na Inglaterra e em outros países.

HISTÓRICO OSM Chega ao Brasil em 1955, com a criação do Curso de Administração

HISTÓRICO OSM Chega ao Brasil em 1955, com a criação do Curso de Administração Pública da FGV e contratação do consultor da ONU, professor Harry Miller, autor do primeiro livro editado no Brasil sobre O&M.

HISTÓRICO O, S&M Anos 60 a 80: Presença de um setor responsável pela racionalização

HISTÓRICO O, S&M Anos 60 a 80: Presença de um setor responsável pela racionalização administrativa, pelo planejamento e desenvolvimento dos sistemas administrativos e mudanças organizacionais do ambiente interno; Cenário político, econômico, social e cultural demandava a criação de normas, procedimentos e instruções.

HISTÓRICO O, S&M Década de 80: Expansão e disseminação dos conhecimentos de microinformática pelos

HISTÓRICO O, S&M Década de 80: Expansão e disseminação dos conhecimentos de microinformática pelos usuários; Diminuição de tamanho dos computadores de grande e aumento da capacidade tecnológica de linguagens e técnicas de programação de computadores, bem como de técnicas voltadas para bancos de dados e estruturação de sistemas de informação;

HISTÓRICO OSM Década de 80: Descentralização das atividades de O&M para agilização de soluções

HISTÓRICO OSM Década de 80: Descentralização das atividades de O&M para agilização de soluções no próprio local, com o apoio dos Centros de Informação – CI`s; Surgimento dos Programas da Qualidade, com base na experiências japonesa e americana; Reengenharia de Processos; Downsizing e terceirização.

HISTÓRICO OSM Década de 90: O&M passou a sofrer mais modificações decorrentes da evolução

HISTÓRICO OSM Década de 90: O&M passou a sofrer mais modificações decorrentes da evolução dos Modelos de Gestão com novas Tecnologias de Informática ( Hardware e Software ) e Análise de Sistemas; Extinção do tradicional Departamento de O&M do Organograma de muitas empresas; Nova estruturação de O, S&M.

HISTÓRICO O, S&M Década de 2000 Função assessorar e facilitar o trabalho dos demais

HISTÓRICO O, S&M Década de 2000 Função assessorar e facilitar o trabalho dos demais órgãos e não ditar normas. Envolvimento e comprometimento de todos com o (s) Projeto (s) de O&M a serem desenvolvidos pela Empresa. Preocupação com um novo ator: “o homem”.

HISTÓRICO O, S&M Década de 2000 A automatização, vista antes com reservas, transformou-se numa

HISTÓRICO O, S&M Década de 2000 A automatização, vista antes com reservas, transformou-se numa realidade aceita e desejada. Disseminação de recursos tecnológicos, racionalização e estruturação.

ATUAL OSM Mais focada em processos; Estratégica; Auxiliar na elaboração (ou melhoria) dos procedimentos;

ATUAL OSM Mais focada em processos; Estratégica; Auxiliar na elaboração (ou melhoria) dos procedimentos; Consultoria: melhorar os processos da empresa; Objetivos básicos: Eliminar o inútil ou supérfluo; maximizar os resultados; otimizar recursos e minimizar custos.

FUNÇÕES DE OSM Introduzir métodos de trabalho mais eficazes: produtividade, minimização de ociosidade, menor

FUNÇÕES DE OSM Introduzir métodos de trabalho mais eficazes: produtividade, minimização de ociosidade, menor custo possível Eficiência versus Eficácia; Proporcionar melhores resultados;

FUNÇÕES DE OSM Quanto a Pessoas: Racionalizar a distribuição de tarefas Eliminar atividades desnecessárias

FUNÇÕES DE OSM Quanto a Pessoas: Racionalizar a distribuição de tarefas Eliminar atividades desnecessárias Quanto a Recursos/Material: Padronizar documentos Evitar desperdício

FUNÇÕES DE OSM Quanto a Espaço: Melhorar distribuição do espaço Quanto ao Tempo: Evitar

FUNÇÕES DE OSM Quanto a Espaço: Melhorar distribuição do espaço Quanto ao Tempo: Evitar desperdício de tempo e re-trabalho

ATUAÇÃO DE OSM Estrutura organizacional; Desenvolvimento organizacional; Racionalização do trabalho; Controle de sistemas; Sistemas

ATUAÇÃO DE OSM Estrutura organizacional; Desenvolvimento organizacional; Racionalização do trabalho; Controle de sistemas; Sistemas de informação.

ESTRUTURA DE OSM CONSULTORIA Vantagens: Visão imparcial dos problemas Ausência de favoritismo nas soluções

ESTRUTURA DE OSM CONSULTORIA Vantagens: Visão imparcial dos problemas Ausência de favoritismo nas soluções Fácil caracterização dos custos Desvantagens: Consome mais tempo no diagnóstico Desconhece a cultura interna Pode criar dependência

ESTRUTURA DE OSM INTERNO Vantagens: Conhece a cultura interna Consome menos tempo para diagnósticos

ESTRUTURA DE OSM INTERNO Vantagens: Conhece a cultura interna Consome menos tempo para diagnósticos Desvantagens: Pode ser influenciada nas decisões pela estrutura de poder Difícil alocação de custos Propensão a visões de diagnósticos

PROFISSIONAL DE OSM Analista de Organização, Sistemas e Métodos Analista de Negócios Analista de

PROFISSIONAL DE OSM Analista de Organização, Sistemas e Métodos Analista de Negócios Analista de Sistemas Analista de Processos

PERFIL DO ANALISTA habilidade para levantar e analisar dados , elaborar e implantar sistemas

PERFIL DO ANALISTA habilidade para levantar e analisar dados , elaborar e implantar sistemas administrativos; habilidade de lidar com programas, processos, processamentos, métodos e técnicas de análise administrativa; habilidade para manusear computadores; habilidade para reunir idéias de forma lógica.