Unidade II SISTEMAS DE CERTIFICAO DE QUALIDADE EM

  • Slides: 65
Download presentation
Unidade II SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Profa. Dra. Karina

Unidade II SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Profa. Dra. Karina G. Lourenço Mendes

Aspectos legais na organização dos serviços de saúde Auditoria Médica Ética Médica em Enfermeiro

Aspectos legais na organização dos serviços de saúde Auditoria Médica Ética Médica em Enfermeiro Auditor Novos Rumos Aspectos Legais da Direitos da Auditoria Médica Personalidade Circunstâncias Axiológicas da Medicina Contemporânea

Aspectos legais na organização dos serviços de saúde § O Sistema de Controle e

Aspectos legais na organização dos serviços de saúde § O Sistema de Controle e Avaliação é o conjunto de atividades e ações de fiscalização, de controle e de avaliação dos processos e procedimentos adotados, assim como o atendimento prestado, objetivando sua melhor adequação e qualidade, detectando e saneando-lhes eventuais distorções e propondo medidas para seu melhor desempenho e resolubilidade.

Código de proteção e defesa do consumidor Lei 8. 078 – 11/09/1990 Art. 14

Código de proteção e defesa do consumidor Lei 8. 078 – 11/09/1990 Art. 14 – O fornecedor de serviços responde independentemente de existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação de serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. § 4º – A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa. Art. 17 – Para os efeitos desta seção, equiparam-se aos consumidores todas as vítimas do evento.

Aspectos legais na organização dos serviços de saúde - “é vedado ao médico: §

Aspectos legais na organização dos serviços de saúde - “é vedado ao médico: § Art. 81 – Alterar prescrição ou tratamento de paciente, determinado por outro médico, mesmo quando investido em função de chefia ou de auditoria, salvo em situação de indiscutível conveniência para o paciente, devendo comunicar imediatamente o fato ao médico responsável. ”

Auditoria de enfermagem § Surgiu da experiência adquirida ao longo de vários anos de

Auditoria de enfermagem § Surgiu da experiência adquirida ao longo de vários anos de atuação nas áreas administrativa e assistencial. § A Auditoria hoje se faz presente, ajudando as empresas a disputarem melhores posições no mercado.

Auditoria de enfermagem Definição: § Consiste em melhorar os aspectos técnicos nas informações operacionais,

Auditoria de enfermagem Definição: § Consiste em melhorar os aspectos técnicos nas informações operacionais, visando a busca pela Qualidade Total. § É regulamentada pela Lei nº 7498 de 25/06/86 (COFEN).

Auditoria de enfermagem Novas perspectivas no mercado: § Crescente aceitação no mercado na atuação

Auditoria de enfermagem Novas perspectivas no mercado: § Crescente aceitação no mercado na atuação conjunta à Auditoria Médica. § Atuação em Planos de Saúde, Seguradoras e Hospitais.

Auditoria de enfermagem Novas perspectivas no mercado: § Auditoria interna e externa. § Negociações

Auditoria de enfermagem Novas perspectivas no mercado: § Auditoria interna e externa. § Negociações de contratos.

Auditoria de enfermagem Importância: § Visão ampla e geral em relação: § Comportamento de

Auditoria de enfermagem Importância: § Visão ampla e geral em relação: § Comportamento de preços em todo o país. § Distorções que podem ser alvos de estudos para futuras negociações com os recursos hospitalares. § Diferencial entre as taxas de comercialização dos materiais especiais e de alto custo.

Auditoria de enfermagem Interação enfermeiro/equipes. Composição: § Médicos. § Enfermeiros. § Analistas de Contas

Auditoria de enfermagem Interação enfermeiro/equipes. Composição: § Médicos. § Enfermeiros. § Analistas de Contas Hospitalares. Harmonia da Equipe. Melhoria no custo/benefício.

Auditoria de enfermagem Pontos básicos: § Classificação do recurso hospitalar. § Observação do prontuário,

Auditoria de enfermagem Pontos básicos: § Classificação do recurso hospitalar. § Observação do prontuário, sua organização, identificação e diagnóstico do usuário. § Prescrição e evolução médica/enfermagem. § Relatório da auditoria local (médica e de enfermagem) é de grande importância para obter informações sobre a internação.

Auditoria de enfermagem Aspectos importantes da análise de contas: § Taxas cobradas em procedimentos

Auditoria de enfermagem Aspectos importantes da análise de contas: § Taxas cobradas em procedimentos além da cobrança do material utilizado. § Cobrança de diárias hospitalares e taxas de instalações de aparelhos. § Custo dos gases medicinais. § Materiais descartáveis e medicamentos.

Auditoria de enfermagem Exemplos práticos. Medicamentos: § Brasíndice (ferramenta básica de consulta). § Ater-se

Auditoria de enfermagem Exemplos práticos. Medicamentos: § Brasíndice (ferramenta básica de consulta). § Ater-se à quantidade prescrita e checada (nos prontuários). § Diluições (Heparina, Decadron e Insulinas).

Auditoria de enfermagem Negociações de contratos: 1. Avaliação da proposta apresentada. 2. Classificação do

Auditoria de enfermagem Negociações de contratos: 1. Avaliação da proposta apresentada. 2. Classificação do recurso. 3. Redução de custos. 4. Precificação de tabelas. 5. Taxas de comercialização. 6. Formalização do contrato.

Auditoria de enfermagem Vantagens: § Atendimento com qualidade para os clientes. § Redução de

Auditoria de enfermagem Vantagens: § Atendimento com qualidade para os clientes. § Redução de custos para as Empresas. § Avaliação constante do serviço. § Qualidade e Ética.

Aspectos legais na organização dos serviços de saúde - Auditoria de enfermagem em hospital

Aspectos legais na organização dos serviços de saúde - Auditoria de enfermagem em hospital § Atuação profissional do Enfermeiro Auditor dentro do ambiente hospitalar buscando a qualidade assistencial e melhoria dos processos afins.

Interatividade Assinale a alternativa incorreta, referentes à Auditoria em Enfermagem: a) Uma das ferramentas

Interatividade Assinale a alternativa incorreta, referentes à Auditoria em Enfermagem: a) Uma das ferramentas gerenciais de suma importância para o processo de auditoria hospitalar é a padronização. b) Identificar as áreas deficientes, fornecer dados para a melhoria de programas e obter dados para a programação de reciclagens e atualizações são finalidades da Auditoria Hospitalar. c) Na Auditoria em Enfermagem, os beneficiados são a equipe de enfermagem, os clientes e a Instituição. Todos saem ganhando. d) A auditoria interna é realizada por elementos da Instituição, porém pode haver envolvimento afetivo do auditor. Já na auditoria externa, isso não ocorre, pois ela é realizada por elementos não participantes da Instituição. e) Toda auditoria hospitalar é realizada mediante análise do prontuário após a alta do paciente.

Resposta A resposta correta é a alternativa “e”.

Resposta A resposta correta é a alternativa “e”.

Qualidade em saúde Qualidade: § conformidade com os requisitos, ou, adaptabilidade ao uso, adequação

Qualidade em saúde Qualidade: § conformidade com os requisitos, ou, adaptabilidade ao uso, adequação ao cliente e/ou usuário; § atendimento perfeito de forma confiável (sem defeitos), acessível (baixo custo), seguro e no tempo certo às necessidades do cliente; § é ausência de desperdício, é ‘atitude’.

Ferramentas da qualidade § Formulário de dados - os dados devem traduzir os fatos

Ferramentas da qualidade § Formulário de dados - os dados devem traduzir os fatos e devem ser a base da discussão e das ações de projetos de melhoria. Isto mostra a importância de se planejar muito bem o tipo de formulário que deverá ser usado para coletar os dados, o qual deve ser adaptado a cada situação. § Exemplo: checklist.

Ferramentas da qualidade § Diagrama de Pareto – figura simples que visa dar representação

Ferramentas da qualidade § Diagrama de Pareto – figura simples que visa dar representação gráfica à estratificação. Classifica em ordem decrescente de importância. § Fluxograma – diagrama que representa o fluxo das diversas etapas de um processo. § Diagrama de Ishikawa – (diagrama causa-efeito). § Histograma – cada fenômeno tem seu jeito próprio de variar. § Gráfico de correlação – relação existente entre duas variáveis, parâmetros de interesse.

Ferramentas da qualidade § Brainstorming – é um termo de origem britânica que pode

Ferramentas da qualidade § Brainstorming – é um termo de origem britânica que pode ser traduzido como tempestade de ideias.

Como implantar programas de qualidade: § estabelecer conceitos e objetivos; § envolver e motivar

Como implantar programas de qualidade: § estabelecer conceitos e objetivos; § envolver e motivar todas as pessoas, de todos os escalões; § definir produtos que serão externados; § formalizar procedimentos; § criar medidas de desempenho, performance, índices; § fornecer condições e ambientes proativo; § medir e avaliar resultados.

Qualidade § O tema qualidade implica em abordagens emergentes como: tecnologia competente, economia atraente,

Qualidade § O tema qualidade implica em abordagens emergentes como: tecnologia competente, economia atraente, mudança no papel das pessoas da empresa, da área de tecnologia da informação e capacitação profissional.

Indicadores de qualidade § Indicadores são representações, quantitativas ou não, de resultados, ocorrências ou

Indicadores de qualidade § Indicadores são representações, quantitativas ou não, de resultados, ocorrências ou eventos de um sistema. Constitui um instrumento gerencial de mensuração, sem o qual é impossível a avaliação criteriosa de qualidade, custos ou produtividade.

Maneiras de expressar um indicador: § Fato. § Número absoluto. § Proporção. § Coeficiente.

Maneiras de expressar um indicador: § Fato. § Número absoluto. § Proporção. § Coeficiente. § Índice.

Tipos de indicadores § Indicadores de evento sentinela. § Indicadores de resultados. § Indicadores

Tipos de indicadores § Indicadores de evento sentinela. § Indicadores de resultados. § Indicadores de processo. § Indicadores desejáveis. § Indicadores indesejáveis. § Indicadores baseados em uma relação.

Atributos necessários para os indicadores § Validade. § Especificidade. § Simplicidade. § Objetividade. §

Atributos necessários para os indicadores § Validade. § Especificidade. § Simplicidade. § Objetividade. § Baixo custo.

Eventos que podem ser medidos pelos indicadores § Resultados - mede o que acontece

Eventos que podem ser medidos pelos indicadores § Resultados - mede o que acontece (ou não) ao paciente depois que algo é feito (ou não), ao paciente. § Processos - mede a atividade de cuidados realizada para um paciente; frequentemente ligada a um resultado. § Indicadores desejados - medidas que resultam de um cuidado desejado. § Indicadores indesejáveis - medidas que resultam de um cuidado indesejado.

Exemplos reais de itens de controle estabelecidos por hospitais brasileiros § percentual de cirurgias

Exemplos reais de itens de controle estabelecidos por hospitais brasileiros § percentual de cirurgias eletivas iniciadas com atraso; § tempo médio de atraso para início de cirurgias; § percentual de solicitações não atendidas pela farmácia; § tempo gasto no processo de internação programada; § percentual de prontuários com anotações de enfermagem incompletas.

As três atividades básicas do controle dos processos ciclos de melhoria ho el al

As três atividades básicas do controle dos processos ciclos de melhoria ho el al qu de a id CONTROLE DE PROCESSOS da ut n a M q M o çã n e da e ad d li ua Planejamento da qualidade

Interatividade Indicadores são representações, quantitativas ou não, de resultados, ocorrências ou eventos de um

Interatividade Indicadores são representações, quantitativas ou não, de resultados, ocorrências ou eventos de um sistema. Constitui um instrumento gerencial de mensuração, sem o qual é impossível a avaliação criteriosa de qualidade, custos ou produtividade. São tipos de indicadores: a) Indicadores de evento sentinela, indicadores de resultados, indicadores de processo, indicadores desejáveis, indicadores indesejáveis. b) Indicadores de evento sentinela, indicadores de dinheiro, indicadores de processo, indicadores desejáveis. c) Indicadores de evento sentinela, indicadores de resultados, indicadores de apoio, indicadores desejáveis. d) Indicadores de evento sentinela, indicadores de resultados, indicadores de processo, indicadores dinheiro. e) Indicadores de evento sentinela, indicadores de apoio, indicadores de processo, indicadores desejáveis.

Resposta A resposta correta é a alternativa “a”.

Resposta A resposta correta é a alternativa “a”.

Joint Commission International § O que é Joint Commission? § Joint Commission on Accreditation

Joint Commission International § O que é Joint Commission? § Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations é uma empresa certificadora de acreditação nos EUA. Sua subsidiária, a Joint Commission International, é a responsável pela certificação de acreditação em outros países, inclusive no Brasil.

Joint Commission International § Conceito de acreditação: É um processo de avaliação externa, de

Joint Commission International § Conceito de acreditação: É um processo de avaliação externa, de caráter voluntário, através do qual uma organização, avalia periodicamente as instituições de saúde para determinar se as mesmas atendem a um conjunto de padrões concebidos para melhorar a qualidade do cuidado ao paciente. § Conceito de padrão: define expectativas de desempenho institucional, bem como as estruturas e processos que devem ser implementados para melhorar a qualidade da assistência e dos serviços prestados pela instituição.

Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ § Entidade sem fins lucrativos.

Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ § Entidade sem fins lucrativos. § Fundada por organizações Publicas e Privadas em 1991. § Responsável pelo “Premio Nacional da Qualidade – PNQ”.

Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ § Iniciou-se com a instituição

Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ § Iniciou-se com a instituição do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP. § Adotou os modelos para a premiação do PNQ, o “Prêmio Deming” do Japão e o “Malcolm Baldrige National Quality Award” dos Estados Unidos.

Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ Missão: “Promover a conscientização para

Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ Missão: “Promover a conscientização para a qualidade e produtividade das empresas produtoras de bens e serviços e facilitar a transmissão de informações e conceitos relativos às praticas e técnicas modernas, e bem-sucedidas, da gestão da qualidade, inclusive com relação aos Órgãos da Administração Pública, por meio do Prêmio Nacional da Qualidade. ”

Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ Comitês técnicos do PNQ: §

Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ Comitês técnicos do PNQ: § Compreensão e uso dos critérios de excelência. § Aperfeiçoamento dos processos de premiação. § Criação de novas categorias de premiação. § Criação de premiações intermediárias. § Disseminar melhores práticas de gestão. § Proporcionar a troca de experiências entre as Organizações participantes.

Premio Nacional da Qualidade PNQ Promove: § Melhora da competitividade. § Troca de informações

Premio Nacional da Qualidade PNQ Promove: § Melhora da competitividade. § Troca de informações sobre métodos e gestão.

Premio Nacional da Qualidade PNQ Critérios para candidatura: § Determinação de elegibilidade: preenchimento e

Premio Nacional da Qualidade PNQ Critérios para candidatura: § Determinação de elegibilidade: preenchimento e apresentação de formulários específicos. § Inscrição para Candidatura: apresentação de relatório de Gestão, para verificar se a instituição está dentro dos requisitos.

Premio Nacional da Qualidade PNQ O PNQ e dividido em categorias de premiação. §

Premio Nacional da Qualidade PNQ O PNQ e dividido em categorias de premiação. § Grandes Empresas. § Médias Empresas. § Pequenas e Microempresas. § Órgão da Administração Pública. § Organizações sem fins lucrativos.

Premio Nacional da Qualidade PNQ Avaliação da candidata: § É dividida em 3 etapas.

Premio Nacional da Qualidade PNQ Avaliação da candidata: § É dividida em 3 etapas. § Análise Crítica Individual. § Análise Crítica de Consenso. § Visita às Instalações.

Premio Nacional da Qualidade PNQ Benefícios: § Avaliação do sistema de gestão. § Autoavaliação

Premio Nacional da Qualidade PNQ Benefícios: § Avaliação do sistema de gestão. § Autoavaliação da gestão. § Identificação dos pontos fortes e fracos da gestão. § Mobilização em torno de um objetivo. § Relatório de avaliação. § Reconhecimento organizacional.

Premio Nacional da Qualidade PNQ Modelo de Excelência: § Comprometimento da alta direção. §

Premio Nacional da Qualidade PNQ Modelo de Excelência: § Comprometimento da alta direção. § Visão de futuro. § Gestão centralizada no cliente. § Responsabilidade social. § Valorização das pessoas. § Gestão baseada em processos e informações. § Foco nos resultados. § Ação proativa e resposta rápida aprendizado.

Premio Nacional da Qualidade PNQ

Premio Nacional da Qualidade PNQ

Premio Nacional da Qualidade PNQ Benefícios da adoção: § Visão sistêmica da organização. §

Premio Nacional da Qualidade PNQ Benefícios da adoção: § Visão sistêmica da organização. § Foco na realização de resultados. § Promoção da cooperação interna. § Compartilhamento das informações. § Identificação dos pontos fortes e oportunidades para melhoria. § Comprometimento da força de trabalho. § Medição e identificação de desempenho. § Capacitação interna para autoavaliação.

Premio Nacional da Qualidade PNQ Responsabilidade Social: § O PNQ promove a importância da

Premio Nacional da Qualidade PNQ Responsabilidade Social: § O PNQ promove a importância da responsabilidade social desde sua origem. § Desenvolvendo políticas de preservação, segurança e saúde, prevendo impactos decorrentes das instalações. § Apoio a interesses sociais, promovendo o esportes, cultura e lazer, participação ativa no desenvolvimento nacional, regional ou setorial.

Interatividade A Joint Commission é uma organização não governamental norte-americana que realiza acreditação desde

Interatividade A Joint Commission é uma organização não governamental norte-americana que realiza acreditação desde 1953, sendo a principal agência de acreditação em saúde dos Estados Unidos, atuando em mais de 40 países, entre eles a Alemanha, a Dinamarca, a Espanha, a Hungria, a Rússia, a Turquia, os Emirados Árabes e a África do Sul. Todas as alternativas estão corretas, exceto: a) A Joint Commission International (JCI) é a mais importante entidade mundial para acreditação de padrões assistenciais da qualidade de serviços de saúde. Criada em 1999, como um desdobramento da Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations (JCAHO), sua missão é melhorar a qualidade da assistência à saúde nas várias regiões do planeta. Para isso, a instituição possui uma equipe de avaliadores e consultores especializados. b) Com sede nos EUA, a Joint Commission International possui, ao lado de sua Diretoria, uma força tarefa internacional, com 16 integrantes, representando cinco áreas do globo: Europa Ocidental, Europa Central e Oriental, América Latina, Oriente Médio e África. Essa força tarefa é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de rigorosos padrões internacionais de acreditação. c) Os critérios para acreditação cobrem uma vasta gama de itens que envolve: infraestrutura do ambiente assistencial; direitos do paciente; tratamento do paciente ao prontuário do paciente; da manutenção dos equipamentos ao treinamento dos recursos humanos; do gerenciamento de catástrofes ao controle de infecção hospitalar. d) Ao longo destes anos, vários benefícios foram observados com acreditação como: diretrizes para melhoria da assistência ao paciente, descompromisso com a segurança ambiental e qualidade, suporte educacional ao paciente durante todo o processo assistencial. e) Em 1999 o Hospital Israelita Albert Einstein foi o primeiro hospital, fora dos Estados Unidos e Europa, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), a mais importante organização internacional de certificação de qualidade em assistência médico-hospitalar.

Resposta A resposta correta é a alternativa “d”.

Resposta A resposta correta é a alternativa “d”.

Controle de Qualidade Hospitalar CQH Objetivos: § Contribuir para a melhoria contínua da qualidade

Controle de Qualidade Hospitalar CQH Objetivos: § Contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. § Estimula a participação e a autoavaliação e contém um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos. § Incentiva o trabalho coletivo, principalmente o de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento.

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH Missão: § Contribuir para a melhoria contínua da

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH Missão: § Contribuir para a melhoria contínua da qualidade do atendimento nos serviços de saúde, mediante metodologia específica. § Clientes exigentes. § Qualidade na instituição. § Alto nível de excelência.

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH Valores do CQH: § Ética: Incorpora os valores

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH Valores do CQH: § Ética: Incorpora os valores das entidades mantenedoras e respeita a legislação vigente sob todos os aspectos. A participação no CQH requer integridade, honestidade moral e intelectual. § 'Autonomia técnica: Autonomia técnica pode ser conduzido, independentemente de injunções que contrariem os princípios definidos em seus documentos básicos: Missão, Valores, Visão, Estatuto e Metodologia de Trabalho. '

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Simplicidade: Busca a simplicidade. As regras são

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Simplicidade: Busca a simplicidade. As regras são adequadas e suficientes à realidade hospitalar brasileira. § Voluntariado: ‘Incentiva a participação voluntária dos hospitais, interpretando a busca da melhoria da qualidade como manifestação de responsabilidade pública e de cidadania. '

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Confidencialidade: ‘Trata todos os dados preservando a

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Confidencialidade: ‘Trata todos os dados preservando a identidade dos hospitais participantes. ’ § Enfoque educativo: ‘Promove o aprendizado a partir da reflexão e da análise crítica dos processos e resultados. '

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § A Implementação do CQH. § A empresa

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § A Implementação do CQH. § A empresa interessada em implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método. § Cada empresa individualmente tem suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Regras de Implementação. § Encorajar a participação

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Regras de Implementação. § Encorajar a participação de todos os envolvidos; aqueles que serão mais afetados pelas mudanças devem ser participantes tanto do diagnóstico como da solução. § Conceder tempo suficiente para as propostas de solução; os projetos arriscam-se mais quando caminham apressadamente do que quando vão mais lentamente. § Manter os projetos focalizados.

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § As mudanças devem estar estreitamente ligadas à

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § As mudanças devem estar estreitamente ligadas à obtenção de resultados. § Trabalhar estreitamente com a liderança da organização. § É imprescindível a participação da liderança na implementação de soluções. § Tratar todas as pessoas com dignidade.

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Aplicações do CQH. Hospitais & Empresas: §

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Aplicações do CQH. Hospitais & Empresas: § Nenhuma instituição é perfeita, mas a combinação de pensamento estatístico, orientação ao cliente, trabalho em equipe, clareza de missão, aperfeiçoamento contínuo e lucratividade que a imagem sugere é encontrada cada vez mais frequentemente entre as modernas empresas que aprenderam administrar e melhorar a qualidade de produtos e serviços.

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Na qualidade dos serviços de saúde, "ouvir

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH § Na qualidade dos serviços de saúde, "ouvir a voz do paciente" inclui a avaliação sistemática tanto das atitudes doentes e médicos, como do impacto dos processos de tratamento sobre a saúde dos pacientes. Os que melhor relatam tanto as atitudes como a saúde são os próprios paciente.

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH Considerações Finais: § O CQH contribui para garantir

Controle de Qualidade Hospitalar – CQH Considerações Finais: § O CQH contribui para garantir a qualidade da assistência de enfermagem e, consequentemente, para o atendimento das expectativas e necessidades dos usuários dos serviços de saúde.

Interatividade Ao pesquisar um dicionário de nossa língua materna o termo “acreditação” tem como

Interatividade Ao pesquisar um dicionário de nossa língua materna o termo “acreditação” tem como significado ter boa reputação, ser digno de confiança. Tem-se em Novaes e Paganini (1992) o conceito sobre “acreditação”: “É o procedimento de avaliação dos Recursos Institucionais, voluntário, periódico e reservado, que tende a garantir a qualidade da assistência através de padrões previamente aceitos. Os padrões podem ser mínimos ou mais elaborados e exigentes, definindo diferentes níveis de satisfação”. Com base no parágrafo acima, conclui-se que: a) Embora com forte carência de um consenso populacional sobre “acreditação” a maioria das organizações em saúde poderá solicitar a visita do Instituto Nacional de Qualidade com a finalidade de concorrer ao PNQ. b) Não existe em nosso país um sistema brasileiro de acreditação. Estamos ainda incipientes quando o assunto é “credibilidade” no sistema público de saúde. c) Prevê padrões de qualidade previamente determinados ou normatizados. d) As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas. e) Todas as alternativas possuem erro para a interpretação do parágrafo.

Resposta A resposta correta é a alternativa “d”.

Resposta A resposta correta é a alternativa “d”.

ATÉ A PRÓXIMA!

ATÉ A PRÓXIMA!