Unidade 3 Foras Movimentos e Energia Unidade 3

  • Slides: 9
Download presentation
Unidade 3 Forças, Movimentos e Energia

Unidade 3 Forças, Movimentos e Energia

Unidade 3 Forças, Movimentos e Energia 3. 2 Energia potencial gravítica

Unidade 3 Forças, Movimentos e Energia 3. 2 Energia potencial gravítica

FTerra/corpo Fcorpo/Terra Um corpo nas proximidades da Terra sofre a atração do Planeta (força

FTerra/corpo Fcorpo/Terra Um corpo nas proximidades da Terra sofre a atração do Planeta (força gravítica)… … mas o corpo também atrai o planeta Terra. Há uma energia potencial associada ao sistema «corpo + Terra» que resulta da interação gravítica entre o corpo e o Planeta.

Considera uma bola que se encontra no topo de um farol. A bola está

Considera uma bola que se encontra no topo de um farol. A bola está sujeita à atração gravítica exercida pela Terra. Sabemos que tem energia armazenada — energia potencial —, pois, caso seja largada, entra rapidamente em movimento até atingir o solo. À energia armazenada na bola quando se encontra no topo do farol, dá-se o nome de energia potencial gravítica.

Considera duas bolas semelhantes que se encontram no farol. B Qual das bolas possui

Considera duas bolas semelhantes que se encontram no farol. B Qual das bolas possui maior energia potencial gravítica? Em caso de dúvida, basta pensar que: inicialmente, ambas as bolas se encontram em repouso; A quando abandonadas da altura respetiva, as bolas entram em movimento de queda livre; durante a queda, a energia potencial gravítica transforma-se em energia cinética (movimento); a velocidade da bola B é superior à da A ao atingir o solo.

Considera duas bolas semelhantes que se encontram no farol. B Qual das bolas possui

Considera duas bolas semelhantes que se encontram no farol. B Qual das bolas possui maior energia potencial gravítica? Como, ao atingir o solo, a velocidade de B é maior do que a de A, pode concluir-se que a energia potencial gravítica convertida em movimento foi maior no caso da bola B. A A bola B tem inicialmente maior energia potencial gravítica. Quanto maior é a distância de um corpo ao solo, maior é a sua energia potencial gravítica.

Considera duas bolas de massa diferente que se encontram no farol. A B A

Considera duas bolas de massa diferente que se encontram no farol. A B A massa de B é superior à massa de A. Qual das bolas possui maior energia potencial gravítica? A bola B, como tem maior quantidade de matéria (maior massa), tem inicialmente maior energia potencial gravítica. Para uma dada distância ao solo, quanto maior é a massa de um corpo, maior é a sua energia potencial gravítica.

A energia potencial gravítica depende de dois fatores: da distância do corpo ao solo;

A energia potencial gravítica depende de dois fatores: da distância do corpo ao solo; da massa do corpo. A energia potencial gravítica de um corpo nas proximidades do planeta Terra pode ser calculada da seguinte forma: Epg = m g h (J) (kg) (m s– 2) (m) Epg — energia potencial gravítica; m — massa do corpo; g — aceleração da gravidade na Terra (9, 81 m s– 2); h — altura do corpo em relação ao solo (considera-se a energia potencial gravítica ao nível do solo como sendo nula).

Conclusão A energia potencial gravítica resulta da interação gravítica dos corpos com o planeta

Conclusão A energia potencial gravítica resulta da interação gravítica dos corpos com o planeta em que se encontram. A energia potencial gravítica é diretamente proporcional à massa do corpo e à sua altura relativamente ao solo.