UNEMAT 2017 Ondulatria As ondas eletromagnticas so ondas

  • Slides: 12
Download presentation
UNEMAT 2017

UNEMAT 2017

Ondulatória As ondas eletromagnéticas são ondas que transportam energia, mas que não necessitam de

Ondulatória As ondas eletromagnéticas são ondas que transportam energia, mas que não necessitam de um meio para se propagar. Elas se propagam em meios materiais e também no vácuo. Como exemplo, temos a luz visível, as microondas, a radiação ultravioleta, as ondas de rádio e TV, os raios X, os raios gama e os raios cósmicos.

(UNEMAT‐MT‐ 012) No passado, durante uma tempestade, as pessoas costumavam dizer que um raio

(UNEMAT‐MT‐ 012) No passado, durante uma tempestade, as pessoas costumavam dizer que um raio havia caído distante, se o trovão correspondente fosse ouvido muito tempo depois; ou que teria caído perto, caso acontecesse o contrario. Do ponto de vista da Física, essa afirmação está fundamentada no fato de, no ar, a velocidade do som: a. variar como uma função da velocidade da luz. b. ser muito maior que a da luz. c. ser a mesma que a da luz. d. variar com o inverso do quadrado da distancia. e. ser muito menor que a da luz.

Fenômenos ondulatórios

Fenômenos ondulatórios

Refração de ondas Ocorre quando uma onda sendo mecânica ou eletromagnética passa para outro

Refração de ondas Ocorre quando uma onda sendo mecânica ou eletromagnética passa para outro meio de diferente densidade.

Difração de ondas Ocorre quando uma onda contorna um obstáculo compatível com a abertura

Difração de ondas Ocorre quando uma onda contorna um obstáculo compatível com a abertura da fenda

Interferência • é um fenômeno descrito pelo cientista inglês Thomas Young, sendo que este

Interferência • é um fenômeno descrito pelo cientista inglês Thomas Young, sendo que este fenômeno representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas (interferência destrutiva) ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam (interferência construtiva).

Polarização

Polarização

Efeito Doppler

Efeito Doppler

 • (UNEMAT‐ 2011)Quando uma estrela ou galáxia se afasta da terra, nota‐se que

• (UNEMAT‐ 2011)Quando uma estrela ou galáxia se afasta da terra, nota‐se que a frequência captada da luz se desvia para o vermelho. O efeito contrário ocorre quando uma estrela ou galáxia se aproxima do nosso planeta. Registros de observações astronômicas realizadas em diversas partes do mundo comprovam que a maioria das estrelas sofre desvio para o vermelho. Isso significa dizer que essas estrelas estão se afastando da terra, ou seja, que o universo está em expansão (como se suas partes fossem componentes de algo que explodiu). Outras teorias estão sendo analisadas, mas esta parece ser uma das maiores evidências da ocorrência do Big‐Bang há bilhões de anos. Pode‐se afirmar que o fenômeno Físico que melhor descreve a situação acima descrita é o: a) Efeito Joule. b) Princípio de Pascal. c) Efeito Doppler. d) Efeito Cerenkov. e) Princípio de Arquimedes