UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA VISUALIZAO

  • Slides: 9
Download presentation
UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO

UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO MARCELO BECKER 2009 Orientador: Marcus Vinicius de A. Basso PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA UFRGS ENDEREÇO: http: //hdl. handle. net/10183/17161 Por MARGARETE FARIAS MEDEIROS

Justificativa n n Baixo rendimento na aprendizagem de Geometria Dificuldades encontradas pelos professores em

Justificativa n n Baixo rendimento na aprendizagem de Geometria Dificuldades encontradas pelos professores em trabalhar esse assunto (formação deficiente) A Geometria não apresenta espaço significativo no currículo escolar Dificuldade dos alunos de visualização geométrica e representação de sólidos no plano

Revisão Bibliográfica n n n Processo histórico do desenvolvimento da Geometria: Alemanha, França, Estados

Revisão Bibliográfica n n n Processo histórico do desenvolvimento da Geometria: Alemanha, França, Estados Unidos e Brasil. Análise dos PCNs e livros didáticos Teorias de ensino e aprendizagem: Modelo de Van Hiele Visão de Gutierrez sobre o tema A criação da imagem mental segundo Piaget

Problema COMO DESENVOLVER A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO? n

Problema COMO DESENVOLVER A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO? n

Objetivos n n Desenvolver a visualização geométrica. Desenvolver a habilidade de representação de sólidos

Objetivos n n Desenvolver a visualização geométrica. Desenvolver a habilidade de representação de sólidos em diagramas bidimensionais.

Procedimentos Metodológicos n Projeto Piloto: Primeiramente foram feitos testes com alunos de diferentes idades

Procedimentos Metodológicos n Projeto Piloto: Primeiramente foram feitos testes com alunos de diferentes idades e faixas de escolaridade: alunos dos primeiros e terceiros anos do ensino médio de uma escola técnica, alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamental do colégio de aplicação e graduandos do curso em Licenciatura de matemática da UFRGS.

A análise final n Foi feita com uma turma do terceiro ano do ensino

A análise final n Foi feita com uma turma do terceiro ano do ensino médio com 18 alunos, em uma escola particular de Porto Alegre. A escolha desse público se deu por ser professor nesta série e também porque é nesta série em que se estuda a Geometria Espacial.

Atividades n n n Apresentação de composições feitas com cubos (introdução do papel isométrico).

Atividades n n n Apresentação de composições feitas com cubos (introdução do papel isométrico). Criação do grupo de alunos de uma composição feitas com cubos, desenho desta em papel isométrico e desenho de cada face em papel cartaz. Montagem de uma composição, utilizando as faces em papel cartaz, com base no desenho em papel isométrico. Caixa de Becker- atividade semelhante por Piaget (1993). Reconstrução de um sólido em forma de escada, utilizando material transparente.

Considerações finais n A seqüência didática proposta auxiliou os alunos no desenvolvimento de sua

Considerações finais n A seqüência didática proposta auxiliou os alunos no desenvolvimento de sua capacidade de visualização geométrica e representação de objetos tridimensionais no plano, ou seja, os objetivos deste estudo foram alcançados.