TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenao O

  • Slides: 7
Download presentation
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação O transtorno se caracteriza pela dificuldade que

TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação O transtorno se caracteriza pela dificuldade que crianças e adolescentes apresentam para fazer tarefas que exigem desenvolvimento motor, como escrever, correr e andar de bicicleta. Problema atinge 6% das crianças em idade escolar. É diagnosticado apenas se o prejuízo nas habilidades motoras interferir significativamente no desempenho ou na participação das atividadesdiárias da vida familiar, social, escolar ou comunitária.

Critérios diagnósticos A) Aquisição e execução de habilidades motoras coordenadas estão substancialmente abaixo do

Critérios diagnósticos A) Aquisição e execução de habilidades motoras coordenadas estão substancialmente abaixo do esperado considerando-se a idade cronológica. B) O déficit constatado no critério A interfere, significativa e persistentemente, nas atividades cotidianas apropriadas à idade cronológica. C) Início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento. D) A deficiência intelectual( síndrome de Down) ou visual e ainda não atribuíveis a alguma condição neurológica que afete os movimentos( mal de Parkinson). Características associadas que apoiam o diagnóstico – algumas crianças com TDC mostram atividade motora adicional (comumente suprimida), como movimentos coreiformes de membros sem apoio ou movimentos espelhados.

Prevalência Crianças de 5 a 11 anos fica entre 5 e 6% (em crianças

Prevalência Crianças de 5 a 11 anos fica entre 5 e 6% (em crianças de 7 anos, 1, 8% tem diagnóstico de TDC grave e 3% apresentam provável TDC. Indivíduos do sexo masculino são mais frequentemente afetados do que os do sexo feminino, com uma proporção de 2: 1 e 7: 1. Desenvolvimento Embora possa ocorrer melhora no longo prazo, problemas continuam durante a adolescência em 50 a 70% das crianças. Início ocorre na primeira infância e atrasos em marcos motores podem ser o primeiro sinal. Identificado pela primeira vez quando tenta tarefas como segurar garfo/faca, abotoar roupas. Na infância intermediária há dificuldades em montar quebracabeças, escrever a mão. O começo da vida adulta, há dificuldade continuada para aprender tarefas novas que envolvam habilidades como dirigir e usar ferramentas.

Fatores de risco e prognóstico Ambientais – TDC é mais comum após exposição pré-natal

Fatores de risco e prognóstico Ambientais – TDC é mais comum após exposição pré-natal ao álcool e também em crianças com baixo peso ao nascer. Genéticos e fisiológicos – Prejuízos em processos subjacentes do neurodesenvolvimento. Habilidades visuomotoras afetam a capacidade de fazer ajustes motores rápidos. A ocorrência concomitante e consistente em gêmeos aparece apenas nos casos graves. Modificadores do curso – Indivíduos com TDAH e TDC demonstram mais prejuízos do que aqueles com TDAH e sem TDC. Questões relativas à cultura, raças e condições socioeconômicas variadas podem ter ocorrência ou não de TDC, e essas diferenças devem ser consideradas no contexto em que cada criança está vivendo.

Diagnóstico diferencial Prejuízos motores devido a outras condição médica – função visual e doenças

Diagnóstico diferencial Prejuízos motores devido a outras condição médica – função visual e doenças neurológicas específicas (paralisia cerebral, problemas neuromusculares). Deficiência intelectual (transtorno desenvolvimento intelectual). do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Transtorno do espectro autista. Síndrome de hipermobilidade articular.

Comorbidade Transtorno da fala e da linguagem. Transtorno específico da aprendizagem (leitura e escrita).

Comorbidade Transtorno da fala e da linguagem. Transtorno específico da aprendizagem (leitura e escrita). Problemas de desatenção incluindo TDAH sendo essa a mais frequente, com cerca de 50% de concomitância. Transtorno do espectro autista. Problemas comportamentais disruptivos e emocionais. A presença de outros transtornos não exclui o TDC, mas pode dificultar mais a testagem e interferir na execução de atividades da vida diária.

Referências www. timocco. com https: //www. youtube. com/watch? v=r. Go_CE 0 Nn 9 E

Referências www. timocco. com https: //www. youtube. com/watch? v=r. Go_CE 0 Nn 9 E https: //www. youtube. com/watch? v=MRCs. Iz. WKX 5 4 AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Págs. 74 – 77.