Tpicos em Manejo de Bacias Hidrogrficas Manejo de

Tópicos em Manejo de Bacias Hidrográficas Manejo de Bacias hidrográficas na Bolívia Alan Henrique Marques de Abreu

Bolívia - Extensão de 1. 096. 581 Km²; - 9. 119. 152 habitantes; -9 departamentos; -112 províncias; - 327 municípios.

Bolívia - Campos de altitude; Floresta Amazônica; Desertos; Pântanos estacionalmente inundados; Florestas secas.

Divisão hidrográfica

Problemas

Plan nacional de cuencas Um instrumento público e oficial de planificação, promoção e fortalecimento da Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) e do Manejo Integrado de Recursos Hídricos (MIC).

Plan nacional de cuencas Elaboração e desenvolvimento de Planos diretores de B. H. estratégicas. Prevenção hidrológicos climáticas. de riscos e mudanças Implementação de projetos de GIRH e MIC.

Plan nacional de cuencas Gestão da qualidade hídrica, visando minimizar problemas de contaminação. Implementação de bacias pedagógicas para difundir boas experiências de gestão.

Plan nacional de cuencas Geração de informação e conhecimento em RH e BH. Desenvolvimento de instituições, ONG’s e atores locais com vocação para GIRH e MIC.

Unidades de gestão

Bacias hidrográficas estratégicas

Enfoque multi escala

Resposta ao manejo Resposta do ecossistema al manejo dependendo da escala de analise. Fonte: Hatton et al. , 2002

Bacia do Rio Grande Bacia hidrográfica de nível 3, altamente complexa: -Parte alta – secas e geadas; - Parte baixa – Processos de inundação e sedimentação.

Bacia do Rio Grande

Bacia do Rio Grande

Bacia do Rio Grande

Bacia do Rio Pirai

Projeto “PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS MEDIANTE AO MANEJO SUSTENTÁVEL DE MICROBACIAS NOS MUNICIPIOS DE EL TORNO E SAMAIPATA” -Pretende prevenir situações de emergência ocasionados pelas cheias do Rio Piraí, que são frequentes no período de chuvas e ocasionam graves efeitos sociais, econômicos e ambientais. - Prevenção de desastres nas comunidades da microbacia; - Implementação de práticas de restauração, mitigação e conservação dos solos; - Desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis e de geração de renda para a comunidade.

Projeto -Objetivos - Aumentar a capacidade das comunidades de responder em uma situação de desastre natural; - Implementar técnicas de manejo sustentável das microbacias, mediante a execução de medidas de restauração, mitigação e implementação de atividades produtivas geradoras de renda para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Projeto - As condições de vida das pessoas beneficiadas do projeto são melhoradas mediante a implementação de atividades produtivas geradoras de renda, respeitando as condições biofisicas do meio ambiente: -150 caixas apícolas; - 23. 300 m² de hortas orgânicas de diferentes espécies e variedades; - 270. 000 m² de sistemas agroflorestais melhorados; - 300. 000 m² de sistemas silvipastoris; - 225. 000 m² de frutíferas.

Projeto - As Implementação de práticas de restauração, mitigação e conservação dos solos consistem em: - Cultivos em curva de nível; - Recobrimento do solo; - Barreiras vivas com leguminosas; - Barreiras mortas para retenção de sedimentos; - Limpeza de canais para fluxo permanente e intermitente; - Terraços de banco; -Terraços individuais; - Estabilização de taludes; - Recuperação de voçorocas; - Proteção das margens com paredes de gabião; -Produção e plantio de mudas florestais, frutiferas e ornamentais; - Condução da regeneração em áreas de floresta nativa; - Reflorestamento de áreas e proteção das áreas reflorestadas.

Planificação da bacia

Projeto

Projeto

Projeto

Projeto

Projeto

Projeto

Considerações finais - Existe grande preocupação de inclusão da sociedade nos planos e projetos de manejo de bacias hidrográficas; - A inclusão de atividades econômicas no manejo de bacias hidrográficas deve ser tomado como exemplo, visto que, muitas vezes as comunidades presentes na bacia são esquecidos projetos; - Muitas das situações são parecidas com as que encontramos em alguns locais no Brasil, e podem ser tomadas como exemplo. - Embora não tenha sido contemplado no projeto apresentado, foi observado que grande parte dos projetos de manejo de bacias na Bolivia, comtemplam medidas para melhorar as condições irrigação da agricultura, que no País corresponde a 85% do consumo de água.
- Slides: 30