todo enunciado de sentido completo Frase no oracional

  • Slides: 19
Download presentation
É todo enunciado de sentido completo.

É todo enunciado de sentido completo.

 Frase não oracional: Pode ser constituída por apenas uma palavra ou por mais

Frase não oracional: Pode ser constituída por apenas uma palavra ou por mais de uma. O que a caracteriza é a ausência de verbo. Exemplos: Fogo! Socorro! Silêncio! Que belo jardim! Ora bolas!

 Frase com apenas uma oração: constituída por apenas um verbo (explícito ou oculto)

Frase com apenas uma oração: constituída por apenas um verbo (explícito ou oculto) ou por uma locução verbal. Exemplos: A festava agradável e divertida. Vendemos muito hoje. Ia andando distraído naquela manhã. Já tinha saído para o trabalho.

 Frase com mais de uma oração: apresenta mais de um verbo (simples ou

Frase com mais de uma oração: apresenta mais de um verbo (simples ou em locução verbal) explicitado ou oculto. Exemplos: Eu já tinha saído quando você chegou. Gritei, pedi socorro, mas ninguém me ouviu. Corre, pula, cai, grita e chora. Ele é inteligente como o pai (é).

 As frases ainda podem ser classificadas em: a) Declarativas (expressam uma declaração): Vai

As frases ainda podem ser classificadas em: a) Declarativas (expressam uma declaração): Vai chover hoje. b) Interrogativas (expressam uma pergunta): Vai chover hoje? c) Exclamativas (expressam surpresa, sentimento): Vai chover! d) Imperativas (expressam uma ordem): Feche a janela! e) Optativas (expressam um desejo): Tomara que chova hoje!

É um enunciado que possui um verbo.

É um enunciado que possui um verbo.

 É uma oração única , sozinha , constituindo um período simples. “O amor

É uma oração única , sozinha , constituindo um período simples. “O amor é um grande laço. ” Djavan O brasileiro adora futebol e carnaval.

 Não funciona como termo de outra oração. Deitou-se na cama, rezou com fervor

Não funciona como termo de outra oração. Deitou-se na cama, rezou com fervor e adormeceu. Três orações coordenadas Gostava da menina, ela era muito simpática. Duas orações coordenadas

 É aquela na qual se encaixa uma subordinada, que funciona como um de

É aquela na qual se encaixa uma subordinada, que funciona como um de seus termos. Ele disse que estava ocupado. “Quando eu jurei meu amor, eu traí a mim mesmo. ” Raul Seixas

É a frase organizada em oração ou orações.

É a frase organizada em oração ou orações.

É constituído de uma só oração.

É constituído de uma só oração.

 A criança chorava muito. A rosa, apesar de bonita e delicada, tem muitos

A criança chorava muito. A rosa, apesar de bonita e delicada, tem muitos espinhos.

É constituído de duas ou mais orações

É constituído de duas ou mais orações

 “Mesmo que eu falasse a língua dos homens, / sem amor eu nada

“Mesmo que eu falasse a língua dos homens, / sem amor eu nada seria. ” Corintos Período composto por duas orações.

 Parágrafo: Representa uma parte do texto que forma um sentido completo e normalmente

Parágrafo: Representa uma parte do texto que forma um sentido completo e normalmente se inicia com a mudança de linha e afastado da margem. Estou na Avenida 23 de Maio, na pista do meio. Engarrafamento. De repente, a da direita anda. A da esquerda também. A minha não. Fico contando os carros que passam. Começo a ranger os dentes. Imagino: “Deve haver um acidente nesta pista”. Dou seta à esquerda. Atiro meu carro na pista do lado. Ouço buzinadas. Consegui! Agora vou andar! Puro engano. Imediatamente, a da esquerda para. A pista onde eu estava se desafoga. Todos os veículos que se encontravam atrás de mim me ultrapassam. Permaneço imóvel. Lamento-me: “Por que fui mudar de pista”? Dias tortos. Walcyr Carrasco

1. Na linguagem cotidiana observamos enunciados que isoladamente não possuem sentidos completos, mas são

1. Na linguagem cotidiana observamos enunciados que isoladamente não possuem sentidos completos, mas são concebidos como frases. Diante disso, analise o diálogo a seguir comentando sobre esta ocorrência: - Mãe, me leva ao clube? - Levo. -Que dia? - Sábado.

1. Atribua o conceito de frase, oração ou período aos enunciados a seguir, levando

1. Atribua o conceito de frase, oração ou período aos enunciados a seguir, levando em consideração o discurso por eles apresentados: a –Nossa! Que dia belo! b – Parabéns a você, nesta data querida! c –Participamos da reunião, embora não tivéssemos sido convocados. d –“E agora, José? ” C. D. de Andrade. e –Durante a viagem, visitamos lindos lugares. f - Não me peças para perdoar-lhe, pois ainda estou magoada.

2. a) Frase nominal b) Frase nominal c) Frase verbal, período composto de duas

2. a) Frase nominal b) Frase nominal c) Frase verbal, período composto de duas orações. d) Frase nominal e) Frase verbal, oração absoluta, período simples. f) Frase verbal, período composto por três orações.