Tipos de Sujeito Tipos de sujeito Sujeito simples

  • Slides: 9
Download presentation
Tipos de Sujeito

Tipos de Sujeito

Tipos de sujeito: Sujeito simples: possui apenas um núcleo e este vem exposto. Exemplo:

Tipos de sujeito: Sujeito simples: possui apenas um núcleo e este vem exposto. Exemplo: Os homens destroem a natureza. Sujeito Composto : possui dois ou mais núcleos que também vêm expressos na oração. Exemplo: As vacas brancas e os touros pretos pastavam.

Sujeito Oculto: também chamado de sujeito elíptico ou desinencial, é determinado pela desinência verbal

Sujeito Oculto: também chamado de sujeito elíptico ou desinencial, é determinado pela desinência verbal e não aparece explícito na frase, Dá-se por isso o nome do sujeito implícito. Exemplo: Estamos sempre alertas para com os aumentos abusivos de preços. (sujeito: nós)

Sujeito Indeterminado: Este tipo de sujeito não aparece explícito na oração por ser impossível

Sujeito Indeterminado: Este tipo de sujeito não aparece explícito na oração por ser impossível determiná-lo, apesar disso, sabe-se que existe. 1 - verbo na 3ª pessoa do plural: Exemplo: Dizem que a família está falindo (alguém diz, mas não sabe quem) 2 - verbo na 3ª pessoa do singular + SE (índice de indeterminação do sujeito) Exemplo: Precisa-se de mão de obra especializada (não se pode determinar quem precisa)

SE – Função Sintática ➵ Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para

SE – Função Sintática ➵ Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para indicar que a frase está na voz passiva sintética. Para comprovar, pode-se colocar a frase na voz passiva analítica. Fazem-se unhas (voz passiva analítica: Unhas são feitas) Alugam-se casas e apartamentos. (Casas e apartamentos são alugados) ➵ índice de determinação do sujeito: vem acompanhando um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo (sem sujeito claro), um verbo de ligação. A voz é ativa. Neste caso, não é possível pôr a oração na voz passiva analítica. Necessita -se de voluntários para o hospital. (Verbo transitivo indireto) Neste lugar se é tratado como um animal. (Verbo de ligação)

Sujeito inexistente: também chamado de oração sem sujeito, é designado por verbos que não

Sujeito inexistente: também chamado de oração sem sujeito, é designado por verbos que não correspondem a uma ação, como fenômenos da natureza, entre outros. 1 - Verbos indicando fenômeno da Natureza: Exemplo: Choveu na Argentina e fez sol no Brasil. 2 - Verbo haver no sentido de existir ou ocorrer: Exemplos: Houve um grave acidente na avenida principal. Há pessoas que não valorizam a vida. 3 - Verbo fazer indicando tempo ou clima: Exemplos: Faz meses que não a vejo. Faz sempre frio nessa região do estado.

EXERCÍCIOS Copie e responda às questões no seu caderno.

EXERCÍCIOS Copie e responda às questões no seu caderno.

1 - Destaque os sujeitos das frases e classifique-os: a) Os turistas vão à

1 - Destaque os sujeitos das frases e classifique-os: a) Os turistas vão à praia. b) Algumas espécies de cobras e aranhas são venenosas. c) Os tripulantes e o capitão avistaram o iceberg. d) Ao entardecer, Ricardo e Marcos jogam futebol na quadra. e) Meu pai e minha mãe foram comigo ao circo. f) Pagam bem? g) Precisa-se de operários para a obra. h) Os livros devem ser tratados com carinho. i) Meu amigo Josué estuda à noite. j) Anoitecia silenciosamente.

2 -Leia a tirinha abaixo e responda o que se pede: No 2º quadrinho

2 -Leia a tirinha abaixo e responda o que se pede: No 2º quadrinho há 3 orações: Peixes comem insetos. Pássaros comem peixes. Gatos comem pássaros. a) Identifique o sujeito das 3 orações. b) Os três sujeitos recebem a mesma classificação. Como se classificam os sujeitos acima? Justifique.