tica para qu Filosofia 2 Srie Ensino Mdio

  • Slides: 14
Download presentation

Ética: para quê? Filosofia – 2ª Série – Ensino Médio Professor Marconi Cabral

Ética: para quê? Filosofia – 2ª Série – Ensino Médio Professor Marconi Cabral

Introdução Conteúdo: Introdução à Ética (o eu racional, autonomia e liberdade). Habilidades: Questionar a

Introdução Conteúdo: Introdução à Ética (o eu racional, autonomia e liberdade). Habilidades: Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária. Sugestão de atividade – questionário: 1. O que (ou quem) define o que é certo e o que é errado? 2. O certo e o errado são conceitos particulares, universais ou relativos? Por quê? 3. Como seria um mundo sem “ética”? 4. O que são os valores (dentro do contexto da ética)?

Imagine que um trem sem freios está prestes a atropelar cinco trabalhadores que fazem

Imagine que um trem sem freios está prestes a atropelar cinco trabalhadores que fazem a manutenção dos trilhos. Tais trabalhadores não deveriam fazer a manutenção naquele momento, pois a linha se encontrava em uso e havia placas que sinalizavam isso. Próximo a você, existe uma alavanca que, se acionada, desviaria o trem para uma linha onde há apenas um trabalhador, o qual atentamente se certificou de que tal linha não estava em uso naquele momento. O que você faria? Por qual motivo? ©Pixabay Problematização

Ética e valores – visões preliminares ÉTICA: • Código de conduta (ética profissional/senso comum).

Ética e valores – visões preliminares ÉTICA: • Código de conduta (ética profissional/senso comum). • Reflexão filosófica sobre a moral (que, por sua vez, pode ser entendida como o conjunto de normas e valores de uma sociedade). No âmbito normativo, tem por vieses a ética das virtudes, o utilitarismo e a deontologia. VALORES: surgem da relação entre sujeito e objeto, estabelecendo critérios para avaliação. Assim, dentro da ética eles atuam como princípios. Observação: os conceitos de ética, moral e outros relacionados a estes serão aprofundados na próxima aula. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do aluno, 2ª série EM, vol. 1, p. 63 -64.

Ética em metáforas Qual a relação que você consegue estabelecer entre as imagens e

Ética em metáforas Qual a relação que você consegue estabelecer entre as imagens e a ética? Imagens: ©Pixabay

Retomada Conteúdo: Introdução à Ética (o eu racional, autonomia e liberdade). Habilidades: Questionar a

Retomada Conteúdo: Introdução à Ética (o eu racional, autonomia e liberdade). Habilidades: Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária. Sugestão de atividade – questionário: 1. O que (ou quem) define o que é certo e o que é errado? 2. O certo e o errado são conceitos particulares, universais ou relativos? Por quê? 3. Como seria um mundo sem “ética”? 4. O que são os valores (dentro do contexto da ética)?

A realidade social tem por elementos a existência autêntica e verdadeira (aos que desejarem

A realidade social tem por elementos a existência autêntica e verdadeira (aos que desejarem se aprofundar no conceito, sugere-se a pesquisa sobre as noções de dogmatismo, relativismo, subjetivismo, racionalismo, idealismo e empirismo). • Realidade Social: construção híbrida da dimensão material, das subjetividades compartilhadas, das relações interpessoais e do simbolismo que estes elementos produzem no espaço. ©Pixabay • Realidade:

Interação ©Pixabay Analisando sua realidade social, que elementos você percebe como merecedores de questionamentos?

Interação ©Pixabay Analisando sua realidade social, que elementos você percebe como merecedores de questionamentos? Que questionamentos são estes?

Interação ©Pixabay Na esfera social, o problema do outro é também um problema meu?

Interação ©Pixabay Na esfera social, o problema do outro é também um problema meu? Por quê?

O que você esperaria de outras pessoas caso faltasse a você aquilo que falta

O que você esperaria de outras pessoas caso faltasse a você aquilo que falta a elas? ©Pixabay O outro e eu

O outro e eu que você esperaria de outras pessoas caso faltasse a você

O outro e eu que você esperaria de outras pessoas caso faltasse a você aquilo que falta a elas? (O outro é um outro “eu”). • Pela socialização, somos feitos pelos outros e os outros são feitos por nós. • “A injustiça com um é uma ameaça feita a todos” – Montesquieu. • “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar” – Martin Luther King. ©Pixabay • O

Planejar ações de intervenção solidária ©Pixabay zer a f s o m e d

Planejar ações de intervenção solidária ©Pixabay zer a f s o m e d o O que p te n a i d o t e r c de con ntos e m a n o i t s e dos qu sa feitos à nos ial? c o s e d a d i l rea

Conto Um homem que passava por uma floresta avistou uma raposa que não tinha

Conto Um homem que passava por uma floresta avistou uma raposa que não tinha as pernas, o que lhe causou admiração pelo fato de esta se manter viva ainda que naquela condição. Foi então que apareceu um tigre, o qual carregou consigo uma caça fresca. Após comer parte dela, colocou o restante ao lado da raposa e assim esta pôde se alimentar. Após observar este comportamento por vários dias, o homem pensou: “Deus alimentou este animal através do tigre. Sendo assim, fará o mesmo por mim”. Assim, decidiu se deitar ao lado da raposa e esperar com fé a providência divina. Muitos dias se passaram, mas, para persistir em sua fé, o homem não se levantou. Quando já estava à beira da morte por desnutrição, questionou o criador o porquê não fora alimentado, ao passo que ouviu uma voz que lhe questionou: “Por que imitaste a raposa, e não o tigre? ”. Texto adaptado a partir de conto chinês de autor desconhecido. Domínio Público. Disponível em: <https: //culturadapaz. com. br/conto-a-raposa-e-o-tigre/>. Acesso em: 26 out. 2020.