TEXTOS CIENTFICOS Marilcia Magalhes Santos TEXTOS CIENTFICOS so

  • Slides: 21
Download presentation
TEXTOS CIENTÍFICOS Marilúcia Magalhães Santos

TEXTOS CIENTÍFICOS Marilúcia Magalhães Santos

TEXTOS CIENTÍFICOS: são aqueles produzidos em função de algum tipo de pesquisa e/ou trabalho

TEXTOS CIENTÍFICOS: são aqueles produzidos em função de algum tipo de pesquisa e/ou trabalho científico. 1 TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS: 1. 1 Projeto de Pesquisa. 1. 2 Relatório de Pesquisa. 1. 3 Monografia. 1. 4 Dissertação. 1. 5 Tese. 1. 6 Resumo ( Indicativo, Informativo, informativo/indicativo). 1. 7 Resenha ou Recensão Crítica / Resumo Crítico. 1. 8 Artigo Científico. 1. 9 Comunicação Científica (paper). 1. 10 Informe Científico. 1. 11 Ensaio Científico. 1. 12 Trabalho Acadêmico (Fichamentos, Esquemas/Resumo).

PROJETO DE PESQUISA Documento que contem linhas básicas da pesquisa que se pretende realizar.

PROJETO DE PESQUISA Documento que contem linhas básicas da pesquisa que se pretende realizar. È um texto que define e mostra com detalhes, o planejamento a ser seguido na construção de um trabalho científico, seus itens devem aparecer em sequência. É necessário para elaborar a monografia, dissertação ou tese de mestrado, participar de encontros científicos, apresentar propostas de trabalhos acadêmicos de cursos de pós graduação stricto sensu ou latu sensu.

RELATÓRIO DE PESQUISA OU RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO n n Documento que relata formalmente os

RELATÓRIO DE PESQUISA OU RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO n n Documento que relata formalmente os resultados alcançados durante a execução do projeto de pesquisa. Descrevendo em que etapa a mesma se encontra, para o orientador ou a instituição, avaliar os objetivos atingidos.

MONOGRAFIA n n n Documento que resulta de uma pesquisa cientifica, deve ser fundamentada

MONOGRAFIA n n n Documento que resulta de uma pesquisa cientifica, deve ser fundamentada em uma interpretação analítica de dados de acordo com a identificação, o posicionamento, o tratamento e o fechamento de um tema ou problema. È obrigatório na apresentação de cursos de graduação e pós-graduação. Quanto ao formato deve-se observar a NBR 147242006

DISSERTAÇÃO n n Documento científico cuja característica principal é o aprofundamento de estudos realizados

DISSERTAÇÃO n n Documento científico cuja característica principal é o aprofundamento de estudos realizados através de uma pesquisa contendo a identificação de um tema/problema, a sintucionalização através do tratamento e fechamento de uma questão científica. Tem uma linha de pesquisa definida, é obrigatório para conclusão de Pós-Gradução stricto sensu (Mestrado) e é devidamente acompanhado de um orientador da instituição e exige defesa pública perante uma banca composta de pelo menos três doutores para obtenção acadêmica do grau de Mestre. Quanto ao formato deve-se observar a NBR 147242006

TESE n n n Documento científico cuja característica principal é ineditismo, apresentando novos aspectos

TESE n n n Documento científico cuja característica principal é ineditismo, apresentando novos aspectos sobre o tema ou um problema pesquisado de forma detalhada, com domínio e capacidade de análise e síntese de conhecimentos específicos na sua área de atuação. Defender uma tese é indispensável para obtenção do grau acadêmico de doutor, por uma banca composta de no mínimo cinco doutores. Quanto ao formato deve-se observar a NBR 14724 -2006

RESUMO n n Texto básico com a finalidade de difundir informações contidas em livros,

RESUMO n n Texto básico com a finalidade de difundir informações contidas em livros, artigos e outros documentos. O resumo pode ser publicado por pesquisadores e palestrantes de eventos realizados em revistas científicas ou anais. Por alunos do curso de graduação com a aprofundar estudos sobre um determinado tema. Dependendo do caráter cientifico ele poderá ser indicativo, informativo-indicativo.

RESENHA OU RECENSÃO CRÍTICA (RESENHA CRÍTICA) n n n Texto científico onde o autor

RESENHA OU RECENSÃO CRÍTICA (RESENHA CRÍTICA) n n n Texto científico onde o autor interpreta, avalia o texto original, tece comparações, formulando-se julgamento de valor. Este tipo de resumo traz informações que são avaliadas a partir do argumento da originalidade de como são apresentadas. Baseia-se na leitura e analise de um autor e/ou vários autores que tratam do mesmo tema em questão apresentando-se apreciação pessoal do elaborador.

ARTIGO CIENTÍFICO n n n Texto cientifico cujo o objetivo é publicar resultados e/ou

ARTIGO CIENTÍFICO n n n Texto cientifico cujo o objetivo é publicar resultados e/ou aprofundar estudos e conhecimentos sobre um tema, abordando questões relevantes, bem como contestação ou refutação sobre o problema abordado. Texto integral completo de pequena extensão com no máximo vinte páginas. Contêm estrutura semelhante aos trabalhos acadêmicos, deve apresentar resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão.

PAPER n n n Também denominada comunicação cientifica, destina-se apresentação oral em simpósios e

PAPER n n n Também denominada comunicação cientifica, destina-se apresentação oral em simpósios e reuniões científica. Tem estrutura de um artigo porém não apresenta sub-divisões, constituindo-se um texto unitário. Não deve ultrapassar dez páginas. Podem ser publicados nos Anais dos eventos em que foram apresentados, através de resumos ou sinopses.

INFORME CIENTÍFICO n n Texto cientifico utilizado para apresentar os resultados finais de uma

INFORME CIENTÍFICO n n Texto cientifico utilizado para apresentar os resultados finais de uma etapa de investigação científica. Trata-se de um texto sintético, estruturado em forma de artigo, relatando-se as dificuldades e procedimentos dos estudos realizados em pesquisa de campo, de laboratório ou bibliográfica, relatando a data de realização dos estudos.

ENSAIO n n Texto cientifico onde o autor desenvolve uma proposta pessoal sobre determinado

ENSAIO n n Texto cientifico onde o autor desenvolve uma proposta pessoal sobre determinado tema. Apesar de pressupor conhecimento advindo de outras pesquisas o texto busca expressar visão do autor de forma independente e crítica com relação ao tema estudado. Deve apresentar estrutura de no máximo dez páginas.

TRABALHOS ACADEMICOS FICHAMENTO, ESQUEMAS E RESUMOS n Fichamento: q Técnica utilizada para resumir e

TRABALHOS ACADEMICOS FICHAMENTO, ESQUEMAS E RESUMOS n Fichamento: q Técnica utilizada para resumir e armazenar informações, cada ficha contém dados referentes ao artigo ou livro lido. Esquema: Apresenta de forma sintetizada e itemizada o tema, conceitos, tipos e características sobre o texto estudado e/ou analisado. q Resumo: Apresenta de maneira sucinta as idéias básicas sobre o tema estudado. Não colocando juízos críticos e comentários pessoais. Respeita as idéias e fatos apresentados do texto original. Evita transcrição de frases do texto original. Aponta as conclusões do autor do texto. Emprega linguagem clara e objetiva.

ELABORAÇÃO ARTIGO CIENTÍFICO 1 – Conceito O artigo é um trabalho técnico cientifico ,

ELABORAÇÃO ARTIGO CIENTÍFICO 1 – Conceito O artigo é um trabalho técnico cientifico , escrito por um ou mais autores, apresentando contribuições de leituras e análises sobre um tema específico. 2 – Estrutura O artigo deve conter a seguinte estrutura de acordo com as normas da ABNT: 2. 1 Cabeçalho - Titulo do artigo - Nome dos autores - Filiação científica dos autores - Agradecimentos ou informações indispensáveis são indicados em nota de rodapé.

2. 2 Resumo Trata-se da apresentação concisa dos pontos relevantes do autor. Visa fornecer

2. 2 Resumo Trata-se da apresentação concisa dos pontos relevantes do autor. Visa fornecer elementos que permitam o leitor decidir sobre a consulta e leitura integral do texto. È digitado em espaço simples entre linhas e geralmente abrange 250 palavras. A versão do resumo em lingua inglesa e/ou francesa é exigida em periódicos para efeito de publicação.

2. 3 Palavras-Chaves ou descritoras. São apresentadas geralmente 3 a 5 palavras que expressam

2. 3 Palavras-Chaves ou descritoras. São apresentadas geralmente 3 a 5 palavras que expressam as idéias e termos indispensáveis na confecção do artigo 2. 4 Texto: Introdução é apresentada de maneira clara, precisa e sintética. Justificando-se o tema , os objetivos e a relevância do estudo. Não é recomendável colocar questões antecedentes ou históricas, nem explicitadoras a cerca do tema, assim como não devem ser apresentados os resultados da investigação e/ou estudo. A Introdução deve conter quatro idéias básicas: - o que fazer - o que será tematizado; - por que fazer - justificativa do tema escolhido. - quais as contribuições esperadas – relevância do estudo - E o como foi feito a construção do trabalho – etapas realizadas

n Desenvolvimento: Construção da moldura conceitual do tema, referenciando os autores e estudos feitos,

n Desenvolvimento: Construção da moldura conceitual do tema, referenciando os autores e estudos feitos, abordando no quadro teórico, o desenvolvimento e aprofundamento do objeto de estudo do artigo. Poderá ser itemizado, construindo-se uma abordagem de aprofundamento sequenciada e sistematizada.

n CONCLUSÃO Caracteriza-se pela afirmação sintética da idéia central do trabalho e pontos relevantes

n CONCLUSÃO Caracteriza-se pela afirmação sintética da idéia central do trabalho e pontos relevantes apresentados no texto. Deve apresentar deduções lógicas, contendo novos comentários e sugestões próprias dos pesquisadores.

2. 5 Referências Relação das referencias bibliográficas, eletrônicas consultadas para elaboração do artigo de

2. 5 Referências Relação das referencias bibliográficas, eletrônicas consultadas para elaboração do artigo de acordo com as normas da ABNT NBR 6023. Importante obedecer-se a ordem alfabética dos autores pesquisados e a ordem cronológica que aparece no texto (ano).

n n n 3 CONSIDERAÇOES GERAIS As ilustrações, tabelas, quadros e gráficos são numerados

n n n 3 CONSIDERAÇOES GERAIS As ilustrações, tabelas, quadros e gráficos são numerados de acordo com a ordem de apresentação. As notas quando indispensáveis são colocadas no rodapé. Os artigos não devem exceder 20 laudas com vinte e sete linhas de 70 toques, incluindo ilustrações notas e referencias. Deverão ser colocados em anexos, copias de leis, questionários ou matérias suplementares.