TERCEIRA LEI DE NEWTON PRINCPIO DA AO E

  • Slides: 23
Download presentation
TERCEIRA LEI DE NEWTON ( PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO )

TERCEIRA LEI DE NEWTON ( PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO )

ENUNCIADO "Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo

ENUNCIADO "Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B reage sobre o corpo A com uma força de mesma direção, de mesma intensidade e de sentido contrário. "

CARACTERÍSTICAS DAS FORÇAS DE AÇÃO E REAÇÃO: a) mesma direção. b) sentidos opostos. c)

CARACTERÍSTICAS DAS FORÇAS DE AÇÃO E REAÇÃO: a) mesma direção. b) sentidos opostos. c) mesmo módulo: ( | FAB | = | FBA | ) d) mesma natureza, isto é, ambas são forças de contato ou ambas são de campo.

EXEMPLO 1: Forças de ação e reação como forças de contato. Uma pessoa consegue

EXEMPLO 1: Forças de ação e reação como forças de contato. Uma pessoa consegue andar graças a força que o solo exerce sobre o seu pé.

EXEMPLO 2: Forças de ação e reação como forças de campo. Campo de gravidade

EXEMPLO 2: Forças de ação e reação como forças de campo. Campo de gravidade da Terra.

Nem sempre podemos observar o efeito das duas forças ao mesmo tempo. Há situações

Nem sempre podemos observar o efeito das duas forças ao mesmo tempo. Há situações em que só aparece o efeito da ação, outras em que só notamos a reação e outras, ainda, em que não percebemos o efeito de nenhuma das duas. Vamos ilustrar essa afirmação com alguns exemplos:

EFEITO OBSERVÁVEL DA AÇÃO O homem exerce uma ação sobre o armário. O armário

EFEITO OBSERVÁVEL DA AÇÃO O homem exerce uma ação sobre o armário. O armário exerce uma reação sobre o homem. O armário, sobre o efeito da ação, entra em movimento, enquanto o homem sob o efeito da reação, não se desloca. Aparece apenas o efeito da ação. Veja a figura abaixo.

EFEITO OBSERVÁVEL DA REAÇÃO O foguete exerce uma ação, empurrando os gases contra o

EFEITO OBSERVÁVEL DA REAÇÃO O foguete exerce uma ação, empurrando os gases contra o solo. O solo exerce uma reação sobre o foguete. O foguete, sobre o efeito da reação, entra em movimento, enquanto o solo sob o efeito da ação, não se desloca. Aparece apenas o efeito da reação. Observe a ilustração a seguir:

EFEITO NÃO OBSERVÁVEL, TANTO DA AÇÃO COMO DA REAÇÃO Suponha que você se aproxime

EFEITO NÃO OBSERVÁVEL, TANTO DA AÇÃO COMO DA REAÇÃO Suponha que você se aproxime de um armário e exerça sobre ele uma ação. O armário responderá pela força de reação. A resistência do armário e a força de atrito entre seus sapatos e o chão impedirão que se observe tanto o efeito da ação quanto o da reação.

EFEITO OBSERVÁVEL, TANTO DA AÇÃO COMO DA REAÇÃO Dois patinadores estão com as mãos

EFEITO OBSERVÁVEL, TANTO DA AÇÃO COMO DA REAÇÃO Dois patinadores estão com as mãos encostadas. Num certo instante, o patinador A empurra o patinador B. A ação do patinador A fará com que o patinador B acelere para a direita, enquanto a reação do patinador B fará com que A acelere para a esquerda. Neste caso, observamos tanto o efeito da ação como da reação.

EM RELAÇÃO ÀS FORÇAS DE AÇÃO E REAÇÃO DEVEMOS LEMBRAR QUE:

EM RELAÇÃO ÀS FORÇAS DE AÇÃO E REAÇÃO DEVEMOS LEMBRAR QUE:

Não existe força de ação sem a correspondente força de reação, ou seja, é

Não existe força de ação sem a correspondente força de reação, ou seja, é impossível um corpo agir sobre outro e não sofrer a consequente reação;

Forças de ação e reação simultâneas, ou seja, não existe a possibilidade de ocorrer

Forças de ação e reação simultâneas, ou seja, não existe a possibilidade de ocorrer uma ação e depois a reação; elas ocorrem no mesmo instante;

Elas podem apresentar efeitos diferentes, ou seja, quando uma bola bate numa vidraça, embora

Elas podem apresentar efeitos diferentes, ou seja, quando uma bola bate numa vidraça, embora o vidro e a bola sejam submetidos a forças de mesma intensidade , o vidro se quebra, mas a bola não;

É indiferente saber qual das forças é a ação e qual é a reação;

É indiferente saber qual das forças é a ação e qual é a reação;

Elas não se anulam, pois são aplicadas a corpos diferentes;

Elas não se anulam, pois são aplicadas a corpos diferentes;

As forças de ação e reação são de mesma natureza, possuindo sempre a mesma

As forças de ação e reação são de mesma natureza, possuindo sempre a mesma intensidade, a mesma linha de ação (direção), mas sentidos contrários.

O I C Í C R E X E

O I C Í C R E X E

1. A Terra atrai um pacote de arroz com uma força de 49 N.

1. A Terra atrai um pacote de arroz com uma força de 49 N. Pode-se então afirmar que o pacote de arroz: a) atrai a Terra com uma força de 49 N. X b) atrai a Terra com uma força menor do que 49 N. c) não exerce força nenhuma sobre a Terra d) repele a Terra com uma força de 49 N. e) repele a Terra com uma força menor do que 49 N.

2. Um operário puxa, por uma das extremidades, uma corda grossa presa, pela outra

2. Um operário puxa, por uma das extremidades, uma corda grossa presa, pela outra extremidade, a um caixote depositado sobre uma mesa. Em suas mãos o operário sente uma força de reação à força que ele realiza. Essa força é exercida: a) pela corda. b) pela terra. c) pela mesa. d) pelo chão. e) pelo caixote. X

3. Um cavalo puxa uma carroça em movimento. Qual das forças a seguir é

3. Um cavalo puxa uma carroça em movimento. Qual das forças a seguir é responsável pelo movimento do cavalo? a) A força de atrito entre a carroça e o solo. b) A força que o cavalo exerce sobre a carroça. c) A força que o solo exerce sobre o cavalo X d) A força que o cavalo exerce sobre o solo. e) A força que a carroça exerce sobre o cavalo.

4. Dadas as afirmações: I - Um corpo pode permanecer em repouso quando solicitado

4. Dadas as afirmações: I - Um corpo pode permanecer em repouso quando solicitado por forças externa. II - As forças de ação e reação têm resultante nula, provocando sempre o equilíbrio do corpo em que atuam. III - A força aplicada sobre um corpo, pela Segunda Lei de Newton, é o produto de sua massa pela aceleração que o corpo possui. Podemos afirmar que é(são) correta(s): a) I e II b) I e III c) II e III d) I X e) todas.

5. De acordo com a Terceira Lei de Newton, duas forças que formam um

5. De acordo com a Terceira Lei de Newton, duas forças que formam um par açãoreação apresentam estas características, exceto: a) mesmo módulo. b) mesma direção. c) sentidos opostos. d) atuam em corpos diferentes. e) anulam-se uma à outra. X