TEMA APRENDA A CONHECER SEU FILHO Enfoque COMO

  • Slides: 34
Download presentation
TEMA: APRENDA A CONHECER SEU FILHO Enfoque: COMO SABER SE ELE USA DROGAS?

TEMA: APRENDA A CONHECER SEU FILHO Enfoque: COMO SABER SE ELE USA DROGAS?

UM DOS MAIORES PESADELOS DE QUALQUER PAI É DESCOBRIR QUE SEU FILHO É UM

UM DOS MAIORES PESADELOS DE QUALQUER PAI É DESCOBRIR QUE SEU FILHO É UM DEPENDENTE DE DROGAS. PIOR AINDA QUE ESTE PESADELO, É NÃO SABER COMO AJUDÁ-LO.

E neste momento é bem provável que começo a me perguntar: Onde errei? ;

E neste momento é bem provável que começo a me perguntar: Onde errei? ; Não conhecia esse lado do meu filho; etc. . .

VEJAMOS ENTÃO O PROBLEMA

VEJAMOS ENTÃO O PROBLEMA

O que leva uma pessoa ao uso da Droga, lícita ou ilícita?

O que leva uma pessoa ao uso da Droga, lícita ou ilícita?

ALGUMAS MOTIVAÇÕES PARA O USO DE DROGAS • Alívio da dor. • Busca do

ALGUMAS MOTIVAÇÕES PARA O USO DE DROGAS • Alívio da dor. • Busca do prazer, novas sensações. • Busca da transcendência. • Desconhecimento da finalidade da vida.

SEGUNDO A OMS, ESTÁ MAIS SUJEITO A USAR DROGAS QUEM: . NÃO TEM INFORMAÇÕES

SEGUNDO A OMS, ESTÁ MAIS SUJEITO A USAR DROGAS QUEM: . NÃO TEM INFORMAÇÕES ADEQUADAS SOBRE OS EFEITOS DAS DROGAS; . INSATISFEITO COM SUA QUALIDADE DE VIDA (FALTA OU EXCESSO), CURIOSIDADE; . É POUCO INTEGRADO FAMÍLIA, E NA SOCIEDADE; NA . COM FÁCIL ACESSO ÀS DROGAS.

De acordo com o psiquiatra, Gustavo Teixeira, que é médico psiquiatra infantil, palestrante internacional

De acordo com o psiquiatra, Gustavo Teixeira, que é médico psiquiatra infantil, palestrante internacional e escritor psico educacional. Professor visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University. Mestre em Educação – Framingham State University. Curso de extensão em Psicofarmacologia da Infância – Harvard Medical School. Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ. Pós-graduado em Dependência Química – UNIFESP. Pós-graduado em Saúde Mental e Desenvolvimento Infantil – Santa Casa do RJ, diz:

Não existem regras, mas normalmente são observadas mudanças comportamentais comuns entre os jovens que

Não existem regras, mas normalmente são observadas mudanças comportamentais comuns entre os jovens que iniciam o uso da droga. Mas, uma das primeiras observações são as alterações de personalidade e de humor.

Para nossa orientação, aqui vão alguns dos vários sinais e sintomas de possível uso

Para nossa orientação, aqui vão alguns dos vários sinais e sintomas de possível uso de drogas que todo pai e mãe precisam saber: Os adolescentes são por definição temperamentais. Entre as confusões dos hormônios e das dificuldades de tentar crescer, ele viverá um turbilhão de emoções que oscilarão a todo instante. Assim se ele estiver muito retraído e distante pode ser um indício de algum problema, ou ainda de uso de drogas.

Vejamos se eu filho tem apresentando algum desses sinais: Mudança repentina nas notas; Dormindo

Vejamos se eu filho tem apresentando algum desses sinais: Mudança repentina nas notas; Dormindo demais ou dormindo de menos; Comendo de tudo repentinamente, ou ficando dias sem comer? Mudança de repentina de amigos; Alteração drástica de peso; Faltar às aulas ou interromper a prática de esportes ou hobby;

Mudança repentina de humor e temperamento; Você notou falta de determinados remédios ou dinheiro?

Mudança repentina de humor e temperamento; Você notou falta de determinados remédios ou dinheiro? Pupila dilatada; Desaparecimento repentino de objetos da casa. Perdeu o interesse em cuidar da aparência; Você encontrou drogas na sua roupa ou em seu quarto?

Qualquer um desses itens podem ser indícios do uso de drogas, ou ainda outro

Qualquer um desses itens podem ser indícios do uso de drogas, ou ainda outro problema qualquer. Então, o que fazer? Vejamos:

 • • NÃO CONTE PARA A PESSOA QUE VOCÊ DESCOBRIU O QUE ESTÁ

• • NÃO CONTE PARA A PESSOA QUE VOCÊ DESCOBRIU O QUE ESTÁ ACONTECENDO; AGUARDE ATÉ VOCÊ SABER COM O QUE ESTÁ LIDANDO PARA ENTÃO COMEÇAR A AJUDÁ-LA (O). SAIBA QUE DEPENDÊNCIA QUÍMICA É UMA DOENÇA, SEJA ELA ÁLCOOL, MACONHA, COCAÍNA, CIGARRO ETC.

 • Para cada tipo de dependência existe uma forma diferente de tratamento, mas

• Para cada tipo de dependência existe uma forma diferente de tratamento, mas todas se baseiam em um só princípio. ABANDONAR A DROGA. • Leia a respeito das Drogas. Cuidado com as informações obtidas, nem todas são VERDADEIRAS.

 • Nunca se CULPE ou o CULPE por essa situação, isso é uma

• Nunca se CULPE ou o CULPE por essa situação, isso é uma doença. Você já culpou alguém por ser diabético?

 • ESCOLHA A PESSOA CERTA PARA FALAR, NÃO FALE COM QUEM NÃO SABE

• ESCOLHA A PESSOA CERTA PARA FALAR, NÃO FALE COM QUEM NÃO SABE NADA A RESPEITO, PROCURE A EXPERIÊNCIA.

AMIGO TRATE-O COMO UM E NÃO COMO ALGUÉM QUE PRECISA DE AJUDA, LEMBRE-SE QUEM

AMIGO TRATE-O COMO UM E NÃO COMO ALGUÉM QUE PRECISA DE AJUDA, LEMBRE-SE QUEM ESTÁ NO MUNDO DAS DROGAS ESTÁ FORA DA REALIDADE, ENTÃO NA CABEÇA DELE NÃO PRECISA DE AJUDA.

MAIS ALGUMAS DICAS DE COMO AGIR COM O DEPENDENTE QUÍMICO CONDUTA DOS PAIS Q.

MAIS ALGUMAS DICAS DE COMO AGIR COM O DEPENDENTE QUÍMICO CONDUTA DOS PAIS Q. 583 - QUANDO O FILHO ENVEREDA PELO CAMINHO DO MAL. O QUE FAZER ? R. QUANTO PIORES AS PROPENSÕES DO FILHO, TANTO MAIS PESADA É A TAREFA E TANTO MAIOR O MÉRITO DOS PAIS, SE CONSEGUIREM DESVIÁ-LO DO CAMINHO DO MAL. (LE. - ALLAN KARDEC) O QUE FAZER QUANDO DESCOBRIREM QUE O FILHO ESTÁ USANDO DROGAS ? 1. 2. 3. 4. 5. 6. NÃO DRAMATIZE O FATO. PROCURE TER CERTEZA DO QUE ESTÁ OCORRENDO. CONVERSE COM O SEU FILHO SOBRE AS RAZÕES. NÃO O ESTIGMATIZE. NÃO FIQUE RECRIMINANDO OU PROCURANDO CULPADOS. PEÇA ORIENTAÇÃO A PROFISSIONAIS DE CONFIANÇA. (“COMO MANTER SEU FILHO LONGE DAS DROGAS” JOSÉ ELIAS MURAD)

AS MELHORES ARMAS AMOR CARINHO COMPREENSÃO DIÁLOGO O ADOLESCENTE MAIS DO QUE NUNCA SE

AS MELHORES ARMAS AMOR CARINHO COMPREENSÃO DIÁLOGO O ADOLESCENTE MAIS DO QUE NUNCA SE ENCONTRA NUMA FASE EM QUE NECESSITA DO APOIO, DO DIÁLOGO E DA COMPREENSÃO DOS PAIS REPRESSIVOS, DISTANCIOSOS, VIOLENTOS, ACABAM AFASTANDO OS FILHOS DE PERTO DE SI. QUANDO OS FILHOS PERDEM A CONFIANÇA NOS PAIS, TORNAM-SE UMA ISCA FÁCIL PARA OS TRAFICANTES. (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - SC)

EXPULSAR OS FILHOS “PROBLEMÁTICOS” DE CASA É AUMENTAR OS DESACERTOS FAMILIARES E SOCIAIS. CONTANDO

EXPULSAR OS FILHOS “PROBLEMÁTICOS” DE CASA É AUMENTAR OS DESACERTOS FAMILIARES E SOCIAIS. CONTANDO COM O APOIO DOS PAIS, O JOVEM DARÁ O PRIMEIRO PASSO PARA A RECUPERAÇÃO. PROCUREM AJUDA E SOCORRO PARA SEU FILHO. O DEPENDENTE É UM DOENTE E NECESSITA DE AJUDA. ALERTA ! SEU FILHO PODERÁ SER INCENTIVADO A COMEÇAR A USAR DROGAS NA SUA PRÓPRIA CASA, COM LIVRE ACESSO AO ÁLCOOL, CIGARRO E MEDICAMENTOS. (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - SC)

COMO AGIR COM O DEPENDENTE QUÍMICO 1 NÃO O REJEITE. ENTENDA QUE ELE É

COMO AGIR COM O DEPENDENTE QUÍMICO 1 NÃO O REJEITE. ENTENDA QUE ELE É UM DOENTE. 2 NÃO FUJA DO PROBLEMA. CONHEÇA OS FATOS E PROCURE ORIENTAÇÃO ADEQUADA. . 3 JAMAIS O MALTRATE. FAÇA COM QUE ELE SE SINTA RESPONSÁVEL PELOS SEUS ATOS. 4 NÃO TENTE APENAS CONTROLAR O USO. CONCENTRE-SE NA NECESSIDADE DE TRATAMENTO. 5 NÃO CENSURE, NÃO FAÇA SERMÕES, NÃO IMPLORE. RELATE-LHE AS ATITUDES INAPROPRIADAS. 6 NÃO O SUPERPROTEJA. COMECE A DEIXÁ-LO SOFRER AS CONSEQÜÊNCIAS DOS SEUS ATOS.

COMO AGIR COM O DEPENDENTE QUÍMICO 7 NÃO O AMEACE. DIGA O QUE PRETENDE

COMO AGIR COM O DEPENDENTE QUÍMICO 7 NÃO O AMEACE. DIGA O QUE PRETENDE E FAÇA O QUE DIZ. 8 NÃO ESCONDA QUE ESTÁ BUSCANDO AJUDA. DIGA QUE ESTÁ AGINDO NESSE SENTIDO. 9 NÃO PERCA A CALMA. ANALISE AS POSSIBILIDADES DE AJUDA. ENCORAJE-O ÀS ATIVIDADES BENÉFICAS. 10 NÃO CULTIVE CULPA E ANSIEDADE. TENTE MANTER DIST NCIA EMOCIONAL. 11 NÃO PERMITA AGRESSÕES. PROTEJA-SE. 12 NÃO PERMITA QUE O EXPLORE. APRENDA QUE O AMOR NÃO PODE EXISTIR SEM COMPAIXÃO, DISCIPLINA E JUSTIÇA. ( REVISTA AVE MARIA - DONALD LAZO )

COMO AJUDAR O DEPENDENTE A SE TRATAR SÃO OS QUE MAIS PODEM AJUDAR E

COMO AJUDAR O DEPENDENTE A SE TRATAR SÃO OS QUE MAIS PODEM AJUDAR E FAMILIARES APOIAR SUA RECUPERAÇÃO. IMPORTANTE PARA A FAMÍLIA Uma recaída deve ser encarada como recaída a perda de nunca uma das batalhas. Procure entender que uma deve Irrigar um usuário de drogas com esperança e estimulá-lo a ser encarada como a perda de uma guerra. continuar lutando contra a dependência, mesmo após as recaídas, é Uma guerrapara é composta de os muitas. fundamental ajudá-lo a vencer grilhõesbatalhas da prisão interior. É necessário uma engenharia intelectual como: 1. 2. 3. 4. 5. Nunca desistir de si mesmo. Tentar sempre. Aprender a ser um agente modificador da sua história. Não se psicoadaptar à sua doença, ou seja, não se auto-abandonar. Não ter medo das suas dores e frustrações, mas trabalhá-las com dignidade. Aprender a ter prazer nos pequenos eventos da vida. Resgatar a liderança do eu nos focos de tensão.

O Problema não é o excesso de Conhecimento, mas, a qualidade desse conhecimento. "O

O Problema não é o excesso de Conhecimento, mas, a qualidade desse conhecimento. "O Educador sem vocação se assemelha a um cego em terreno desconhecido, sem bengala ou guia. "

ALGUMAS DICAS PARA CONHECER SEU FILHO MELHOR 1. Aprendizado Diário Manter-se firme e dar

ALGUMAS DICAS PARA CONHECER SEU FILHO MELHOR 1. Aprendizado Diário Manter-se firme e dar disciplina é o que vai lhe garantir quando uma situação de conflito surgir. 2. Autoconfiança Desenvolver e ressaltar as qualidades do seu filho e mostrar que você acredita na capacidade dele é a chave para que ele faça o mesmo.

3. Coragem Ter medo de algo que não conhecemos ou não conseguimos entender é

3. Coragem Ter medo de algo que não conhecemos ou não conseguimos entender é natural, e até esperado. 4. Paciência “Tá chegando? ” Quantas vezes você já ouviu isso durante uma viagem longa? Aprender que não podemos controlar tudo e que é preciso saber esperar não é fácil nem para nós, adultos.

5. Tolerância Aprender a aceitar as diferenças é o começo do caminho para uma

5. Tolerância Aprender a aceitar as diferenças é o começo do caminho para uma convivência tranquila e harmoniosa com o outro 6. Persistência Mostrar que o fato de ele não ter sucesso em um determinado momento, em qualquer atividade específica, não quer dizer que ele nunca vai conseguir vencer o desafio.

7. Autoconhecimento Quem sou eu? Eu gosto disso ou prefiro aquilo? 8. Controle dos

7. Autoconhecimento Quem sou eu? Eu gosto disso ou prefiro aquilo? 8. Controle dos Impulsos A proposta é simples: Ele pode comer o doce ou esperar e ganhar mais um, ficando com dois.

9. Resistência às Frustrações “Dizer não é a maior prova de amor que um

9. Resistência às Frustrações “Dizer não é a maior prova de amor que um pai pode dar”, afirma a psicóloga Ceres de Araújo. É assim, com pequenas doses de frustração, que seu filho vai aprender a lidar com as adversidades e a superar os problemas sem se deixar abater. Isso é o que os especialistas chamam de resiliência, ou seja, a capacidade de sobreviver às dificuldades e usá-las como fonte de crescimento e aprendizado.

10. Empatia Diante de um conflito, pergunte por que ele agiu assim, o que

10. Empatia Diante de um conflito, pergunte por que ele agiu assim, o que pensou e sentiu e incentive-o a imaginar o que o outro está sentindo também, levantando possibilidades, mas deixando que ele mesmo crie maneiras de resolver a briga.

11. Comunicação Conversar sobre o que seu filho fez durante o dia é um

11. Comunicação Conversar sobre o que seu filho fez durante o dia é um estímulo para que ele aprenda a organizar as ideias e transformá-las em frases de uma forma que os outros possam compreender. Provavelmente a primeira resposta será “legal”, mas não desista! Fazer outras perguntas ou até falar sobre o seu dia também pode ajudar.