SUS SISTEMA NICO DE SADE SISTEMA Formado por

  • Slides: 15
Download presentation

SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE • SISTEMA: Formado por várias instituições dos três

SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE • SISTEMA: Formado por várias instituições dos três níveis de governo. • ÚNICO: Tem a mesma doutrina, a mesma filosofia de atuação, é organizado de acordo com a mesma sistemática. • SAÚDE: É responsabilidade de todos, Governo e sociedade, assegurado pelo conjunto das instituições e políticas públicas da sociedade.

MODELO ASSISTENCIAL É entendido pela forma de organização dos elementos constitutivos da rede de

MODELO ASSISTENCIAL É entendido pela forma de organização dos elementos constitutivos da rede de serviços de saúde, incluindo tarefas, pessoas, estrutura, tecnologia e ambiente, com ênfase nas relações entre os profissionais e usuários, com o propósito de intervir resolutivamente em problemas.

# Gestão Plena de Sistema Estadual Habilitado em 19 de agosto de 2002 RESPONSABILIDADES:

# Gestão Plena de Sistema Estadual Habilitado em 19 de agosto de 2002 RESPONSABILIDADES: • Exercer a gestão do SUS, no âmbito estadual; • Promover as condições e incentivar o poder municipal para que assuma a gestão da atenção à saúde de seus munícipes; • Assumir a gestão da atenção à saúde daquelas populações pertencentes a municípios que ainda não tomaram para si esta responsabilidade.

 • Gestão e gerência de Unidades Públicas de hemonúcleos/hemocentros e de laboratórios de

• Gestão e gerência de Unidades Públicas de hemonúcleos/hemocentros e de laboratórios de saúde pública; • Gerência de laboratórios de referencia para controle de qualidade, vigilância sanitária e epidemiológica; • Gestão das atividades referentes a TFDInterestadual, Medicamento Excepcional e Central de Transplante; • Organização e gestão do sistema estadual de Controle, Avaliação e Regulação; • Operação dos Sistema Nacionais de Informação.

 • Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia, de assistência farmacêutica

• Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia, de assistência farmacêutica de acordo com a política nacional; • Coordenação do sistema de referencias intermunicipais, organizando acesso – municípios sede de módulos e pólos – Termo de Compromisso; • Cooperação técnica e financeira com o conjunto de municípios, objetivando a consolidação do processo de descentralização, organização da rede regionalizada e hierarquizada de serviços.

REDE REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA 04 Macrorregiões 12 Microrregiões 44 Municípios Sede de Módulos 79

REDE REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA 04 Macrorregiões 12 Microrregiões 44 Municípios Sede de Módulos 79 Municípios satélites

MACRORREGIÃO ASSISTENCIAL üAssistência Ambulatorial Consultas Especializadas: Neurologia, endocrinologia, dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, gastroenterologia, traumatologia; Terapia

MACRORREGIÃO ASSISTENCIAL üAssistência Ambulatorial Consultas Especializadas: Neurologia, endocrinologia, dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, gastroenterologia, traumatologia; Terapia Renal Substitutiva; Diagnoses: Endoscopia Digestiva; Radiologia contrastada; Mamografia; Tomografia Computadorizada; Assistência ás mulheres vitimas de violência sexual.

ü Assistência Hospitalar UTI - Unidade de terapia Intensiva (geral – adulto e infantil

ü Assistência Hospitalar UTI - Unidade de terapia Intensiva (geral – adulto e infantil / neonatal) Assistência nas especialidades acima, incluindo urgência / emergência.

MICRORREGIÃO ASSISTENCIAL üAssistência Ambulatorial: Laboratório Fisioterapia motora e respiratória Radiologia simples Colposcopia CAPS –

MICRORREGIÃO ASSISTENCIAL üAssistência Ambulatorial: Laboratório Fisioterapia motora e respiratória Radiologia simples Colposcopia CAPS – Centro de Apoio Psico-Social Centro Odontológico de referência Hemoterapia Ultra-sonografia Procedimentos médicos Gestação de alto risco ( mãe-filho ) Banco de leite humano - Serviços especiais

 • Ações de Vigilância Sanitária de média complexidade • Ações de Vigilância Epidemiológica

• Ações de Vigilância Sanitária de média complexidade • Ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental • Especialidades: cardiologia, oftalmologia, Especialidades: psiquiatria, cirurgia geral, gineco-obstetrícia, pediatria, clínica geral e psiquiatria. Assistência Hospitalar Atendimento hospitalar nas clínicas básicas e especialidades ambulatoriais, contemplando urgência e emergência.

MÓDULO ASSISTENCIAL üAssistência Ambulatorial: Realizar o elenco de procedimentos, que compreende os serviços de

MÓDULO ASSISTENCIAL üAssistência Ambulatorial: Realizar o elenco de procedimentos, que compreende os serviços de patologia clínica, odontologia especializada, ultra-sonografia obstétrica, cirurgia ambulatorial especializada, procedimentos especializados e traumatoortopédicos, radiodiagnóstico. üAssistência Hospitalar: Dispor de leitos hospitalares, no mínimo, para o atendimento básico em: clínica médica, clínica pediátrica e obstetrícia (parto normal).

MUNICÍPIO SATÉLITE üAssistência Ambulatorial: Realizar o elenco de procedimentos da Atenção Básica: Controle da

MUNICÍPIO SATÉLITE üAssistência Ambulatorial: Realizar o elenco de procedimentos da Atenção Básica: Controle da tuberculose, da hipertensão, e da diabetes; Eliminação da hanseníase; Ações de saúde bucal; Ações de saúde da criança e da mulher; Eletrocardiograma, látex e Posto de coleta. üAssistência Hospitalar: Dispor de leitos para atendimento médico de urgência com observação – até 8 horas e parto normal.

HIERARQUIZAÇÃO DOS SERVIÇOS Modelo Proposto MACRORREGIÃO MICRORREGIÃO SEDE DE MÓDULO SATÉLITE

HIERARQUIZAÇÃO DOS SERVIÇOS Modelo Proposto MACRORREGIÃO MICRORREGIÃO SEDE DE MÓDULO SATÉLITE

“ O SUS NÃO É O QUE ESTÁ AÍ. É O QUE TEMOS QUE

“ O SUS NÃO É O QUE ESTÁ AÍ. É O QUE TEMOS QUE CONSTRUÍR. ” Elizabeth Barros