SOCIOLOGIA GRUPOS SOCIAIS Correo dos exerccios 1 O

  • Slides: 23
Download presentation
SOCIOLOGIA GRUPOS SOCIAIS Correção dos exercícios

SOCIOLOGIA GRUPOS SOCIAIS Correção dos exercícios

1 – O conceito de grupo vem da matemática, que o define como a

1 – O conceito de grupo vem da matemática, que o define como a reunião de elementos que têm pelo menos um aspecto em comum, chamado de Propriedade associativa.

2 É toda reunião de pessoas mais ou menos estável de duas ou mais

2 É toda reunião de pessoas mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação social.

3 interação social

3 interação social

4. Família . Vizinhos. Escola. Igreja. Grupos de atividades de Lazer

4. Família . Vizinhos. Escola. Igreja. Grupos de atividades de Lazer

5 GRUPO FAMILIAR GRUPO VICINAL REPRESENTADO PELA FAMÍLIA FORMADO POR PESSOAS RESIDENTES PRÓXIMAS UMAS

5 GRUPO FAMILIAR GRUPO VICINAL REPRESENTADO PELA FAMÍLIA FORMADO POR PESSOAS RESIDENTES PRÓXIMAS UMAS DAS OUTRAS (VIZINHOS) E QUE INTERAGEM UMAS COM AS OUTRAS GRUPO EDUCATIVO DESENVOLVIDO NA ESCOLA REPRESENTADO PELO GRUPO DE FIÉIS DE UMA GRUPO RELIGIOSO DETERMINADA ORIENTAÇÃO RELIGIOSA FORMADO POR CLUBES, ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS, GRUPOS DE TEATRO E ETC. . . GRUPO DE LAZER GRUPO PROFISSIONAL GRUPO DE TABALHO. GERALMENTE ENVOLVE PESSOAS DE UMA MESMA PROFISSÃO OU QUE EXERCEM FUNÇÕES INTERDEPENDENTES. GRUPO POLÍTICO FORMADO POR MILITANTES DE UM PARTIDO POLÍTICO, POR INTEGRANTES DE ORGANISMOS DO ESTAO E ET. . .

6. Pluralidade de indivíduos . Interação social. Organização. Objetividade e exterioridade. Conteúdo intencional ou

6. Pluralidade de indivíduos . Interação social. Organização. Objetividade e exterioridade. Conteúdo intencional ou objetivo comum. Consciência grupal ou sentimento de “nós”. Continuidade

7 PRIMÁRIOS SECUNDÁRIOS GRUPOS PRIMÁRIOS AQ UELES EM QUE PREDOMINAM OS CONTATOS PRIMÁRIOS, OU

7 PRIMÁRIOS SECUNDÁRIOS GRUPOS PRIMÁRIOS AQ UELES EM QUE PREDOMINAM OS CONTATOS PRIMÁRIOS, OU SEJA, OS CONTATOS DIRETOS. A FAMÍLIA É UM EXEMPLO DE GRUPO PRIMÁRIO. GRUPOS SECUNDÁRIOS GRUPÓS SOCIAIS MAIS COMPLEXOS, REALIZAM-SE DE MANEIRA PESSOAL E DIRETA, MAS SEM INTIMIDADE, OU DE MANEIRA INDIRETA, POR MEIO DE CARTAS OU INTERNET. SÃO EXEMPLOS AS IGREJAS E OS PARTIDOS POLÍTICOS. GRUPOS INTERMÉDIÁRIOS SÃO AQUELES GRUPOS EM QUE OS CONTATOS SE ALTERNAM E SE COMPLEMENTAM NAS DUAS FORMAS DE CONTATOS SOCIAIS (PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS), UM EXEMPLO DESSE TIPO DE GRUPO SOCIAL É A ESCOLA.

uma reunião de pessoas aglomeradas de forma momentânea e dotadas de um fraco sentimento

uma reunião de pessoas aglomeradas de forma momentânea e dotadas de um fraco sentimento grupal. 8 “O agregado social se caracteriza por não ser organizado” O agregado social não tem estrutura estável nem hierarquia de posições e funções. As pessoas que participam desse tipo de grupo são relativamente anônimas e o contato social entre elas é limitado e de pequena duração.

9 É um grupo de pessoas reunidas, por exemplo, observando um incêndio ou reunidas

9 É um grupo de pessoas reunidas, por exemplo, observando um incêndio ou reunidas em um parque numa tarde de sol. É um agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos, é espontâneo, amorfos, não se baseia em contato físico, mas na comunicação recebida através de diversos meios de comunicação. As pessoas que assistem a o mesmo programa de televisão, veem o mesmo anúncio num cartaz, ou leem em casa o mesmo jornal ou revista.

10. Falta de organização. Anonimato. Objetivos comuns. Indiferenciação. Proximidade física

10. Falta de organização. Anonimato. Objetivos comuns. Indiferenciação. Proximidade física

11 É um tipo de sociedade marcada pela produção em grande escala de bens

11 É um tipo de sociedade marcada pela produção em grande escala de bens de consumo, pela concentração industrial, pela expansão dos meios de comunicação de massa (TV, rádio, rede de computadores), pelo consumismo desenfreado, pelo conformismo social e pela ação da publicidade, que induz as pessoas a se comportarem como meros consumidores e não como indivíduos de espírito crítico. Sendo assim é uma sociedade alienadora.

12 Liderança, normas e sanções, símbolos e valores sociais.

12 Liderança, normas e sanções, símbolos e valores sociais.

13 Designa a capacidade de alguém, denominado líder, ou de algumas pessoas, de chefiar,

13 Designa a capacidade de alguém, denominado líder, ou de algumas pessoas, de chefiar, comandar ou orientar um grupo de indivíduos em qualquer tipo de ação.

14 LIDERANÇA INSTITUCIONAL LIDERANÇA PESSOAL Autoridade que se efetua em virtude da posição social

14 LIDERANÇA INSTITUCIONAL LIDERANÇA PESSOAL Autoridade que se efetua em virtude da posição social ou do cargo que a pessoa ocupa. Seu poder de mando vem de seu cargo e de sua posição no grupo. Exemplos: gerente de uma fábrica, chefe de família, diretor de uma escola. É aquela que se origina das qualidades pessoais do líder, inteligência, prestígio social e moral, poder de comunicação, atitudes, encanto pessoal.

15. Jesus Cristo. Nelson Mandela. Adolf Hitler. Lula. Getúlio Vargas. Fidel Castro

15. Jesus Cristo. Nelson Mandela. Adolf Hitler. Lula. Getúlio Vargas. Fidel Castro

16 Resposta pessoal

16 Resposta pessoal

17 É um elemento que representa ou substitui algo geralmente mais complexo e abstrato

17 É um elemento que representa ou substitui algo geralmente mais complexo e abstrato dessa “coisa”. Exemplo: Sinal da cruz, sinaleira, sinal parar o ônibus, e etc. . .

18 São regras sociais que norteiam o indivíduo na sociedade, indicam o que é

18 São regras sociais que norteiam o indivíduo na sociedade, indicam o que é permitido e proibido. Forças que mantêm coesos os grupos sociais.

19 É uma recompensa ou uma punição que o grupo ou a sociedade atribuem

19 É uma recompensa ou uma punição que o grupo ou a sociedade atribuem ao indivíduo diante de seu comportamento social. Podem ser aprovativas ou reprovativas.

20 É um conjunto de símbolos criados para designar uma só coisa. A linguagem

20 É um conjunto de símbolos criados para designar uma só coisa. A linguagem é fundamental para que haja a comunicação. É a principal forma de propagação da cultura.

21 É um conjunto de regras culturais, morais, criadas numa sociedade.

21 É um conjunto de regras culturais, morais, criadas numa sociedade.

Resposta pessoal

Resposta pessoal