SOCIOLOGIA 1 SRIE AULA 18 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE

  • Slides: 37
Download presentation
SOCIOLOGIA 1° SÉRIE AULA 18: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE DURKHEIM I - ANOMIA E MORAL

SOCIOLOGIA 1° SÉRIE AULA 18: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE DURKHEIM I - ANOMIA E MORAL PROFESSORA CAROLINE BLUM

SOCIOLOGIA 1° SÉRIE AULA 18: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE DURKHEIM I - ANOMIA E MORAL

SOCIOLOGIA 1° SÉRIE AULA 18: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE DURKHEIM I - ANOMIA E MORAL PROFESSORA CAROLINE BLUM

Nas aulas anteriores. . . ➔ Durkheim tornou a sociologia uma ciência acadêmica. ➔

Nas aulas anteriores. . . ➔ Durkheim tornou a sociologia uma ciência acadêmica. ➔ É um dos fundadores da sociologia, junto com Karl Marx e Max Weber. ➔ Teve influência do Positivismo (Comte) Émile Durkheim (França, 1858 - 1917)

Nesta aula. . . ➔ Entenderemos a relação entre o indivíduo e a sociedade

Nesta aula. . . ➔ Entenderemos a relação entre o indivíduo e a sociedade para Durkheim; ➔ Retomaremos a noção de Instituições Sociais; ➔ Entenderemos os conceitos de Anomia e Moral.

Contexto do autor: instabilidade política ●Nascido em 1858 na França, em uma linhagem de

Contexto do autor: instabilidade política ●Nascido em 1858 na França, em uma linhagem de oito gerações de rabinos. Não seguiu na religião, tornou-se Professor de Filosofia. Morou na Alemanha e, ao retornar, criou a Sociologia. ●Viveu a Guerra Franco-Prussiana (1870 -1871) e a Primeira Guerra Mundial (1914 -1918). Faleceu no ano de 1917.

Augusto Comte Positivista que criou o nome “sociologia” Émile Durkheim Elaborou um método e

Augusto Comte Positivista que criou o nome “sociologia” Émile Durkheim Elaborou um método e objeto de estudo: os fenômenos sociais. Sociologia é “sui generis”, isto é, tem características próprias

Durkheim e a Teoria Funcionalista O método sociológico de Durkheim é o Funcionalismo. Nele,

Durkheim e a Teoria Funcionalista O método sociológico de Durkheim é o Funcionalismo. Nele, o corpo social (sociedade) é entendido tal como um corpo biológico. E cada parte tem sua função para manter a harmonia social.

Tudo na sociedade está interligado! Assim, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o quer

Tudo na sociedade está interligado! Assim, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o quer dizer que se algo não vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentirá o efeito. Partindo deste raciocínio, Durkheim desenvolveu os conceitos: Instituição social e Anomia. Fonte: http: //www. sociologia. seed. pr. gov. br/

Instituições sociais para Durkheim Você já parou para pensar como as sociedades se mantém

Instituições sociais para Durkheim Você já parou para pensar como as sociedades se mantém por tanto tempo se os indivíduos que pertencem a ela não são os mesmos durante todo esse tempo?

✔ As instituições fazem parte do processo de socialização. Elas possuem a função de

✔ As instituições fazem parte do processo de socialização. Elas possuem a função de manter o bom funcionamento da sociedade e atender as necessidades dos indivíduos. ✔ Exemplos: Escola, Família, Religião

Instituições sociais para Durkheim “(. . . ) o efeito [das instituições sociais] é

Instituições sociais para Durkheim “(. . . ) o efeito [das instituições sociais] é fixar, instituir certas maneiras de agir e certos julgamentos que existem fora de nós e que não dependem de cada vontade particular (. . . )” (Durkheim, 2002).

QUIZ 1) Sobre a teoria funcionalista desenvolvida sobre Émile Durkheim é correto afirmar: a)

QUIZ 1) Sobre a teoria funcionalista desenvolvida sobre Émile Durkheim é correto afirmar: a) A sociedade influencia o comportamento e o modo de pensar dos indivíduos. b) São as ações individuais que constroem a sociedade. c) Sociedade e indivíduos não se relacionam, pois tratam de assuntos diferentes.

RESPOSTA 1) Sobre a teoria funcionalista desenvolvida sobre Émile Durkheim é correto afirmar: a)

RESPOSTA 1) Sobre a teoria funcionalista desenvolvida sobre Émile Durkheim é correto afirmar: a) A sociedade influencia o comportamento e o modo de pensar dos indivíduos. b) São as ações individuais que constroem a sociedade. c) Sociedade e indivíduos não se relacionam, pois tratam de assuntos diferentes.

Conceito de “anomia” Anomia: a=não/falta de + nomia=normas/regras A anomia acontece quando algo na

Conceito de “anomia” Anomia: a=não/falta de + nomia=normas/regras A anomia acontece quando algo na sociedade não cumpre sua função e assim compromete o bom funcionamento da sociedade. Como no corpo humano, se algo não funcionar bem, em “ordem”, significa que está doente. A anomia é uma patologia (doença) social.

Quais as consequências da anomia? A anomia é um empecilho para o progresso da

Quais as consequências da anomia? A anomia é um empecilho para o progresso da sociedade, algo que deve ser vencido, e a sociologia é o meio para isso. Durkheim destaca a importância do sociólogo para o bom funcionamento da sociedade. Fonte: http: //www. sociologia. seed. pr. gov. br/

Como surge a anomia? Ela surge da falta de coesão social (união), do enfraquecimento

Como surge a anomia? Ela surge da falta de coesão social (união), do enfraquecimento ou perda dos vínculos sociais (capacidade de sentir-se parte do coletivo) e da ausência de normas e regras.

As formas anômicas mais gerais e graves: De acordo com o livro Da Divisão

As formas anômicas mais gerais e graves: De acordo com o livro Da Divisão do Trabalho 1. Crises. Social industriais ou comerciais e falências 2. Falta de governo para exercer um espírito de conjunto e sentimento de solidariedade comum 3. Extrema rapidez da vida industrial sem o tempo necessário para equilibrar-se.

QUIZ 2) O conceito de anomia é um dos mais importantes para a teoria

QUIZ 2) O conceito de anomia é um dos mais importantes para a teoria de Durkheim. Sobre esse conceito é correto afirmar: a) A anomia é o resultado do bom funcionamento das regras sociais. b) Anomia é a falta de regras e vínculos sociais, ela é um problema para o progresso da sociedade.

RESPOSTA 2) O conceito de anomia é um dos mais importantes para a teoria

RESPOSTA 2) O conceito de anomia é um dos mais importantes para a teoria de Durkheim. Sobre esse conceito é correto afirmar: a) A anomia é o resultado do bom funcionamento das regras sociais. b) Anomia é a falta de regras e vínculos sociais, ela é um problema para o progresso da sociedade.

Como combater a anomia? Essa é a função da Moral: manter a ordem social.

Como combater a anomia? Essa é a função da Moral: manter a ordem social. Separação entre Igreja e Estado (governo) Elas dão aos indivíduos uma noção de dever. As obrigações, todavia, também são desejadas por eles. Conceitos científicos são diferentes das palavras do senso comum

Consciência individual e coletiva A consciência individual está ligada às crenças e aos sentimentos

Consciência individual e coletiva A consciência individual está ligada às crenças e aos sentimentos pessoais, que nos tornam indivíduos únicos. A consciência coletiva é um conjunto de crenças e sentimentos comuns aos membros de uma sociedade. Nós adquirimos tal consciência por meio do processo de socialização. Fonte: https: //cafecomsociologia. com/o-que-e-consciencia-coletiva-e/

ATIVIDADE 1 (UFU) O sociólogo francês Émile Durkheim, considerado o fundador da Sociologia, cunhou

ATIVIDADE 1 (UFU) O sociólogo francês Émile Durkheim, considerado o fundador da Sociologia, cunhou o termo consciência coletiva. Sobre esse conceito, é correto afirmar que: a) a família, o trabalho, os sindicatos, a educação, a religião, o controle social e até a punição do crime são alguns mecanismos que mantêm viva a integração e a partilha da consciência coletiva.

b) essa consciência implica uma solidariedade de tipo orgânica, caracterizada pela pouca divisão social

b) essa consciência implica uma solidariedade de tipo orgânica, caracterizada pela pouca divisão social do trabalho. c) os processos de socialização e internalização individual não são responsáveis pela aquisição, por parte dos indivíduos, de valores, crenças e normas sociais que mantêm os grupos e as sociedades integrados. d) implica uma solidariedade comum que molda as consciências individuais, sem exercer qualquer tipo de coerção social.

RESPOSTA a) a família, o trabalho, os sindicatos, a educação, a religião, o controle

RESPOSTA a) a família, o trabalho, os sindicatos, a educação, a religião, o controle social e até a punição do crime são alguns mecanismos que criam e mantêm viva a integração e a partilha da consciência coletiva.

Conceito de Moral É um sistema de normas de condutas que estabelecem como o

Conceito de Moral É um sistema de normas de condutas que estabelecem como o sujeito deve conduzir-se em determinadas maneiras Ela é um consenso que foi internalizado, e passa a fazer parte do indivíduo através das instituições sociais. Durkheim destaca o papel da Escola e da Religião.

Importância da moral “ [para existir] uma moral, um sistema de deveres e obrigações,

Importância da moral “ [para existir] uma moral, um sistema de deveres e obrigações, é necessário que a sociedade seja uma pessoa qualitativamente distinta das pessoas individuais que compreende e de cuja síntese é resultado” Onde há vida em grupo, há moral. E ela não é a simples soma das consciências individuais, ela é uma nova consciência: a coletiva.

Importância da moral “A sociedade é a melhor parte de nós (. . .

Importância da moral “A sociedade é a melhor parte de nós (. . . ) na verdade, o homem não é humano senão porque vive em sociedade e sair dela é deixar de sê-lo”. (QUINTANEIRO, 2002) A sociedade define o indivíduo.

Regras morais: As regras morais são coercitivas, isto é, são impostas aos indivíduos. Por

Regras morais: As regras morais são coercitivas, isto é, são impostas aos indivíduos. Por um lado, há uma autoridade sobre os indivíduos e uma noção de dever, por outro lado elas são desejáveis pois nos integram à sociedade. Para Durkheim , a adequação das consciências particulares à consciência coletiva possibilita a vida em sociedade.

ATIVIDADE 2 (UFU) Tivemos muitas vezes ocasião de afirmar que as regras da moral

ATIVIDADE 2 (UFU) Tivemos muitas vezes ocasião de afirmar que as regras da moral são normas elaboradas pela sociedade; o caráter obrigatório que as caracteriza não é mais do que a própria autoridade da sociedade comunicando-se a tudo que dela sai. DURKHEIM, E. O Dualismo da Natureza Humana e as Suas Condições Sociais, p. 289

A respeito das noções de sociedade e moralidade tais como concebidas por Émile Durkheim,

A respeito das noções de sociedade e moralidade tais como concebidas por Émile Durkheim, assinale a alternativa correta a) Assim como os instintos e sensações humanas, a atividade moral resulta dos significados subjetivos que os indivíduos atribuem às relações sociais.

b) As regras morais não proporcionam coesão social nas sociedades complexas. c) A sociedade

b) As regras morais não proporcionam coesão social nas sociedades complexas. c) A sociedade consiste na soma das ações dos indivíduos tomadas coletivamente. d) O caráter externo e coercitivo da moralidade decorre precisamente do fato de que ela é essencialmente coletiva e impessoal.

RESPOSTA d) O caráter externo e coercitivo da moralidade decorre precisamente do fato de

RESPOSTA d) O caráter externo e coercitivo da moralidade decorre precisamente do fato de que ela é essencialmente coletiva e impessoal.

Resumo da aula: ● Durkheim e a teoria funcionalista (tudo está interligado) ● Instituições

Resumo da aula: ● Durkheim e a teoria funcionalista (tudo está interligado) ● Instituições Sociais: manter bom funcionamento ● Anomia: doença social, resultado da falta de regras. ● Consciência coletiva define a consciência individual ● Conceito e importância da moral: união da sociedade.

Vimos a importância da moral para o bom funcionamento da sociedade. Também o quanto

Vimos a importância da moral para o bom funcionamento da sociedade. Também o quanto a anomia é prejudicial ao progresso e que esses problemas devem ser solucionados racionalmente, isto é, através da sociologia! Na próxima aula vamos ver outros conceitos importantes de Émile Durkheim! Bons estudos!

REFERÊNCIAS DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Editora Martins Fontes, 1999. Sociologia /

REFERÊNCIAS DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Editora Martins Fontes, 1999. Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. QUINTANEIRO, Tânia. Um toque de clássicos. Editora UFMG, 2002.