SOCIOLOGIA 1 SRIE AULA 14 AUGUSTE COMTE E

  • Slides: 32
Download presentation
SOCIOLOGIA 1° SÉRIE AULA 14: AUGUSTE COMTE E O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA PROFESSORA ALINE

SOCIOLOGIA 1° SÉRIE AULA 14: AUGUSTE COMTE E O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA PROFESSORA ALINE DE AZEVEDO

SOCIOLOGIA 1° SÉRIE AULA 14: AUGUSTE COMTE E O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA PROFESSORA ALINE

SOCIOLOGIA 1° SÉRIE AULA 14: AUGUSTE COMTE E O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA PROFESSORA ALINE DE AZEVEDO

Nas aulas anteriores. . . ❖ As Revoluções da Modernidade e os problemas sociais

Nas aulas anteriores. . . ❖ As Revoluções da Modernidade e os problemas sociais do século XIX que se deram principalmente como consequência de tais revoluções.

HOJE: TENDO PERPASSADO PELO CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA, CHEGAMOS AO PRIMEIRO AUTOR

HOJE: TENDO PERPASSADO PELO CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA, CHEGAMOS AO PRIMEIRO AUTOR CONSIDERADO SOCIÓLOGO E PAI DA ÁREA: AUGUSTE COMTE.

❖ Auguste Comte (1798 -1857) foi quem criou o termo “sociologia” a partir da

❖ Auguste Comte (1798 -1857) foi quem criou o termo “sociologia” a partir da organização do curso de Filosofia Positiva em 1839.

❖ Com esse curso, Comte pretendia fazer uma síntese da produção científica, verificar aquilo

❖ Com esse curso, Comte pretendia fazer uma síntese da produção científica, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento e métodos das ciências já existentes, como os da física e da biologia, para saber se os métodos dessas ciências que já haviam alcançado um “status” de positivo, poderiam ser utilizados na física social.

❖ Este pensador era de uma linha positivista, que acreditava na superioridade da ciência

❖ Este pensador era de uma linha positivista, que acreditava na superioridade da ciência e no seu poder de explicação dos fenômenos de maneira desprendida da religiosidade. Como positivista ele acreditava que a ciência deveria ser utilizada para organizar a ordem social. ❖Mas isso será assunto para as próximas aulas!

❖Devemos considerar que Comte vislumbrava o mundo moderno que surgia, um mundo cada vez

❖Devemos considerar que Comte vislumbrava o mundo moderno que surgia, um mundo cada vez mais influenciado pela ciência e pela consolidação da indústria, e a crise gerada por uma certa anarquia moral e política quando da transição do sistema feudal (baseado nas atividades agrárias) para o sistema capitalista (baseado na indústria, comércio, urbanização, exploração do trabalhador). Era essa positividade (instaurar a ordem) que ele queria para a Sociologia.

❖Assim, Comte pensava na Sociologia como se fosse uma “criança” sendo gestada, na qual

❖Assim, Comte pensava na Sociologia como se fosse uma “criança” sendo gestada, na qual acreditava que poderia estudar e entender os problemas sociais que surgiam e restabelecer a ordem social e o progresso da civilização ❖moderna. Assim sendo quando Comte pensava que a Sociologia, era como se fosse uma “criança” sendode gestada, na qual Ele queria a Sociologia estudasse forma colocava toda sua crença de que poderia estudar e entender os problemas sociais que surgiam e restabelecer a ordem social o progresso da civilização moderna. Ele queria que a Sociologia estuda se de aprofundada os emovimentos das sociedades no passado forma aprofundada os movimentos das sociedades no passado para se entender o presente e, inclusive, para se oentender o presente e imaginar o futuro da para imaginar futuro da sociedade.

QUIZ: 1 - “Olhando o passado para compreender o presente. ” Tal expressão se

QUIZ: 1 - “Olhando o passado para compreender o presente. ” Tal expressão se relaciona com o pensamento de Auguste Comte? a) Sim. b) Não.

RESPOSTA: a) Sim.

RESPOSTA: a) Sim.

❖ Comte via a consolidação do capitalismo como algo necessário ao desenvolvimento das sociedades.

❖ Comte via a consolidação do capitalismo como algo necessário ao desenvolvimento das sociedades. Esse novo sistema e o abandono da teologia para explicação do mundo seriam parte do progresso das civilizações. Já os problemas sociais que surgiam, eram considerados obstáculos que deveriam ser resolvidos para que o progresso pudesse continuar.

❖Portanto, a Sociologia se colocaria, na visão do autor, como uma ciência para solucionar

❖Portanto, a Sociologia se colocaria, na visão do autor, como uma ciência para solucionar a crise das sociedades época. Mas nãosolucionar chegou a ❖ Portanto, a Sociologia daquela se colocaria, na visão deste autor, como. Comte uma ciência para a crise das sociedades daquela época. Mas Comte não chegou a viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas iniciou viabilizar suaseraplicação. apenas iniciou uma discussão queadeveria continuada, a fim. Seu de que trabalho a Sociologia viesse a alcançar um estágio de maturidade e aplicabilidade. Portanto, a Sociologia se colocaria, na visão deste autor, como uma discussão que deveria ser. Mascontinuada, a fim de ❖ uma ciência para solucionar a crise das sociedades daquela época. ❖ Comte não chegou a viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas queumaadiscussão Sociologia alcançar estágio dede ❖ iniciou que deveria serviesse continuada, a a fim de que a Sociologia um viesse a alcançar um estágio maturidade e aplicabilidade. Portanto, a Sociologia se colocaria, na visão deste autor, como uma ciência maturidade e sociedades aplicabilidade. para solucionar a crise das daquela época. Mas Comte não chegou a viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas iniciou uma discussão que deveria ser continuada, a fim de que a Sociologia viesse a alcançar um estágio de maturidade e aplicabilidade.

QUESTÃO 1 - (UFU 2003) Auguste Comte foi quem deu origem ao termo Sociologia,

QUESTÃO 1 - (UFU 2003) Auguste Comte foi quem deu origem ao termo Sociologia, pensada como uma física social, capaz de pôr fim à anarquia científica que vigorava, em sua opinião, ainda no século XIX. A respeito das concepções fundamentais do autor para o surgimento dessa nova ciência, todas as alternativas abaixo são corretas, exceto: a)O objetivo era conhecer as leis sociais para se antecipar, racionalmente, aos fenômenos e, com isso, agir com eficácia, na direção de se permitir uma organização racional da sociedade. b)As preocupações de natureza científica, presentes na obra de Comte, não apresentavam relação prática com a desorganização social, moral e de ideias do seu tempo. c)Era necessário aperfeiçoar os métodos de investigação das leis que regem os fenômenos sociais, para descobrir a ordem inscrita na história humana. d)Entre ordem e progresso há uma necessidade simultânea.

RESPOSTA: b) As preocupações de natureza científica, presentes na obra de Comte, não apresentavam

RESPOSTA: b) As preocupações de natureza científica, presentes na obra de Comte, não apresentavam relação prática com a desorganização social, moral e de ideias do seu tempo.

❖ Comte recomendava estudar a sociedade com o mesmo espírito que se estudam as

❖ Comte recomendava estudar a sociedade com o mesmo espírito que se estudam as ciências da natureza, isto é, livre de juízos de valor – sem a interferência de preconceitos, opiniões e valores do pesquisador nas análises.

❖ Em sua origem, a sociologia foi marcada pela visão de que a sociedade

❖ Em sua origem, a sociologia foi marcada pela visão de que a sociedade e seus fenômenos poderiam ser apreendidos e explicados de forma objetiva, com neutralidade da parte do investigador, para alcançar um conhecimento neutro, fundamentado na experiência, nos fatos verificados, testados e quantificados.

Mais tarde, muitos pensadores defenderam essa ideia da neutralidade, e outros argumentaram que não

Mais tarde, muitos pensadores defenderam essa ideia da neutralidade, e outros argumentaram que não há como ser neutro em pesquisas sociais. E você, acha que é possível não defender nenhuma posição ao investigar a sociedade?

❖ Ao buscar estabelecer os fundamentos gerais das explicações acerca da ordem e da

❖ Ao buscar estabelecer os fundamentos gerais das explicações acerca da ordem e da mudança social, Comte elaborou a Lei dos três estados da história referindo-se à evolução da estrutura social e política e aos ramos do conhecimento humano.

❖ Esse é um tipo de pensamento evolucionista-social, que pressupõe uma ideia de progresso,

❖ Esse é um tipo de pensamento evolucionista-social, que pressupõe uma ideia de progresso, organizado em etapas universais. Assim, na história da humanidade, os estágios seriam: teológico, metafísico e positivo. Nos aprofundaremos neles, na próxima aula!

QUIZ 2 - Para Comte, de que forma a sociologia poderia se aproximar das

QUIZ 2 - Para Comte, de que forma a sociologia poderia se aproximar das ciências da natureza? a) Elaborando teorias sociais positivas, com base na astronomia e biologia. b) Utilizando a neutralidade na verificação das experiências sociais.

RESPOSTA: b) Utilizando a neutralidade na verificação das experiências sociais.

RESPOSTA: b) Utilizando a neutralidade na verificação das experiências sociais.

❖ O emprego de métodos das ciências da natureza para testar o conhecimento sobre

❖ O emprego de métodos das ciências da natureza para testar o conhecimento sobre a realidade social implicava verificar dados, admitir explicações gerais, teorias abrangentes, e chegar a certezas das afirmações sobre a realidade. ❖Como explicar fenômenos sociais, uma realidade tão distinta dos fenômenos naturais?

QUESTÃO 2(UFU 2010) A Sociologia surge em um período em que o fazer científico

QUESTÃO 2(UFU 2010) A Sociologia surge em um período em que o fazer científico encontrava-se influenciado por algumas teses desenvolvidas durante o século XIX. Herbert Spencer, Charles Darwin e Auguste Comte, por exemplo, tiveram grande importância para o pensamento sociológico. O primeiro, por aplicar às ciências humanas o evolucionismo, mesmo antes das teses revolucionárias sobre a seleção das espécies do segundo. Com relação a Comte, houve a influência de seu “espírito positivo” na formação dos muitos intelectuais do período. Sobre as ideias de evolução e progresso e seu impacto no pensamento sociológico, podemos afirmar que:

a) A ideia de progresso, apesar de ter grande influência na área das ciências

a) A ideia de progresso, apesar de ter grande influência na área das ciências naturais, não teve impacto decisivo na constituição da sociologia. b) A ideia de evolução foi uma das palavras de ordem do período, mas a sociologia rejeitou a sua adoção, assim como qualquer comparação entre seus efeitos no reino natural e no mundo social. c) A explicação sociológica procurou, desde o seu início, afastar-se de qualquer forma de determinismos, fossem biológicos ou geográficos, pois se contrapunha fortemente às explicações de cunho evolucionista. d) Em sua busca por constituir-se como disciplina, a Sociologia passou pela valorização e incorporação dos métodos das ciências da natureza, utilizando metáforas organicistas, assim como conferindo ênfase à noção de função.

RESPOSTA: d) Em sua busca por constituir-se como disciplina, a Sociologia passou pela valorização

RESPOSTA: d) Em sua busca por constituir-se como disciplina, a Sociologia passou pela valorização e incorporação dos métodos das ciências da natureza, utilizando metáforas organicistas, assim como conferindo ênfase à noção de função.

QUESTÃO 3 - (UEG-2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas

QUESTÃO 3 - (UEG-2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são: a) a sociedade é regidadentro por do leispensamento sociais tal como um a natureza é regida por leis Auguste Comte, é considerado Sociológico dos fundadores de tal ciência. Este autor já no início do século XIX afirmou poder cunharutilizar ao campoos filosófico dedicado aos estudos sociedade naturais; as ciências humanas devem mesmos métodos dasdaciências o termo Sociologia atualmente utilizado. naturais e a ciência ser os neutra. Assinale a alternativa que deve represente preceitos metodológicos defendidos por Comte a respeito dos estudos da Sociologia: humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o b) a sociedade A Sociologia deveria se atentar aos fenômenos voláteis da esfera social metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista. Com base nas expressões fenomenológicas a sociologia encontraria o rigor desejado enquanto ciência c) sociologia como ciência sociedade, ao contrário das ciências naturais, CO a rigor da ciência sociológica deveria serda o mesmo, além de seguir os passos das ciências da natureza DECotepode propagou de queporque a Sociologiatanto deveriaose sujeito ocupar dasquanto questões metafísicas social não sera ideia neutra o objetoda alçada são sociais e Os estudos sociológicos, na visão de Comte, serviriam à mera análise da sociedade estão envolvidos reciprocamente. d) o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.

RESPOSTA: a) a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é

RESPOSTA: a) a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.

E AÍ GENTE, O QUE ACHARAM DOS MÉTODOS E TEORIAS DE UM DOS PRIMEIROS

E AÍ GENTE, O QUE ACHARAM DOS MÉTODOS E TEORIAS DE UM DOS PRIMEIROS SOCIÓLOGOS E QUEM CONCEBEU O TERMO “SOCIOLOGIA”? FEZ SENTIDO COMPREENDER O CONTEXTO SOCIAL DA ÉPOCA? ESPERO QUE TENHAM APROVEITADO A AULA E ATÉ A PRÓXIMA!

REFERÊNCIAS ARAÚJO, S; BRIDI, M; MOTIM, B. Sociologia: Volume único: ensino médio. 2. ed.

REFERÊNCIAS ARAÚJO, S; BRIDI, M; MOTIM, B. Sociologia: Volume único: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 266 p.