SOCIOLOGIA 1 Ano SOCIOLOGIA INTRODUTRIA AULA 3 PROFESSOR

  • Slides: 26
Download presentation

SOCIOLOGIA 1º Ano SOCIOLOGIA INTRODUTÓRIA AULA 3 PROFESSOR:

SOCIOLOGIA 1º Ano SOCIOLOGIA INTRODUTÓRIA AULA 3 PROFESSOR:

Em todas as épocas e sociedades os homens procuraram entender uns aos outros; “O

Em todas as épocas e sociedades os homens procuraram entender uns aos outros; “O homem é por natureza um animal social” Aristóteles Muitos “modelos caseiros” foram elaborados, mas foi somente com o aparecimento de uma disciplina autônoma, a Sociologia, que essa curiosidade ganhou métodos, técnicas, teorias e objeto definido nos moldes das ciências modernas.

Sociologia é a Ciência que estuda as estruturas sociais, o comportamento social e as

Sociologia é a Ciência que estuda as estruturas sociais, o comportamento social e as variações das sociedades, suas formas e seus fatores. A Sociologia é o estudo das relações sociais. Os principais objetivos da Sociologia: Ø“Desnaturalização” dos fatos; ØO despertar da “imaginação sociológica”.

O sociólogo norte americano Charles Wrigth Mills escreveu o livro A imaginação sociológica, publicado

O sociólogo norte americano Charles Wrigth Mills escreveu o livro A imaginação sociológica, publicado pela primeira vez em 1959. Para Mills a ciência sociologia representa uma qualidade do espírito humano que nos ajuda a perceber o que está ocorrendo no mundo e como nos situamos neste.

Aquilo que experimentamos na vida em vários e específicos ambientes cotidianos, como desemprego, separações,

Aquilo que experimentamos na vida em vários e específicos ambientes cotidianos, como desemprego, separações, etc. muitas vezes é influenciado pelas modificações culturais e econômicas ou outros de caráter mais geral que ocorrem nas sociedades. Por isso é que ele diz que precisamos ter consciência da ideia e da existência de uma estrutura da sociedade, das relações sociais e utilizá-las com sensibilidade, para sermos capazes de Capazes de identificar as ligações entre as nossas diversas experiências da vida cotidiana. Ter essa consciência e essa capacidade é ter uma imaginação sociológica.

Enquete: “Exercitando a imaginação com temas atuais”

Enquete: “Exercitando a imaginação com temas atuais”

O simples ato de tomar um café da manhã

O simples ato de tomar um café da manhã

No capitalismo, a produção de cada objeto envolve uma rede de trabalho e colaboradores.

No capitalismo, a produção de cada objeto envolve uma rede de trabalho e colaboradores. Dimensões do café: *Tem um valor simbólico; *O café cria relacionamentos sociais e econômicos; *Está ligado ao processo de globalização

Porque 45% do s casam entos no Brasil n ão dão certo? Por que

Porque 45% do s casam entos no Brasil n ão dão certo? Por que o casamento está tornando-se menos popular ? s o t n u j m a u n i t con s e z i l e f n i s i a s Por que ca

Como o Coronavírus (COVID – 19)Afeta as nossas vidas?

Como o Coronavírus (COVID – 19)Afeta as nossas vidas?

* Na esfera da saúde. . . * Na esfera da economia. . .

* Na esfera da saúde. . . * Na esfera da economia. . . * Na esfera política. . . * Na esfera da comunicação. . . * Na esfera social (educação, mudanças de comportamentos, solidariedade, entre outros)

O senso comum se caracteriza por opiniões pessoais, generalizantes, u seja, julgam-se coisas ou

O senso comum se caracteriza por opiniões pessoais, generalizantes, u seja, julgam-se coisas ou fatos específicos como se fossem fatos universais. Na maioria das vezes, consistem em falsas certezas sem fundamentação científicas. Conhecimento científico, religioso e filosófico Todos somos capazes de produzir conhecimento, mas existem diferenças na forma como esse conhecimento é produzido.

 • Conhecimento religioso: sustenta-se na crença em uma realidade exterior ao mundo, transcendente,

• Conhecimento religioso: sustenta-se na crença em uma realidade exterior ao mundo, transcendente, que influencia a percepção e a explicação da realidade social. • Conhecimento científico: baseado em métodos rigorosos de investigação, caracteriza-se por ser passível de crítica, correção e refutação, podendo absorver inovações e expandir permanentemente sua área de atuação. • Conhecimento filosófico: busca a compreensão do significado e da origem das coisas valendo-se do pensamento racional e lógico, porém sem a preocupação de validar cientificamente o conhecimento que produz.

RESPONDA: *Disserte sobre as diferenças entre os conhecimentos religioso, científico e filosófico: No caderno

RESPONDA: *Disserte sobre as diferenças entre os conhecimentos religioso, científico e filosófico: No caderno

Já a atitude científica em Sociologia, consiste na postura que a partira da constatação

Já a atitude científica em Sociologia, consiste na postura que a partira da constatação de uma problemática social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações; formular uma hipótese de explicação, pesquisar e estudar com maior profundidade o assunto e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato possa ocorrer em razão de determinados motivos.

Ciência e senso comum: opostos ou complementares? O senso comum é um conhecimento baseado

Ciência e senso comum: opostos ou complementares? O senso comum é um conhecimento baseado na experiência e naquilo que nos é transmitido nas relações cotidianas, manifestando-se nas opiniões, ideias e concepções que prevalecem em determinado contexto social. O conhecimento científico busca explicar os fenômenos naturais e sociais por meio da aplicação rigorosa de um método de investigação.

A maior parte do tempo, o sociólogo aborda aspectos da experiência que lhe são

A maior parte do tempo, o sociólogo aborda aspectos da experiência que lhe são perfeitamente familiares, assim como à maioria dos seus compatriotas e contemporâneos. Estuda grupos , instituições, atividades que os jornais falam todos os dias. Mas as suas investigações comportam outro tipo de paixão da descoberta. Não é a emoção da descoberta de uma realidade familiar mudar de significação aos nossos olhos. A sedução da sociologia provem de ela nos fazer ver sob uma outra luz o mundo da vida cotidiana no qual todos vivemos. Peter Berger

A inspiração e o compromisso da sociologia são com o entendimento da realidade social.

A inspiração e o compromisso da sociologia são com o entendimento da realidade social. O papel da sociologia é contribuir para que repensemos a nossa visão de mundo, desconstruindo nossos preconceitos.

REFLITA E RESPONDA: * Quais são os seus problemas cotidianos? * Quais são as

REFLITA E RESPONDA: * Quais são os seus problemas cotidianos? * Quais são as questões que mais lhe preocupam?

QUIZZ 1. O objeto de Sociologia é: a) A natureza b) A sociedade c)

QUIZZ 1. O objeto de Sociologia é: a) A natureza b) A sociedade c) As plantas estudo da 2. Quem criou o conceito da Imaginação Sociológica: a) Wright Mills b) Stuart Mill c) Karl Marx

1) (FGV – 2013 readaptada) As relações entre ciência e senso comum sempre foram

1) (FGV – 2013 readaptada) As relações entre ciência e senso comum sempre foram polêmicas, seja por que buscou se ver na primeira a evolução do segundo, seja por que foram definidos como formas de conhecimento excludentes entre si. Tendo em vista essas correlações, é correto afirmar que o conhecimento científico: a) Estabelece uma ruptura com o senso comum, ao exigir constante crítica do passado. b) Concorda com o senso comum e acredita nas crendices e especulações. c) Elimina a especulação pela comprovação e transforma o discurso do senso comum em fato observável.

DICAS DE MÚSICAS, FILMES E SITES: *Pensamento Cidade Negra Compositor(a) da letra: Ras Bernardo,

DICAS DE MÚSICAS, FILMES E SITES: *Pensamento Cidade Negra Compositor(a) da letra: Ras Bernardo, Bino Farias, Da Ghama e Lazão *Problema Social Compositor da letra: Seu Jorge * À PROCURA DA FELICIDADE ( EUA, 2007). Direção : Gabriele Muccino. Duração: 118 min * ILHA DAS FLORES (BRASIL, 1989) Direção: Jorge Furtado https: //www. escolainterativa. diaadia. pr. gov. br/ busca? facets_option_ids=[11] https: //cafecomsociologia. com/ https: //sociolizando. wordpress. com

Texto: “Eu tenho um sonho (Martin Luther King) / Filme: À procura da felicidade.

Texto: “Eu tenho um sonho (Martin Luther King) / Filme: À procura da felicidade. Proposta: Nesta atividade, o aluno irá se deparar com duas situações distintas. Na primeira situação o personagem histórico Marting Luther King, sofrendo com o problema do racismo nos Estados Unidos, percebeu que só iria resolve-lo enfrentando como um problema social e a partir daí se organizando politicamente. Na segunda situação, o de personagem Cris Garden, representado por Will Smith, no filme a procura da felicidade, que sofria com o problema do desemprego, encara o problema como algo a ser resolvido individualmente, resolvendo seu problema, mas não o problema do desemprego. A proposta é confrontar as duas situações e exercitar a imaginação sociológica OBS: Material publicado no Blog Café com Sociologia. www. cafecomsociologia. com

Pense sociologicamente! Basta pensar? Penso, logo existo. Descartes • Vêem-me, logo existo. • Sartre

Pense sociologicamente! Basta pensar? Penso, logo existo. Descartes • Vêem-me, logo existo. • Sartre Não vi vemos sozinh estamo s send os o observ ados

REFERÊNCIAS: EM MOVIMENTO, Sociologia. Vários Autores– 1ª Edição– São Paulo. Moderna, 2013. GIDDENS, Anthony.

REFERÊNCIAS: EM MOVIMENTO, Sociologia. Vários Autores– 1ª Edição– São Paulo. Moderna, 2013. GIDDENS, Anthony. sociología. Comercial Grupo ANAYA, SA, 2014. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; ROCHA, RC da C. Sociologia para jovens do século XXI. Imperial Novo Milênio 3ª edição, 2013.