SOCIEDADE DE SO VICENTE DE PAULO SOCIEDADE DE

  • Slides: 31
Download presentation
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Lema: “Formar-se bem para Servir melhor!”

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Lema: “Formar-se bem para Servir melhor!”

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO MISSÃO: Estabelecer uma estratégia de formação que auxilie

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO MISSÃO: Estabelecer uma estratégia de formação que auxilie na busca do amor ao próximo e da santificação.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO . Visão: Promover a formação humana, formação cristã

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO . Visão: Promover a formação humana, formação cristã e formação vicentina em todas as unidades da SSVP.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - OBJETIVOS: -Fornecer uma formação constante todos os

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - OBJETIVOS: -Fornecer uma formação constante todos os confrades e consócias. a -- Difundir a SSVP, divulgando o carisma vicentino e mantendo acesa a chama de nosso patrono, SVP e de nossos fundadores. -- Despertar novas lideranças, preparando -as para assumirem as mais diversas responsabilidades dentro da SSVP, mantendo-a fiel ao seu espírito primitivo.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Desafios da ECAFO: . -- Criar e manter

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Desafios da ECAFO: . -- Criar e manter em cada CC, um núcleo de formação vicentina permanente, com ações periódicas. -Realizar “ ECAFO”de forma integral, atualizada e adequada aos membros, para resgatar a dignidade e a promoção humana dos Pobres. -- Buscar meios para que o plano de formação seja o mais abrangente possível e que chegue a todos os confrade e consócias por meio de ações criativas e motivadoras.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -- Formar as bases (conferências CPs). - Manter

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -- Formar as bases (conferências CPs). - Manter a espiritualidade vicentina e o carisma da SSVP em todos os cursos e encontros promovidos pela ECAFO e outros departamentos, incluindo as músicas vicentinas e/ou que tenha a ver com nosso carisma.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO . Diretriz: Promover a formação através dos Módulos

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO . Diretriz: Promover a formação através dos Módulos e outros materiais da Literatura Vicentina autorizada pelo CNB – Conselho Nacional do Brasil.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO . Diretrizes Gerais. -- A ECAFO é um

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO . Diretrizes Gerais. -- A ECAFO é um departamento dos Conselhos e deve ajudá-los no desempenho de suas funções, inclusive no planejamento anual. -- Para ser coordenador de ECAFO é preciso ter dois anos de atividade vicentina ininterrupta para CP e CC e quatro anos para CM e CNB.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -- O coordenador da ECAFO é membro da

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -- O coordenador da ECAFO é membro da diretoria do Conselho. Precisa manter um bom relacionamento com todas as unidades vicentinas e visitá-las periodicamente, incentivando todos a participarem dos eventos de formação e dos Módulos da ECAFO. -- A despesas da ECAFO será custeada pelo Conselho a que está vinculada;

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -- O CNB nomeará um coordenador e este

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -- O CNB nomeará um coordenador e este escolherá os coordenadores regionais; -- O CM nomeará um coordenador para orientar os coordenadores dos CCs. -O coordenador do CM poderá optar por ter uma equipe base para os trabalhos de orientação, contando, inclusive com a participação da assessoria espiritual. -- O CC nomeará um coordenador e este formará uma equipe de trabalho para auxiliá-lo.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -A equipe da ECAFO do CC terá como

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -A equipe da ECAFO do CC terá como foco ajudar o coordenador na organização das atividades, planejamentos e execução da aplicação dos Módulos, dos encontros, eventos, etc. O coordenador precisa preparar pessoas para auxiliá-lo na aplicação dos conteúdos de formação; Os CCs devem organizar a ECAFO permanente proporcionando formação cristã e vicentina, orientando sobre as questões de justiça social e/ou outros temas de acordo com a realidade presente.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO . - A ECAFO do CC pode trabalhar

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO . - A ECAFO do CC pode trabalhar vários tipos de formação. Poderá auxiliar os CCs e CPs em seus projetos junto aos assistidos( curso profissionalizante, alfabetização e outros); -Toda formação é de responsabilidade da ECAFO. - Divulgar, incentivar e promover a aplicação dos Módulos, principalmente nas conferências. - As formações devem ser bem precisas, dinâmicas, alegres e acolhedoras.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -É fundamental a organização de um controle de

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO -É fundamental a organização de um controle de todos que passaram pelos Módulos, especificamente. - Cada formação e/ou aplicação dos módulos dever ter momentos de espiritualidade vicentina ( orações, reflexões, meditação da Palavra de Deus, celebração Eucarística ou da Palavra. . . ) - O tempo de cada formação está explícito no início de cada Módulo que pode ser adequado de acordo com a realidade local;

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - O coordenador da ECAFO deve criar meios

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - O coordenador da ECAFO deve criar meios de formação à distância ( envio de textos, envio de material, vídeos etc) -É muito importante a presença do assessor espiritual nos eventos da ECAFO; - Assuntos vicentinos dever ser ministrados por vicentinos; - Trabalhar em parceria com a CJ, CCA, DENOR. . . , sempre que possível; - Criar ambiente agradável, confortável, com recursos audiovisuais e acolhedor para a realização dos eventos.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - Manter sempre o foco da vocação vicentina:

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - Manter sempre o foco da vocação vicentina: o amor, e o serviço aos necessitados , em todos eventos; - Os coordenadores devem ser conhecedores da espiritualidade vicentina e entusiasmados pelo trabalho de formação; - Toda a formação está nos Módulos oficiais do CNB; - Todos formadores devem estar identificados com as orientações da SSVP, dos Módulos, da Igreja, e da Bíblia;

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - Os coordenadores e formadores devem ter domínio

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - Os coordenadores e formadores devem ter domínio do conteúdo que está sendo ministrado; não fugir do tema em pauta, ter clareza e metodologia para que todos possam entender o conteúdo; - A condição primeira para ensinar é aprender e vivenciar este aprendizado. Não se transmite com segurança e nem convence os ouvintes, quando se está inseguro quanto ao conteúdo e a vivência dele.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO ECAFO PERMANENTE: A ECAFO permanente tem a finalidade

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO ECAFO PERMANENTE: A ECAFO permanente tem a finalidade de realizar uma formação contínua. - Há várias formas de atuação: semanal, quinzenal, mensal, de acordo com a disponibilidade, realidade, procura e necessidade locais. - O período e a carga horária pode variar de acordo com a realidade de cada Conselho. - A elaboração da programação deve definir: datas, horários, local, equipe de formadores, equipe de apoio e recursos didáticos.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Exemplo de ECAFOS permanente e itinerante: 1. Aplicar

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Exemplo de ECAFOS permanente e itinerante: 1. Aplicar os módulos nas próprias conferências, após fazer uma sondagem pelo coordenador do CP, qual(s) módulos (S) precisam ser aplicados. 2. Orientar as conferências sobre assuntos, como: visitas aos assistidos, leitura espiritual, secretaria e tesouraria, a dinâmica da reunião, leitura e aplicação do Livro do Ano Temático, contribuições regulamentares entre outros assuntos.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO 3. Aplicação do Módulo Básico, Espiritualidade e Formação

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO 3. Aplicação do Módulo Básico, Espiritualidade e Formação Missionária e os demais módulos que serão gravados, podem utilizar o DVD. 4. Aplicar a Capacitação para as novas diretorias, quando houver eleição. 5. Aplicar o módulo Espiritualidade Vicentina, podendo utilizar o DVD. 6. Enfim, ministrar o conteúdo que for necessário para que os confrades e consócias possam servir melhor os Pobres assistidos.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO 7. Entrega de material, Módulo que está sendo

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO 7. Entrega de material, Módulo que está sendo ministrado. 8. Aulas dinâmicas. 10. Acompanhar o desenvolvimento dos participantes. 11. Avaliações periódicas da ECAFO, visando correções e melhorias. 12. As ECAFOS permanentes podem ser em locais fixos ou itinerante.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Mapa das Regiões e suas Padroeiras.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Mapa das Regiões e suas Padroeiras.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Regionais da SSVP Região I : Padroeira –

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Regionais da SSVP Região I : Padroeira – N. Sra. de Fátima 1. 2. 3. 4. 5. 6. CM de Belo Horizonte CM de Contagem CM de Divinópolis CM DE Diamantina CM de Formiga CM DE Montes Claros

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região II: Padroeira - N. Sra. da Rosa

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região II: Padroeira - N. Sra. da Rosa Mística 1. CM de Barbacena 2. CM de Caratinga 3. CM de Governador Valadares 4. CM de Juiz de Fora 5. CM de Ouro Preto 6. CM do Rio de Janeiro 7. CM de Volta Redonda.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região III – Padroeira Nossa Senhora das Graças

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região III – Padroeira Nossa Senhora das Graças 1. CM de Curitiba 2. CM de Porto Alegre

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região IV – Padroeira Nossa Senhora Aparecida 1.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região IV – Padroeira Nossa Senhora Aparecida 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. CM de Bauru CM de São Carlos CM de Jundiaí CM de Pouso Alegre CM de São José dos Campos CM de São Jose do Rio Preto. CM de São Paulo

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região V – Padroeira Nossa Senhora do Carmo

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região V – Padroeira Nossa Senhora do Carmo 1. 2. 3. 4. CM de Anápolis CM de Brasília CM de Goiânia CM de Uberaba

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região VI – Padroeira Nossa Senhora da Conceição

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região VI – Padroeira Nossa Senhora da Conceição 1. 2. 3. 4. CM de Bahia e Sergipe CM de João Pessoa CM de Maceió CM de Olinda e Recife

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região VI – Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Região VI – Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 1. CM de Belém 2. CM de Fortaleza 3. CM de Teresina

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO CONCLUINDO - Os coordenadores de ECAFO precisam estudar

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO CONCLUINDO - Os coordenadores de ECAFO precisam estudar e conhecer os Módulos de Formação. - Precisam estar em constante formação através de estudos da vida de nosso patrono, de nossos fundadores e daqueles que contribuíram para que a SSVP crescesse até os dias atuais; - Tomar conhecimento e ler as literaturas vicentinas; - E acima de tudo gostar de trabalhar com a formação; ser entusiasmado, motivador e empreendedor;

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO DO

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO DO CNB