SOCIALIZAO E CONTROLE SOCIAL Cezar Augusto graduando de

  • Slides: 19
Download presentation
SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL Cezar Augusto, graduando de Ciências Sociais - UFAL

SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL Cezar Augusto, graduando de Ciências Sociais - UFAL

A SOCIEDADE É UMA CONSTRUÇÃO HUMANA E O SER HUMANO É RESULTADO DO MEIO

A SOCIEDADE É UMA CONSTRUÇÃO HUMANA E O SER HUMANO É RESULTADO DO MEIO SOCIAL DO QUAL ESTÁ INSERIDO

Interação social Conjunto de influências recíprocas desenvolvidas entre os indivíduos e entre estes e

Interação social Conjunto de influências recíprocas desenvolvidas entre os indivíduos e entre estes e os grupos sociais. Todo processo de socialização ocorre em um contexto de interação social.

Segundo Georg Simmel, para que essas interações resultem em sociedade seu conteúdo precisa estar

Segundo Georg Simmel, para que essas interações resultem em sociedade seu conteúdo precisa estar representado seguindo um conjunto de parâmetros que orientam as diferentes maneiras de interação; as formas de interação se repetem, embora seu contexto possa variar. Ex. A cooperação é um tipo de interação social que está presente na atividade doméstica, na escola ou no esporte.

SOCIALIZAÇÃO É o processo de assimilação dos códigos e padrões culturais de um grupo

SOCIALIZAÇÃO É o processo de assimilação dos códigos e padrões culturais de um grupo social por parte dos diferentes indivíduos que os constituem, contribuindo para integrá-los; a socialização constituí a interiorização da realidade vivida, ou seja, o mundo exterior molda o mundo interior.

A socialização se divide em duas partes: Primária > caracterizado pelo alto grau de

A socialização se divide em duas partes: Primária > caracterizado pelo alto grau de afetividade que constituem s relações direta e forte proximidade entre os indivíduos > é nessa fase que os indivíduos internalizam suas experiências e estabelecem, na maioria dos casos, relações sólidas e permanentes. Ex. A família > os seres humanos constroem sua identidade e personalidade desde os primeiros contatos com a família.

Secundária > pode ser entendida como uma socialização iniciada ao final da infância e

Secundária > pode ser entendida como uma socialização iniciada ao final da infância e que continua pelo resto da vida. A criança é introduzida em diferentes realidades, que estão, geralmente, fora do eixo da família nuclear. Ela ocorre na escola, no trabalho, na prática esportiva, etc.

A sociedade mudou e continua mudando. . . Hoje as pessoas vivenciam experiências mais

A sociedade mudou e continua mudando. . . Hoje as pessoas vivenciam experiências mais complexas; os agentes de socialização são mais diversificados e oferecem aos indivíduos novas situações que são experimentadas. Agentes de socialização: são os meios de comunicação em massa, capazes de influenciar na formação da nossa identidade. Geralmente rivaliza com a família e a escola.

Instituições sociais É o conjunto relativamente estável de padrões culturais estabelecidos coletivamente e que

Instituições sociais É o conjunto relativamente estável de padrões culturais estabelecidos coletivamente e que servem de modelo para a construção das personalidades e de nossas ações. Esses padrões se aplicam a diferentes grupos sociais.

Exemplos - Família: cumpre o papel de transmitir os padrões gerais de relacionamento dos

Exemplos - Família: cumpre o papel de transmitir os padrões gerais de relacionamento dos laços de parentesco, hábitos e costumes. - Escola: responsável pela transmissão de padrões de relacionamento com os grupos aos quais (geralmente) não pertencemos; pelo aprendizado de códigos e linguagens e da prática de valores para conviver com os outros. - Religião: transmite padrões morais socialmente aceitos, além de modos de refletir sobre a morte e temas transcendentais.

Leia a charge e o texto: Os aparelhos ideológicos do Estado são as instituições

Leia a charge e o texto: Os aparelhos ideológicos do Estado são as instituições que estabelecem o controle social, como a família e a escola. O objetivo é atender aos interesses daqueles que ocupam o poder.

A relação que existe entre a charge e o texto está centrada nos objetivos

A relação que existe entre a charge e o texto está centrada nos objetivos das instituições sociais, de integrar os indivíduos, contudo a charge revela: a) o abandono da infância como um exemplo claro de quando as instituições sociais falham. B) o pensamento individualista que as crianças desenvolvem. C) aprendizagem, imitação e identificação das crianças. D) os mecanismos de socialização das crianças. E) a personalidade já nasce pronta com o indivíduo. RESPOSTA (A): O abandono da infância é um exemplo claro de como as instituições sociais podem falhar no processo de formação das novas gerações.

Grupos sociais Se estabelecem por meio de interesses, práticas e valores compartilhados por dois

Grupos sociais Se estabelecem por meio de interesses, práticas e valores compartilhados por dois ou mais indivíduos. Por isso participamos de vários grupos sociais ao longo da vida.

Podem ser divididos em grupos: primários: relações diretas; identificação uns com os outros. (ex.

Podem ser divididos em grupos: primários: relações diretas; identificação uns com os outros. (ex. grupos de amizade) Secundários: são pautados pela impessoalidade, com regras e normas formais de organização. (ex. alunos de escola) Intermediário: combinas os dois primeiros (ex. trabalhador de um mesmo setor/empresa)

Controle social - Compreende os mecanismos que delimitam as ações e as interações sociais,

Controle social - Compreende os mecanismos que delimitam as ações e as interações sociais, seguindo parâmetros previsíveis, incorporados por todos através da socialização. - Estão presentes na estrutura social, nos padrões culturais, status, instituições. . . ) - seus agentes de fiscalização são os mesmos que socializam (família, escola, meios de comunicação). - podem ser legais (organizados por leis) ou sociais (norma social coletiva sem ser legal).

Enem 2013 O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você

Enem 2013 O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito – tudo por uma simples ideia de arquitetura! BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos:

a) religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo vê. b)

a) religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo vê. b) ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida. c) repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física. d) sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle. e) consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas. LETRA (D) O conceito de sistema panóptico foi criado no final do século XVIII pelo filósofo inglês Jeremy Bentham. Jeremy estudou o sistema penitenciário e criou a penitenciária circular, em que o observador central poderia vigiar todos os pontos em que houvesse presos. Acreditava que esse sistema poderia ser utilizado como método de disciplina em escolas e no trabalho, tendo o olhar e o espaço como instrumentos de controle.

CUIDADO COM OS AGENTES FISCALIZADORES

CUIDADO COM OS AGENTES FISCALIZADORES

Bons estudos!

Bons estudos!