Socialismo e Karl Marx Prof Esp Jefferson Luis

  • Slides: 12
Download presentation
Socialismo e Karl Marx Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva

Socialismo e Karl Marx Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva

Socialismo Grande utopia do século XX; Alternativa à economia capitalista; Depois do capitalismo ter

Socialismo Grande utopia do século XX; Alternativa à economia capitalista; Depois do capitalismo ter esgotado a sua função histórica como modo de produção, seria sucedido pelo socialismo; Uma economia tem de prover dignidade e amplas oportunidades para todos, caso a sociedade pretenda-se manter sadia.

- MISSÃO DO CAPITALISMO Desenvolver forças produtivas; Implementar a revolução industrial; Homogeneizar as condições

- MISSÃO DO CAPITALISMO Desenvolver forças produtivas; Implementar a revolução industrial; Homogeneizar as condições econômicas e sociais de todos os países. - - PROMESSA SOCIALISTA Economia planejada, não sujeita a crises e a força imprevisível do mercado; Igualdade; Bem estar social.

Karl Marx (1818 -1883) 1867: O capital Com a ajuda de Engels, Marx procede

Karl Marx (1818 -1883) 1867: O capital Com a ajuda de Engels, Marx procede a um minucioso estudo das crises cíclicas do capitalismo, no qual a problemática dos ciclos econômicos é vista em estreita relação com os problemas suscitados pela ação política. Considera o capitalismo um modo de produção transitório, sujeito a crises econômicas cíclicas, e que, por efeito do agravamento de suas contradições internas, deverá ceder o lugar ao modo de produção socialista, mediante a prática revolucionária.

Teoria política marxista Luta de classes é o motor da história; Estado é sempre

Teoria política marxista Luta de classes é o motor da história; Estado é sempre um órgão a serviço da classe dominante, cabendo à classe operária, como classe revolucionária de vanguarda, lutar pela conquista do Estado da ditadura do proletariado. Alienação: o homem alienado é aquele que habita uma sociedade desumanizada, que tem seu fundamento na propriedade privada;

Mais-valia Conceito fundamental da economia política marxista: consiste no valor do trabalho não pago

Mais-valia Conceito fundamental da economia política marxista: consiste no valor do trabalho não pago ao trabalhador, isto é, na exploração exercida pelos capitalistas sobre seus assalariados. Marx, assim como Adam Smith e David Ricardo, considerava que o valor de toda mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para produzi-la.

Mais-valia Sendo a força de trabalho uma mercadoria cujo valor é determinado pelos meios

Mais-valia Sendo a força de trabalho uma mercadoria cujo valor é determinado pelos meios de vida necessários à subsistência do trabalhador (alimentos, roupas, moradia, transporte etc. ), se este trabalhar além de um determinado número de horas, estará produzindo não apenas o valor correspondente ao de sua força de trabalho (que lhe é pago pelo capitalista na forma de salário), mas também um valor a mais, um valor excedente É desta fonte (o trabalho não pago) que são tirados os possíveis lucros dos capitalistas (industriais, comerciantes, agricultores, banqueiros etc. ).

Exército industrial de reserva Fenômeno inerente à própria produção capitalista: mesmo em época de

Exército industrial de reserva Fenômeno inerente à própria produção capitalista: mesmo em época de prosperidade, o sistema necessita da existência de um número razoável de trabalhadores desempregados com a finalidade de impedir uma maior pressão sobre o preço dos salários; O emprego de novas máquinas e novos equipamentos provoca o chamado desemprego tecnológico; Outras formas de criação do exército industrial de reserva: jovens que não são absorvidos em sua totalidade pelo mercado de trabalho; trabalhadores agrícolas com empregos temporários.

Materialismo histórico A atividade material, produtiva, a forma como os homens se relacionam com

Materialismo histórico A atividade material, produtiva, a forma como os homens se relacionam com a natureza, por meio do trabalho, é o alicerce de toda organização social. O sistema econômico: base sobre a qual se ergue todo o edifício da sociedade; as relações de produção (formas de propriedade dos meios de produção, classes sociais e as relações entre elas) constituem o fundamento das instituições jurídicas e políticas (Estado) e das ideologias ou formas de consciência social (costumes, arte, religião).

“As ideias dominantes são, em todas as épocas, as ideias das classes dominantes. A

“As ideias dominantes são, em todas as épocas, as ideias das classes dominantes. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe com isso, ao mesmo tempo, dos meios de produção intelectual”.

Revolução socialista Conjunto das transformações políticas, sociais e econômicas que determinam a substituição da

Revolução socialista Conjunto das transformações políticas, sociais e econômicas que determinam a substituição da sociedade capitalista pela sociedade socialista. Implica, em tese, a instauração de uma nova ordem social baseada na propriedade coletiva dos meios de produção e, consequentemente, uma nova organização da economia, um novo ordenamento das classes sociais e uma completa reformulação na estrutura jurídica, política e ideológica da sociedade.